Como praticar a consciência integrada em 6 passos

por Catharina Dieterich

Em uma crise como a do COVID-19, que se tornou uma pandemia global, os líderes, tanto de ambiente de trabalho quanto familiares, devem continuar processando uma quantidade enorme de informações complexas, visões contraditórias e fortes emoções. Além disso, devem cuidar para passar otimismo para as suas famílias e times de trabalho, porém devem cuidar para não fugir da realidade. Ninguém quer seguir um pessimista, mas também não quer seguir alguém que foge da realidade. Para que eles consigam, é necessário que eles tenham uma consciência que vai além do que está acontecendo no mundo exterior, mas também na sua mente e corpo. E quando a gente conecta a consciência do mundo exterior com a auto consciência (o que sentimos dentro do nosso corpo), é que chegamos na consciência integrada.

A consciência integrada ajuda a manter os líderes centrados, dando o foco que eles precisam pra cuidar deles mesmos e de quem eles lideram.
Sabe aquela frase que ouvimos no avião: "coloque a máscara em você para depois ajudar ao próximo"? Pois é. Se você não estiver bem, há grandes chances de não conseguir liderar bem, né? Líderes que que estão sob constante pressão, tendem a não cuidar de si mesmos, o que diminui a produtividade e leva a exaustão. Essa prática da neurosciência além de ajudar a aumentar a produtividade, é essencial para evitar que os líderes sejam movidos pelo medo, percam a habilidade do diálogo, e mantenham a saúde mental e a energia durante uma crise de um período mais longo de tempo.

Então aqui estão 6 práticas que você pode seguir pra desenvolver a consciência integrada:
Importante ressaltar que apesar deles parecem óbvios, muito frequentemente os líderes não seguem esses passos, com o pensamento de que podem cuidar deles quando a crise tiver passado. E isso não funciona no nosso contexto atual.

lettering - lettering - lettering - lettering - lettering - https://stealthelook.com.br


1. Defina os seus "não negociáveis"
Faça uma lista das suas prioridades de vida, que você considera não negociável para que tenha dias, meses e ano saudáveis e felizes. É dormir 8 horas por dia? É se exercitar fisicamente? É meditar? É passar tempo com a família (seja quem está em quarentena com você, ou via facetime)?

lettering - lettering - lettering - lettering - lettering - https://stealthelook.com.br

2. Defina uma intenção 
Tire alguns minutos no começo dos seus dias para ver a sua agenda ou to-do list e defina um objetivo do que você quer realizar e como você quer que seja essa experiência.
Isso vai ajudar a prever alguns problemas emocionais e evitar que você reaja com emoção e impulso a situações de stress.  
Quais desafios você terá hoje? Como você pretende ficar focado nas prioridades? Como você pretende reagir emocionalmente? O que são os seus "não negociáveis"?

lettering - lettering - lettering - lettering - lettering - https://stealthelook.com.br

3. Regule as suas reações
Durante o dia, tente observar as suas emoções, parando por alguns minutos para analisar as situações e pensar racionalmente, antes de responder alguém ou tomar qualquer decisão mais difícil. 

lettering - lettering - lettering - lettering - lettering - https://stealthelook.com.br

4. Pratique a reflexão 
Reflexão é uma forma de processar o que aconteceu durante o dia e de criar espaço para escutar o seu corpo e mente. Utilize esse tempo para analisar como você agiu em momentos críticos, se perguntando: Quais momentos foram difíceis e por quê? Como eu me senti? Por que eu respondi à situação da forma que eu respondi? Como eu me sinto com a forma que reagi?

lettering - lettering - lettering - lettering - lettering - https://stealthelook.com.br

5. Reformule os seus pontos de vista
Quando estamos estressados, tendemos a prestar mais atenção às mensagens negativas e ameaças do que às positivas. Faça o exercício inverso, dê mais atenção aos pontos positivos do seu dia. Ao invés de apenas focar em tudo o que você não conseguiu realizar, seja grato pelo que você conseguiu realizar. Foque mais nas coisas que você fez bem, do que nas coisas que "fez mal".

lettering - lettering - lettering - lettering - lettering - https://stealthelook.com.br

6. Gerencie a sua energia
Uma das coisas mais difíceis em tempos de crise é balancear o trabalho com as necessidades da sua saúde física e mental. Mas o fato é que, você precisa de tempo de descanso ou em algum momento, você a sua performance vai despencar ou ainda pior, a sua saúde vai sofrer.
O tempo de descanso é diferente para cada pessoa. Uns podem assistir filmes, ler livros, ou apenas olhar para o teto, praticar o nadismo. Mas além disso, é importante que todo mundo inclua na rotina, micro práticas eficientes para descansar a mente, como a meditação, exercícios de respiração e esporte cardio de pelo menos 30 minutos.

*Texto do McKinsey adaptado e traduzido

STEAL THE LOOK ON instagram


Deixe um Comentário
Você também vai gostar