É muito provável que você já tenha ouvido falar do ácido salicílico, afinal, o ativo já é uma verdadeira estrela no mundinho do skincare. Porém, apesar de ser muito falado, há também muitas dúvidas quanto ao seu uso, funcionalidade e, claro, os benefícios e riscos.
Atualmente, ele é um dos ativos mais recomendados por dermatologistas no tratamento da acne e cuidados com a pele oleosa. Então, se você faz parte de algum desses grupos — ou dos dois — continue aqui, pois irá descobrir que o ácido salicílico poderá potencializar a sua rotina de cuidados com a pele.
o que é o ácido salicílico?
Parte da categoria dos beta-hidroxiácidos (BHA), o ácido salicílico é um ativo dermatológico de origem natural e possui propriedades multifuncionais. Originalmente derivado da salacina, encontrada na casca de salgueiros, o composto possui uma forte ação anti-inflamatória, tornando-o ideal para tratar e melhorar a saúde da pele.
Embora tenha sido extraído de fontes naturais no passado, hoje em dia ele já pode ser produzido de maneira sintética, garantindo uma abordagem mais ecológica.
para que serve o ácido salicílico no skincare?
Por ser um beta-hidroxiácidos (BHA), o ativo possui a capacidade de esfoliar a pele. Atuando nas camadas mais superficiais da derme, e também no interior dos poros, o ácido salicílico ajuda na renovação celular e controla o excesso de oleosidade, tratando as espinhas. Além disso, ele também garante mais viço, diminui o tamanho dos poros e suaviza linhas finas.
como usar o ácido salicílico
O ativo pode ser encontrado em diferentes tipos de cosméticos como sabonetes, tônicos, séruns e hidratantes, logo, basta que encontrar o produto que melhor se encaixa na sua rotina.
O ideal é seguir a recomendação do produto escolhido e ficar sempre atenta a qualquer alteração ou irritação na pele e claro, sempre consulte um dermatologista.
pode usar o ácido salicílico todos os dias?
Sim, o ácido salicílico pode ser usado todos os dias, porém, não logo na primeira semana de uso! Comece usando o seu produto com o ativo em dias alternados, para que a pele consiga se adaptar.
É importante também caprichar nas outras etapas do skincare, sempre lavando, hidratando e usando protetor solar. Depois de duas semanas, use o produto normalmente.