Por mais que o corte de cabelo tendência de 2022 seja um curto, ainda sonhamos em ter fios longos e compridos. As madeixas longas nos permitem criar diversos penteados, trazendo uma diversidade maior para nosso visual. Porém, alcançar o cabelo longo não é assim tão fácil, há quem sinta que os fios não possuem força suficiente para crescer, que por mais que tentem eles nunca ultrapassam um certo comprimento, mas isso não passa de um mito.
Para se ter um cabelo longo é necessário seguir alguns cuidados, tanto com os fios quanto com a nossa saúde física e quando encontramos uma pessoa que possui o cabelo comprido já ficamos curiosas para saber quais os truques ela usou até alcança-los. Logo, não é dificil de entender que foi isso que aconteceu quando nos deparamos com o cabelo longo e saudável da designer, diretora de arte e amante das redes sociais, Verônica Valentim. Dona de madeixar de dar inveja, ela usa e abusa do cabelo, usando-o como um complemento do look, por isso, hoje a convidamos para compartilhar a sua história com os fios e claro, dividir as dicas para quem também busca acelerar o crescimento dos seus.
verônica e seu cabelo
A história de Verônica com o cabelo longo é antiga, a primeira e única vez que ela cortou o cabelo bem curto foi em 2014, ou seja, ela está há sete anos cultivando as madeixas compridas. Algo que ela sempre amou, mas quando criou a consciência de que a sua imagem era o fio condutor de uma mensagem, a paixão pelo cabelo aumentou ainda mais. “O cabelo é importante para mim porque ele também traduz minha personalidade, assim como tudo o que é estético! Por exemplo: compor um look, para mim, significa incluir meu cabelo no todo”, ela conta, dividindo que sempre pensa se irá usar ele solto, preso ou com acessório para fazer ainda mais sentido na sua expressão.
o corte
Como já adiantamos, desde 2014 Verônica possui cabelo longo, mas antes da pandemia ela procurava cortar os fios pelo menos duas vezes ao ano, uma dica que ela compartilha com quem deseja deixar o seu cabelo crescer, ”eu super aconselho o corte das pontas para quem almeja ter um cabelo comprido e saudável”, divide.
a lavagem
Já quando está higienizando o cabelo, a designer tem uma técnica para conseguir lavar o longo comprimento, que tem feito com a linha Argan Oil da Inoar, sua preferida no momento. “Como eu tenho muito cabelo e ele é comprido, coloco o shampoo em uma tigela de tintura. Ali eu adiciono água, mexo essa misturinha (shampoo e água) e vou distribuindo-a pelos fios. Dessa maneira, o shampoo espalha melhor e, consequentemente, rende mais”, ela conta que faz o mesmo com o condicionador, mas esse só passa pelos comprimentos e pontas.
finalização
Após lavar os cabelos, é hora da finalização e desembaraçar o cabelo, processo que Verônica percebeu que ficaria mais fácil com a ajuda de uma escova certa. "Eu uso a escova Tangle Teezer. Especificamente a Wet Detangler, que é indicada para desembaraçar o cabelo quando está molhado. E eu super indico essa escova porque depois que comecei usá-la, desembaraçar ficou muito mais fácil, meu frizz diminuiu muito e cai menos fios durante o banho”.
Com os fios penteados, ela usa um creme para definir melhor as ondas, especificamente o Curvaceous Ringlet da Redken, que segundo ela é leve e define bem. “Depois que meu cabelo seca, gosto de soltar mais os fios com um óleo. O Sérum Divine Plume Sensation da Braé é ótimo para isso. Além disso, quando eu quero mais volume ou preciso que meu cabelo seque mais rápido, uso um difusor”, finaliza.
dicas
Além de usar produtos de qualidade e cortar o cabelo algumas vezes ao ano, Verônica tem mais algumas dicas para quem deseja ter o cabelo longo. A primeira é não dormir com o cabelo molhado, já que ao fazer isso os fios ficam mais fracos, além de se criar um ambiente perfeito para dermatites, interferindo na saúde dos cabelos. Quanto a lavagem, ela sempre busca massagear bem o couro cabeludo durante o banho para estimular a circulação sanguínea e passar o condicionador somente no comprimento e pontas. “Sei que parece ser uma informação difundida, mas muita gente gosta de passar condicionador na raiz. E pouca gente sabe que este produto pode obstruir os poros do couro cabeludo”, ela divide.
Outra dica que Verônica compartilha é evitar usar bonés, chapéus ou lenços que abafem a raiz. Apesar de amar todos esses acessórios, quando estava deixando o cabelo crescer, ela evitou o uso excessivo, para não enfraquecer os fios. Por fim, ela alerta que é necessário ir além dos cuidados com o cabelo, dando atenção à saúde como um todo. “Ter um olhar atento voltado para uma alimentação saudável e integrativa, beber água com frequência, não dormir com o cabelo molhado… São pequenos cuidados que fazem a diferença”, finaliza.