Atualmente, ter produtividade e equilíbrio ao mesmo tempo, é um processo muito desafiador — mas não impossível. A antiga técnica chinesa do Feng Shui pode ser uma poderosa aliada nessa busca.
O Feng Shui busca harmonizar o indivíduo com o ambiente ao seu redor. Na esfera do trabalho, isso se traduz em criar um espaço que não apenas favoreça a produtividade, mas que também ressoe com suas aspirações e propósito de vida.
Ao aplicar os princípios do Feng Shui no trabalho, você não apenas melhora sua produtividade, mas também abre caminho para o sucesso e a prosperidade em sua carreira. Elementos como plantas naturais e uma boa organização do espaço de trabalho são essenciais para isso.
A seguir, a especialista Cris Ventura dá dicas práticas que você pode aplicar na sua casa ou escritório para tornar a sua rotina de trabalho mais produtiva e equilibrada.
como harmonizar o espaço de trabalho
O primeiro passo é identificar o guá do trabalho na sua cada ou escritório. Guá é cada uma das oito “partes” do baguá, que uma espécie de mapa de cada imóvel. Cada guá simboliza uma área de interesse na vida.
O guá do trabalho tradicionalmente se localiza no canto inferior central, perto da porta de entrada, como na imagem abaixo.
Harmonizar o guá do trabalho envolve arranjar seu espaço de maneira que ele promova um fluxo constante e saudável de energia. Se não conseguir identificar esse setor, você pode usar as dicas abaixo no seu home office ou no seu escritório na empresa.
dicas práticas para ter mais produtividade no trabalho
Para melhorar sua rotina de trabalho, você deve identificar preferencialmente o setor do trabalho na sua casa.
- Personalize seu espaço: coloque desenhos dos filhos ou de crianças, fotos da família, dos amigos ou da pessoa parceira.
- Coloque plantas naturais: lírio da paz, zamioculcas e antúrio no espaço de trabalho que purificam o ar, assim como uma planta pequena violeta ou bambu da sorte na mesa de trabalho podem auxiliar na produtividade. Veja aqui todas as dicas de plantas no Feng Shui.
- Mantenha a organização: sua mesa, armários, gavetas e prateleiras devem estar limpos, arejados e organizados, pois a bagunça ou o excesso de objetos prejudica a circulação da energia e atrapalha a produtividade.
- Organize seu computador e celular: crie filtros para evitar o excesso de e-mails e bloquear spam. Organize os documentos em pastas. Exclua os rascunhos e limpe o excesso de arquivos semanalmente.
- Tenha cristais: pedras como pirita, sodalita e água-marinha ajudam a harmonizar e melhorar a energia vital do ambiente, já a turmalina negra ameniza as ondas eletromagnéticas do computador e celular.
- Decore formas sinuosas: elas indicam movimento e continuidade, por isso podem ser usadas na forma dos objetos ou em imagens abstratas. Além disso, fonte, aquário, planta em vaso com água, ou quadros ou fotos de água ajudam a trazer fluidez e dinamismo.
- Evite na mesa de trabalho: objetos cortantes, lixeiras mal posicionadas, fiação aparente e itens quebrados podem interromper o fluxo de energia positiva. Veja mais dicas de Feng Shui para sua mesa de trabalho aqui.
- Sincronize as agendas: verifique a agenda de papel ou planner e tenha certeza que estão alinhadas com as agendas virtuais; e diariamente verifique seus compromissos.
- Cores no ambiente: para ter mais foco, agilidade de raciocínio e comunicação, cerque-se de itens de cor amarela, pode ser um tecido ou almofada na cadeira de trabalho. Confira aqui as cores para melhorar a energia de cada cômodo.
- Boa iluminação: o espaço de trabalho deve ser bem iluminado. Se não for de forma natural ou com a luz do cômodo, inclua uma luminária na sua mesa.
dicas importantes pro home office
Se você trabalha em casa, tente aplicar estas dicas também:
- Tenha um cômodo exclusivo: se possível, use um cômodo só para trabalhar ou então demarque um espaço com um biombo, uma cortina ou um tapete.
- Vista-se para trabalhar: nada de acordar e ficar trabalhando de pijama ou aquela roupa velha de usar em casa. A roupa pode ser confortável, mas vista-se para atrair sucesso para sua carreira.
- Cores para trabalhar: use roupas vermelhas para ter mais energia e atitude, enquanto o amarelo auxilia na comunicação e na concentração. Já o laranja estimula a criatividade, o verde ajuda a ter equilíbrio, o roxo atrai prosperidade, e o azul-marinho é indicado para dias mais tranquilos e que precisam de mais reflexão.
- Faça listas de tarefas do dia: com isso, você consegue visualizar tudo que precisa fazer e priorizar as demandas, incluindo as tarefas do cotidiano da casa.
- Use o despertador/timer: pode ser o do celular ou um aplicativo, assim você pode aproveitar melhor o tempo, principalmente para trabalhos que exigem mais concentração.
- Mantenha contatos: não trabalhe o tempo todo em silêncio e sem ver ninguém. Converse pelo telefone ou e-mail, mande áudios, marque reuniões e conversas online ou presenciais quando possível. Esse movimento ajuda a divulgar sua imagem pessoal, seu trabalho e a ativar a energia da sintonia, além de abrir oportunidades.
Lembre-se que esse tempo investido na organização não é perdido ou gasto à toa. Ao contrário, é muito valioso. É um investimento que ajudará você a ter mais tempo para prosperar e equilibrar sua vida profissional e pessoal.