Conheça a tendência polêmica e Y2K que vai dominar nossos looks de 2022

por Giulia Coronato

Exuberância, exagero, pele à mostra e brilho são algumas das palavras usadas para descrever o potencial do streetwear enquanto voltamos à vida nas ruas. Já era esperado no pós-pandemia, a volta do maximalismo e o exagero na hora de se vestir, como forma de resposta ao longo isolamento social que presenciamos. Com a volta dos eventos, a moda toma uma posição de experimentação e diversão, chamando todos para ousarem mais do que nunca com suas produções. Talvez seja por isso que estamos tão fissurados pelas tendências Y2K, e a que vamos reportar hoje, se encaixa perfeitamente nisso. 

Desde a última temporada de moda internacional, vimos algo completamente atípico dos últimos anos, ganhar força: o brilho. Os tecidos brilhantes, acetinados, com aplicações de pedraria ou até o paetê, marcaram presença nos mais diversos desfiles, transitando em poucos dias para o street style e sugerindo que 2022 será um dos anos mais brilhantes que iremos viver. 

Apesar de ter surgido nos anos 80, com a cultura disco, as peças brilhantes sempre são remetidas aos anos 2000, por isso que a tendência polêmica é considerada uma trend Y2K, pois foi no início do século que ela foi mais usada.

It girls - vestido de paetê, camisa rosa, scarpin rosa neon - Y2K - Primavera - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Nina Sandbech (Reprodução/Instagram)

As peças de roupas de tecidos brilhantes ou com aplicações de brilho serão indispensáveis no visual de 2022. Independente da ocasião! Depois de passar anos sendo praticamente exclusivo de eventos noturnos, o brilho promete dominar as ruas e o cotidiano, sendo uma peça curinga do guarda-roupa.

It girls - disco pants, tomara que caia, brilho - Y2K - Primavera - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Yolande Macon (Reprodução/Instagram)

Essa trend Y2K promete trazer de volta peças que acabaram caindo no esquecimento nos últimos anos, como por exemplo as disco pants. Calça de tecido brilhante super justa e colorida, que veio diretamente dos anos 50. Quem também vai tirar o item do fundo do armário?

It girls - Vestido brilhante paetê - Y2K - Primavera - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Cierra Nia (Reprodução/Instagram)

O brilho caminha lado a lado com outra tendência que promete ser uma forte aposta do próximo ano, o see through, isto é, peças transparente. Quem lembra do vestido da Megan Fox no VMA 2021? Ele unia as duas trends de forma impecável, sugerindo que o casamento será uma super aposta para os próximos meses. 

It girls - bolsa de paetê - Y2K - Primavera - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Emili Sindlev (Reprodução/Instagram)

Para as básicas de plantão, que não gostam de ousar tanto no quesito looks, uma boa forma de trazer esse mood Y2K para o visual, é nos acessórios. Principalmente nas bolsas! Uma bolsa de paetê, ou de vinil brilhante ou até acetinada, é infalível para dar um up em looks mais básicos, sem perder o toque clássico. 

It girls - vestido verde de paetê - Y2K - Primavera - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Leonie Hanne (Reprodução/Instagram)

Os bordados e aplicações de pedrarias e brilhos também prometem passar por um comeback no próximo ano, ainda mais com a volta oficial dos eventos presenciais. 

It girls - semana de moda Loewe - Y2K - Primavera - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Loewe (Reprodução/TagWalk)

Na última temporada das semanas de moda internacionais, o brilho foi a tendência mais reportada pelas plataformas especializadas. O que fortalece ainda mais nossa aposta, de um streetwear iluminado, brilhante e oitentista para 2022. A Loewe foi além em seu desfile, e apostou em um paetê colorido super camp

It girls - Versace semana de moda - Y2K - Primavera - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Versace (Reprodução/TagWalk)

Já a Versace fez jus ao Y2K, trazendo a tendência em modelagens e peças que parecem ter sido tiradas do guarda-roupa das divas de pop dos anos 2000. Com direito a croppeds, minissaias e até bandanas! E aí, está preparada para um 2022 brilhante?

Você também vai gostar