Já pensou em uma plataforma de beleza colaborativa com produtos de beleza nacionais? Essa é a proposta da Belong Be, cuja ideia veio de Simone Sancho, e viemos contar um pouco mais sobre esse projeto incrível que ressalta o mercado e os itens de beleza nacionais. A proposta da Belong é algo diferente: reunir empreendedores, influenciadores e consumidores, e com isso, co-criar com todos de maneira interativa. A ideia é poder compartilhar as experiências com produtos, seus favoritos.
De acordo com Simone Sancho: “a ideia surgiu ao ver o movimento das marcas independentes se acelerar (movimento este que despontou nos EUA entre 2014 a 2020) e a dificuldade dessas marcas tão autênticas e criativas acessarem as prateleiras dos principais varejistas brasileiros. As marcas independentes nascem geralmente no ambiente digital, com forte apelo social e com propósito e storytelling muito bem definidos. Desta forma, as marcas vêm junto com um público cativo.”
Como o início de um novo negócio nunca é fácil, com a Belong Be não é diferente, para eles, “o desafio, entretanto, está em gerenciar o aspecto mais operacional do negócio, tais como processo de venda, armazenamento, planejamento, distribuição, entrega além de expandir atuação para além do nicho em que nasceu.” Simone ainda conta que “ vale destacar que quando essas marcas decidem expandir, encontram um varejo bastante plural, carregado de marcas grandes que oferecem por vezes uma competição difícil, dada a maturidade e profissionalização de marcas maiores e níveis de investimento delas que garantem maior visibilidade. É justamente nesse vácuo de mercado que entra a Belong Be, como plataforma digital dedicada não só a oferecer espaço para marcas independentes, mas também para criadores de conteúdo e clientes que podem encontrar uma fonte de novas marcas e conceitos”.
A plataforma de beleza tem uma proposta interessante que preza pela compra de diversas marcas em um único lugar, assim, os clientes têm uma experiência de compra que pode ser mais em conta, uma vez que você pode comprar diversos produtos de diversas marcas em um único lugar.
A criação desta plataforma de beleza “veio da necessidade de ver mais pessoas reais usando e opinando sobre os produtos. A necessidade inclusive de se sentir inspirada a partir do look de alguém. Como nosso negócio é apresentar marcas novas, é muito importante apresentar histórias que geralmente são maiores que produtos, além de compartilhar inspirações (pessoas que inspiram pessoas) que geram contexto para o produto. Como por exemplo, a maneira que uma base fica em uma pessoa com tom de pele parecido com o meu. Ou a mesma make de casamento que ficaria boa, e, claro, quais os produtos e marcas por trás da mágica.”
Simone ainda conta que: “só falamos de marcas cujo propósito se alinham com os valores da Be, que preza por um consumo consciente, uma economia em que os menores empreendedores tem espaço e em uma forma de construir de forma colaborativa”. Além disso, ela ainda nos contou que a escolha das marcas de beleza que participam da Belong Be é feita baseada em propósitos que estejam alinhados com a plataforma e que compartilhem de valores parecidos. Um dos ideais da Be é prezar por marcas independentes e fundadores cujas práticas sejam responsáveis com menor impacto.
O maior desafio para a plataforma de beleza, de acordo com Simone, é a desconstrução do raciocínio de competição e o ato de construir o pensamento de que juntas as marcas podem estourar suas bolhas, compartilhar audiência e ir mais longe. Além disso, existe o desafio operacional, ou seja, reunir 52 marcas de beleza, mais de 700 tipos de produtos diferentes, considerando que são marcas jovens e que muitas vezes estão sendo distribuídas por um varejo pela primeira vez, este foi o grande desafio.