Como remover cravos sem agredir a pele

por Inaê Ribeiro

Você é do tipo que se incomoda com a aparição de cravos no nariz e no corpo ou daquelas que fica na internet buscando vídeos de remoção deles? Esses pontinhos pretos surgem devido a um acúmulo excessivo de sebo e são muito comuns na zona T do rosto, isto é, entre nariz, queixo e testa. Por mais que a tentação de remover cravos em casa seja grande, essa não é a melhor decisão para sua pele

Remover cravos em casa pode causar manchas e cicatrizes na pele, uma vez que a sua mão pode estar contaminada ou suas unhas sujas. Tudo isso, junto ao fato de você estar espremendo a pele, pode machucar o rosto e infeccionar a lesão gerada. Isso sem contar que por não ter um conhecimento profissional, pode ser que você não consiga nem mesmo extrair o cravo totalmente e, ao forçar o processo, você só vai ferir a sua pele.

Agora que você já sabe que extraí-los em casa como você costumava fazer não é a melhor alternativa, o que fazer quando você quer remover cravos? Neste post, você encontra as dicas da dermatologista Dra. Silvia Quaggio para que você realize o processo sem agredir sua pele, vem com a gente:

laurenmichellepires - skincare - remover cravos - primavera - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: laurenmichellepires (Reprodução/Instagram)

_como remover cravos?

Se remover cravos em casa, os espremendo como de costume, não é uma boa ideia, então qual seria a solução? Segundo a Dra. Silvia, a melhor e mais segura forma é na consulta com um esteticista. Através de uma limpeza de pele profunda, o profissional removerá os cravos, limpando e esfoliando a pele para remoção das células mortas. Além disso, ele também aplicará um emoliente antes da extração, o que tornará o processo mais fácil e delicado. 

Outro tratamento muito usado em clínicas de estética que ajuda a remover cravos é com vapor de ozônio. O procedimento, feito com um equipamento específico, possui um efeito bactericida que ajuda a potencializar os resultados, garantindo uma pele ainda mais lisinha. 

Jonet W - skincare - remover cravos - primavera - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Jonet W (Reprodução/Instagram)

_tratando em casa

Claro que mesmo deixando apenas para o profissional extrair os cravos, nós podemos ter alguns cuidados em casa que facilitam a remoção deles depois. O primeiro passo que a Dra. Silvia recomenda é lavar o rosto duas vezes ao dia, nunca com a água quente e sempre com as mãos previamente higienizadas. Dê preferência para os sabonete secativos e continue a rotina com um tônico adstringente. Depois, é só hidratar usando um produto destinado ao seu tipo de pele.

Outro passo que pode fazer parte da sua rotina de skincare para remover cravos é a esfoliação. O ideal é que ela seja feita ainda durante o banho, pois o vapor d'água ajuda a dilatar os poros, deixando a extração ainda mais fácil. Mas cuidado, a esfoliação feita em excesso pode causar efeito rebote, fazendo com que a pele produza mais sebo e, consequentemente, mais cravos. 

Emma Abrahamson - skincare - remover cravos - primavera - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Emma Abrahamson (Reprodução/Instagram)

_como evitar os cravos

Além dos cuidados durante o skincare, algumas outras medidas podem ser tomadas para evitar a formação de cravos. De acordo com a Dra. Silvia, muitas pessoas têm cravos devido a um excesso ou exacerbação da glândula sebácea no local e isso pode ocorrer por problemas hormonais ou simplesmente por uma predisposição. Por isso, para evitar os pontinhos pretos, a dica é apostar em produtos que contêm em suas fórmulas, ativos que ajudam no controle ao sebo como ácido salicílico, ácido glicólico, retinaldeido e nicotinamida.

Outra maneira de evitar os cravos é sempre retirar a maquiagem e protetor solar no fim do dia. Esses produtos possuem muito óleo em sua composição e se você dormir com eles, poderá acumulá-los nos poros. Agora, se você percebe que a maior formação de cravos está na sua testa, então é importante prestar atenção nos produtos de cabelo que está usando. Produtos capilares muito oleosos, se usados próximo a raiz do cabelo, podem gerar cravos. 

Ava - skincare - remover cravos - primavera - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Ava (Reprodução/Instagram)

_as máscaras

As máscaras faciais também podem ser ótimas aliadas no tratamento e para evitar os cravos. Existem algumas específicas para a remoção, que podem ajudar em casos leves, mas, além delas, as destinadas ao controle de oleosidade são certeiras. Uma das mais tradicionais e eficientes é a máscara de argila verde, pois ela possui minerais que purificam os poros, enquanto diminuem a oleosidade.

Crie uma rotina de skincare que comece com a higienização do rosto, depois uma máscara facial e finalize com seu hidratante preferido.

Deixe um Comentário
Você também vai gostar