A importância da proteção solar para a pele não é novidade para ninguém, mas você sabia que o seu cabelo também precisa desse cuidado especial, principalmente durante o verão? O sol altera a estrutura dos fios, deixando-os fracos e ressecados, sem contar a chance de alterar a cor das madeixas e de queimar o couro cabeludo! Por isso, para garantir que o seu cabelo fique saudável e com um aspecto incrível, é fundamental o uso de um protetor solar para cabelo.
O produto deve ser utilizado sempre que o tempo de exposição solar for longo, como dias de praia e piscina. É importante aplicar o protetor, seja ele em creme ou spray, em todo o comprimento do cabelo, da raiz até as pontas. Uma boa dica, é passar o produto nos fios molhados, facilitando o processo, e fazer uma massagem mecha a mecha. Como o protetor solar para cabelo pode gerar algumas dúvidas, te contamos tudo sobre como usar esse produto! Vem com a gente!:
lembre sempre de reaplicar
O protetor solar para cabelo precisa ser reaplicado a cada duas horas, assim como é feito com a versão para a pele. Ah! E não esqueça de sempre passar novamente o produto depois de entrar na água, mas antes de reaplica-lo nos fios, é preciso lavar as madeixas, retirando o cloro ou sal.
escolha a melhor opção de produto para o seu cabelo
Existem vários produtos no mercado hoje em dia com FPS, como shampoos e condicionadores. Mas o mais recomendado para a função de protetor solar para cabelo é o leave-in, que além de manter os fios protegidos da radiação solar, ajuda a hidratar e a selar as cutículas.
O leave-in pode ser encontrado tanto em spray, que é indicado para os fios finos e com pouco volume, evitando deixar as madeixas pesadas , ou em creme, recomendado para cabelos mais densos e ressecados. Ah! Uma boa dica é procurar por produtos multifuncionais, que além de proteger os fios do sol, ajudem a prevenir os danos do sal ou do cloro, além de atuar no controle de frizz.
alguns pontos de atenção
Vale lembrar que o protetor solar para cabelo possui ativos diferentes e próprios para os nossos fios. Por isso, nada de aplicar o protetor facial nas madeixas! Vale lembrar também que a proteção térmica tem efeito apenas sobre fontes de calor artificiais, como o secador, chapinha e babyliss. Então fique sempre atenta ao rotulo dos produtos e procure pelo fator de proteção solar.