Como tirar mancha de base de maquiagem das roupas

por Giulia Coronato

Derrubar base ou corretivo na roupa é super frustrante e, assim que acontece, bate aquele desespero de ter manchado o item para sempre. Por conterem óleo na composição e muitas vezes um pigmento potente, esses produtos de beleza são difíceis de serem completamente removidos de tecidos, mas acredite, existe um passo a passo simples e eficaz, e vamos te contar como tirar mancha de base das suas roupas. 

Para te ajudar a aumentar a vida útil das suas peças e mantê-las livre de manchinhas indesejadas de make, vem ver como tirar mancha de base e corretivo de todos os tipos de tecido:

It girls - como tirar mancha, maquiagem, base - como tirar mancha - Inverno - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Alexandra Shipp (Reprodução/Instagram)

Como falado anteriormente, por conter óleo na composição, a base é um dos produtos de maquiagem mais difíceis de serem removidos de roupas e a grande maioria das pessoas acha que quando se derruba algumas gotas em tecidos, é um caso perdido. Mas, com um pouco de esforço, é possível salvar seus itens e a melhor forma para limpar manchas é fazer uma mistura com os seguintes ingredientes: 

- 1 colher de café;

- 1 escova de dente;

- 1 detergente neutro;

- Sabão em pó OMO

It girls - como tirar mancha, maquiagem, base - como tirar mancha - Inverno - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: @lisasaysgah (Reprodução/Instagram)

Comece usando a colher para remover o excesso de produto, tomando cuidado para não espalhar para outras áreas da peça - por isso, opte por uma colher de café pequena e não uma de sopa. Em seguida, molhe a região e aplique algumas gotas de detergente neutro sobre a área, espalhando e esfregando de leve com uma escova de dente macia, fazendo movimento circulares.

Tome cuidado para não esfregar com força e danificar o tecido, principalmente se o mesmo for delicado. Após o cuidado pontual com as áreas manchadas, lave a peça normalmente com um sabão em pó de qualidade - o OMO é ideal e o mais indicado por aí.

Com esse passo a passo de como tirar manchas de base, o processo parece fácil, né? Ah, mas atenção! É essencial não demorar muito para tentar limpar. Quanto mais seca a mancha estiver, mais difícil será removê-la! Então, corra para a lavanderia ou uma pia assim que derrubar a maquiagem na peça, suas chances de salvá-la serão muito maiores!

a mancha não saiu depois da lavagem?

Se depois de todo esse processo, a mancha de base não sair, vale testar um pouco de água oxigenada ou vinagre branco para auxiliar na remoção. Nesse caso, tudo o que você precisa é umedecer a região com vinagre de vinho branco, esfregar com um pano, uma escovinha macia ou escova de dente, até que a mancha saia completamente.

Se necessário, acrescente um pouco de água oxigenada, água e detergente líquido também. Basta misturar os ingredientes e esfregar novamente. Depois, é só enxaguar a roupa e lavar normalmente depois. 

LEIA MAIS 

6 dicas de lavagem para não desbotar suas roupas pretas 

Porque você deveria lavar suas roupas novas antes de usá-las 

Para lavar roupa direito: o que significam os símbolos de lavagem

Você também vai gostar