Se você nos acompanhou durante 2018, já sabe que a autoestima foi um dos tópicos mais discutidos por aqui. Isso porque, em pleno século XXI nós, mulheres, ainda somos enormemente pressionadas e induzidas a nos encaixarmos em padrões de beleza. Pele perfeita, zero espinhas, nada de olheiras, barriga chapada, pernas sem estrias e por aí vai. No entanto, juntas - e aos poucos - estamos aprendendo que todos esses padrões não passam de ilusões e que, ao invés de nos ajudarem a nos amarmos e nos cuidarmos mais, só atrapalham e nos afastam.
E no meio de tudo isso, onde entra o 'se cuidar' de forma não tóxica; o processo de cuidar de aspectos que não gostamos, mas ainda assim, se amando? Aprendi a importância desse processo quando, depois de uma luta constante com a acne, anos de tratamento e medicação, resolvi adotar uma rotina nova para a minha pele. E pasmem: com o passar dos meses, o resultado de uma pele com menos espinhas e marcas virou secundário, apesar de ter vindo, porque, quando nos cuidamos, o processo é também um aprendizado. Como uma rotina de skincare mudou a minha relação com a minha pele e a minha autoestima? Eu te conto aqui:
Quem nunca lavou o rosto e acreditou ter tirado toda a maquiagem e, pela manhã, acordou ainda borrada e com a pele suja? Pois é! Isso é porque, antes de lavarmos o rosto com produtos a base de água, precisamos quebrar os resíduos oleosos com algo que converse com eles: um óleo! Sem medo, confia no truque e se joga!
Depois de assistir a mil vídeos no Youtube, entendi que a limpeza é um dos pilares do skincare. Após quebrar os resíduos oleosos com um óleo de limpeza, é importante tirar todo o resto com um sabonete ou gel de limpeza. Uma pele profundamente limpa traz a sensação de frescor e leveza. Ao retirar a maquiagem, olhe para o espelho e pense: "com um rebocão ou de cara lavada, essa sou eu - e isso é bom!"
O último passo referente a limpeza une o melhor dos dois mundos: a água micelar mistura óleos e água em um mesmo produto e retira as impurezas que insistem em ficar nos nossos poros. Com um algodão e esse produtinho, sua pele estará finalmente limpa e pronta para os próximos passos.
Há alguns anos, os tônicos eram produtos cheios de álcool que tinham como objetivo "fechar" os poros. Hoje, sabemos que ativos naturais - como as águas botânicas, folhas e flores - são muito mais nutritivos e trazem mais benefícios para a pele. O tônico é a "águinha mágica" que dá um boost na hidratação - e a experiência de passar algo tão refrescante no seu rosto depois de um dia inteiro com maquiagem é libertadora. Vale adicionar na sua rotina!
As máscaras foram a febre de 2018 - e prometem permanecer esse ano. Mas, para além do hype, a experiência de colocar uma máscara uma vez por semana e relaxar - lendo ou tomando um vinho - faz não só bem pra sua pele, mas também pra sua alma. Dica: guarde sua máscara na geladeira para um efeito refrescante em dobro!
A maior lição que aprendi com uma rotina de skincare foi a importância da hidratação. Por ter pele oleosa, sempre acreditei que, se eu passasse um creme de noite, acordaria toda melecada e cheia de espinhas internas. Mas o efeito rebote é real e vou te contar como ele funciona: ás vezes, mesmo as peles oleosas podem ficar desidratadas. já que óleo é diferente de água. E então, por estarem nesse estado, produzem mais óleo e, consequentemente, mais acne e inflamação. Anota aí: um hidratante próprio para o seu tipo de pele vai MUDAR a sua vida e quebrar o efeito rebote!
Se você está fazendo a sua rotina para sair de casa, esse passo é imprescindível. Além de evitar doenças como o câncer de pele, o protetor solar evita que as marquinhas de acne e melasma piorem.
Muitos outros passos podem ser adicionados em uma rotina de skincare: a esfoliação, umas duas vezes por semana; a essência, para nutrição extra; os cremes de tratamento anti-idade e cremes para os olhos... a lista é vasta e a beleza é com certeza um mundo para ser explorado. Esses 7 passos, no entanto, mudaram minha relação com a minha pele de uma maneira simples. Há muito poder na decisão de criar o hábito de se cuidar! Que tal começar uma jornada consigo mesma em 2019?