Como programar sua mente para evitar pesadelos e sonhos estranhos

por Giulia Coronato

Porque estamos tendo sonhos estranhos e tão vívidos nos últimos meses? Essa é uma pergunta que venho me fazendo constantemente e está presente em todas as reuniões por vídeo e extensos papos online que tenho com minhas amigas. Com certeza você também já se pegou acordando assustada ou até confundindo sonho com realidade, se perguntando "isso realmente aconteceu ou eu sonhei?". Se você está vivenciando algo semelhante e tendo sonhos pra lá de estranhos desde que entramos nessa de isolamento, há três coisas que você precisa saber: você não está sozinha. A hashtag #PandemicDreams está constantemente entre os assuntos mais comentados no Twitter, com milhões de usuários contando seus sonhos e comentando como o inconsciente está totalmente maluco. E isso é completamente normal e já era esperado, segundo especialistas do sono. Mas saiba que: tem como evitar pesadelos e acalmar nossa mente.

A verdade é que muito provavelmente seus hábitos mudaram durante a quarentena e isso afetou diretamente seus padrões de sono, muitas pessoas estão dormindo muito mais ou muito menos do que costumavam. Isso, combinado com o constante estresse e angústia que a maioria de nós está enfrentando nesse momento, resulta em novos cenários e experiências dentro de nossos sonhos (muitas vezes, cenários aterrorizantes). Quando recebemos uma grande quantidade de estímulos estressantes durante o dia, nosso cérebro tem dificuldade em processá-lo e isso acaba se mostrando em nosso subconsciente.

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O estresse constante pode estar fazendo com que você tenha um sono instável, acordando diversas vezes durante a noite, dessa forma fica mais fácil recordar o que estava acontecendo em sua mente poucos instantes antes. Combinado com as novas preocupações financeiras, segurança e saúde, ou mesmo o estresse emocional causado por ficar preso em casa atinge diretamente a qualidade do seu sono. 

"Meus padrões de sono continuaram os mesmos e ainda assim estou presenciando sonhos super reais e muitas vezes pesadelos, estou ficando maluca?" NÃO! Segundo estudos da King's College do Reino Unido, provavelmente seus sonhos já eram extremamente vívidos e estranhos antes, mas você não se lembrava deles! Todas as noites nós temos diversos sonhos, mas não nos lembramos da maioria! Acordamos já atrasados pro trabalho, nos arrumamos e saímos correndo, deixando o que experimentamos enquanto dormíamos totalmente esquecido. Talvez, por estarmos com o ritmo mais desacelerado e mais reflexivos, estamos nos lembrando mais de nossos sonhos. 

Outra coisa que pode estar acontecendo é que temos menos estímulos e acontecimentos ocorrendo durante o dia. A maioria das pessoas está em casa vivendo exatamente a mesma rotina todos os dias, pelos últimos dois meses. Logo, estamos dando ao nosso cérebro muito menos conteúdo para trabalhar e "desenvolver nossos sonhos". 

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Apesar de sonhos estranhos poderem ser cômicos de vez em quando, muitas pessoas estão sofrendo com isso e tendo cada vez mais dificuldade para cair no sono à noite. E apesar de ser díficil de controlar nosso subconsciente, existem alguns truques certeiros que podemos por em prática para evitar pesadelos e acalmar nossa mente. Vem que eu te conto: 

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Essa é uma das melhores coisas que você pode fazer para aumentar sua qualidade de sono. Dormindo e acordando sempre no mesmo horário e criando uma rotina em torno disso, significa que você acordará com menos frequência durante a noite, e a lembrança dos sonhos será menor. 

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É cientificamente comprovado que 80% dos nossos sonhos são feitos a partir do que consumimos, vivemos e experimentamos nos últimos 90 minutos antes de adormecer. Então, se possível, evite passar por algum estresse durante esse período. Fique longe de notícias, não procure brigas e pense em algo relaxante para fazer.

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Para muitas pessoas ler antes de dormir é extremamente certeiro para aumentar o sono e o relaxamento, outros gostam de meditar, assistir um vídeo de ASMR ou colocar um filme no Netflix. Existem diversas atividades que despertam sono e relaxamento nas pessoas, procure algo que funcione para você e coloque em prática!

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É super importante estarmos por dentro dos acontecimentos do mundo, mas convenhamos, não é nem um pouco saudável passar o dia inteiro sendo bombardeados por notícias negativas. Tente restringir seu acesso às notícias a 30 minutos pela manhã e 30 minutos à tarde ou início da noite. Você vai notar que ao não se expor a notícias estressantes durante todo o dia, vai diminuir significadamente sua ansiedade e angústia, melhorando sua qualidade de sono.

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