Como renovar e customizar roupas antigas e furadas

por The Look Stealers

Customizar roupas é uma forma divertida de exercitar a criatividade, deixar as peças a sua cara e uma prática super sustentável, que aumenta a vida útil do seu guarda-roupa. Já parou para pensar em quantas peças e acessórios você passou pra frente só porque eles estavam com um furinho, um rasgo ou até uma mancha? Pois é, até pode parecer mais fácil nos livrarmos daquele item e comprarmos um novo, mas não precisa ser assim.

Pode acreditar, customizar roupas antigas ou danificadas é mais simples do que parece, e não é necessário tantas habilidades manuais para isso. Para entrar de cabeça nessa jornada, viemos te mostrar algumas customizações - que também são hábitos sustentáveis - e o que você precisa ter em casa para colocá-las em prática. Vem ver:

It girls - visible mending - customizar roupas - Verão - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Visible Mending (Reprodução)

visible mending

O visible mending é, como a tradução já sugere, um remendo visível. Apesar de ainda não ser uma forma muito conhecida de customizar roupas, ele é adorado por aqueles que o fazem, pois, além de aumentar a vida útil da peça, adiciona um aspecto diferente, colorido e divertido ao item.

Você pode preencher o rasgo ou o furo presente costurando, bordando ou até adicionando um remendo de um tecido. A solução é criativa e democrática, e é uma boa alternativa para não descartar algo que ainda pode ser muito usado. 

It girls - shorts jeans, camisa branca, cropped - customizar roupas - Verão - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Amaka Hamelijnck (Reprodução/Instagram)

recorte

Essa é, provavelmente, a solução mais simples que existe para roupas com rasgos, furos ou até manchas. Pode até parecer besteira, mas pouquíssimas pessoas pensam em transformar aquela calça antiga em uma bermuda, uma blusa de manga longa em camiseta e por aí vai. 

It girls - jaqueta college, patches, verde - customizar roupas - Verão - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Sofia Coelho (Reprodução/Instagram)

aplicar patches

Os patches são um adorno e podem ajudar a esconder imperfeições nas peças. Fáceis de serem aplicados, eles adicionam informação de moda à roupa e ainda, dependendo do patch, dão um toque vintage irresistível.

Importante lembrar que para customizar roupas com patches é necessário que o item tenha um tecido mais rígido e sem tanta elasticidade, como o jeans ou a sarja. Com certeza disso, basta escolher o seu adesivo favorito e, com a ajuda de um ferro de passar em temperatura elevada, pressioná-lo no local desejado da peça para colar.

It girls - blazer, saia, blazer cropped - customizar roupas - Verão - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Michelle Li (Reprodução/Instagram)

re-modelagem

Assim como o corte, a re-modelagem é o ato de transformar completamente o modelo de um item que você já tem. É possível transformar um vestido em uma blusa, uma calça numa bermuda ou até em algo completamente diferente, como um acessório.

Para customizar roupas assim, você vai precisar de um pouco mais de paciência e habilidade manual, mas nada fora da curva. Tudo o que você precisa é descosturar toda a peça para obter um tecido amplo e a partir daí, começar a desenhar e criar a sua nova roupa. E aí, tem coragem de arriscar?

Deixe um Comentário
Você também vai gostar