Conheça a rotina de skincare minimalista e eficaz da J-Beauty

por Mel Meira

Cuidar da pele é um auto cuidado que preza o bem estar e as japonesas sabem disso, para elas o ditado "prevenir é melhor do que remediar" é um lema para a vida. O ritual de skincare da J-Beauty não foca em resultados instantâneos ou milagrosos, por isso essa arte do amor próprio nutrida diariamente resulta em uma pele viçosa e saudável. 

Para conseguir esses resultados não é necessário investir em milhares de produtos e ao contrário da K-Beauty que ficou famosa com a sua rotina de skincare de 10 passos, a J-Beauty preza pelo minimalismo nas etapas de sua rotina e no consumo de produtos, tudo bem ao estilo Marie Kondo.

Como é sempre legal conhecer diferentes approaches de skincare e descobrir o que funciona melhor para a sua pele conversamos com a farmacêutica Mika Yamaguchi e a dermatologista Mamy Honda para criar um guia com os princípios básicos do universo de skincare da J-Beauty:

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Foto: Luciane Sakon (Reprodução/Instagram)


Menos é mais

"A questão cultural do minimalismo está presente na rotina de cuidados com a pele das japonesas e atualmente é possível encontrar com facilidade produtos minimalistas que tenham tecnologias que oferecem múltiplas ações e termos resultados tão eficientes utilizando um a dois produtos que substituem um arsenal imenso de skincare. 

Além disso, a valorização da tradição é fundamental para cultura japonesa e a J-Beauty é sinônimo de alta qualidade, alta tecnologia e sensorialidade. Inspiradas na natureza, as marcas misturam ingredientes tradicionais e inovação para oferecer texturas sofisticadas eficientes em embalagens luxuosas. Seguindo uma grande tendência do mercado cosmético temos uma tendência em que menos é mais, assim cosméticos minimalistas passam a ser uma nova abordagem nas formulações", explica Mika Yamaguchi.

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Foto: Joyce Kitamura (Reprodução/Instagram)

Rotina de cuidados

A rotina de skincare da J-Beauty não possui muitas etapas, mas mesmo assim é altamente eficaz. A Dra. Mamy Honda conta que as etapas de skincare das japonesas começa com a limpeza, que também pode ser a double cleansing feita com cleansing oil e outro agente de limpeza suave como uma espuma, seguida de uma essência ou loção bem leve para hidratar e acalmar a pele. O terceiro passo é a aplicação do sérum, que pode conter ativos antioxidantes, hidratantes, calmantes, vai depender a da necessidade de cada um.

Logo após vem a etapa da hidratação com um creme hidratante e depois o uso de um fotoprotetor, é interessante ressaltar nesse ponto que a cosmética dos fotoprotetores japoneses é bem leve, permite aquela famosa sensação de não estar usando nada após a sua aplicação e sem deixar o rosto esbranquiçado como muitos protetores de formulação ocidental têm como característica. A diferença da rotina diurna para a noturna é o uso de protetor solar na primeira, já na rotina noturna pode-se adicionar uma máscara e um produto de tratamento, como os específicos para manchas ou outras alterações de pele.  

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Foto: LuLuLun (Reprodução/Instagram)

Tecnologia de ponta

O Japão é conhecido por ser um dos países do mundo mais avançado tecnologicamente em diversas áreas e no mercado de skincare não poderia ser diferente. A Dra. Mamy reforça que a eficácia é fundamental, principalmente quando os produtos cosméticos têm um valor alto, e para garantir o melhor resultado às suas consumidoras as marcas japonesas investem em estudos para encontrar as melhores tecnologias para os seus produtos e nesse campo a Shiseido é uma das marcas que mais se destaca pois desde 1939 investe em seus laboratórios de pesquisa e que até hoje realizam pesquisas em sete campos relacionados à pesquisa básica, segurança e análise, produtos inovadores e pesquisa de pele. 

Além disso a marca tem uma parceria com a Universidade de Harvard, na qual fundaram o Centro de Pesquisas de Biologia Cutânea de Harvard / MGH no Hospital Geral de Massachusetts, localizado nos Estados Unidos. Esse centro funciona como um complexo acadêmico-industrial focado na ciência da saúde humana e promove pesquisas interdisciplinares básicas em áreas como o mecanismo de envelhecimento da pele - viu como tem muita ciência por trás de um produto de skincare?

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Foto: Foto: (Reprodução/Pinterest)

Ingredientes que vão da mesa ao skincare

Não se assuste ao ler a composição dos produtos e encontrar ingredientes que também poderiam estar no menu de um restaurante japonês como o chá verde, arroz, algas e ginseng. A Dra. Mamy explica que os componentes usados nas formulações dos produtos de skincare são extraídos de ingredientes que são familiares aos asiáticos por suas propriedades terapêuticas, além disso "há um alto investimento em tecnologias, com um destaque em texturas, para termos produtos com diferentes e prazerosos sensoriais". 

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Foto: Foto: (Reprodução/Pinterest)

Marcas para ter no radar

Agora que você já conheceu a essência do skincare da J-Beauty chegou a hora de falarmos sobre algumas das marcas mais conhecidas desse mercado. Se você gosta de estudar e pesquisar produtos o ranking da Cosme é um guia que você precisa conhecer, eles são uma empresa japonesa e referência desse segmento, dá para ficar horas pesquisando no Instagram e no site. E se você preferir acessar uma fonte confiável com conteúdo em português o instagram cosmeasia é uma boa opção, lá o expert Pedro fala sobre novidades de produtos de J-Beauty (e K-Beauty também).

Felizmente hoje em dia nosso acesso às marcas japonesas no Brasil está mais fácil e exemplo disso é a presença da HADA LABO, marca do famoso grupo Rohto Mentholatum que chegou no país em 2019 com as suas loções e cleansing oils, que viraram objeto de desejo por conta de beauty influencers como Joyce Kitamura, que há anos fala sobre J-Beauty e propaga a cultura asiática como um todo no Brasil. Todos os produtos da HADA LABO são importados do Japão e exatamente iguais aos vendidos lá, a única diferença é que aqui no Brasil são colocadas etiquetas em português atendendo às exigências dos órgãos reguladores brasileiros e para entendimento do consumidor, explica Mônica Kolanian, gerente de desenvolvimento de negócios do Grupo Rohto Mentholatum. E para quem é fã da Rohto se liga no spoiler: duas marcas do grupo vão chegar por aqui no segundo semestre (sendo uma delas a Melano CC que chegou recentemente) e teremos mais novidades da HADA LABO. Ansiedade mode on!

Outra marca queridinha e acessível que encontramos por aqui é a Bioré, pertencente do grupo Kao, que é conhecida por seus protetores solares de textura leve e cleansing oils. 

Agora quando o assunto é skincare premium a Shiseido é "A" marca, afinal seus produtos são objeto de desejo das amantes de skincare. A marca está presente no Brasil desde 2000 e os principais diferenciais nas formulações dos produtos da Shiseido são o exclusivo ácido bio hialurônico que promove uma potente hidratação da pele e atua no preenchimento natural de rugas, a tecnologia ProfenseCell que é um conjunto de extratos botânicos, que previnem os sinais de envelhecimento causado pelos raios UV como rugas e manchas e a tecnologia ReNeura que melhora o sistema de autorrenegeração da pele, entregando resultados mais rápidos. 

Ainda temos um longo caminho a trilhar quando o assunto é J-Beauty no Brasil, mas já temos ótimas opções disponíveis no mercado e vamos torcer para que em breve marcas japonesas como LuLuLun, Anessa, SK-II, Shu Uemura e muitas outras também cheguem por aqui.

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