Conheça o dopamine dressing: a tendência que vai ditar 2022

por Giulia Coronato

Estamos todos precisando de um shot de dopamina, o início de um novo ano e a perspectiva de finalmente voltarmos a normalidade após dois anos de vida pandêmica, traz um ar de esperança contagiante. O clima animador e a necessidade de sentimentos positivos se refletiu nitidamente na moda, e durante as últimas coleções das grandes casas de luxo, nos foi apresentado looks mais coloridos do que nunca, muito brilho, estampas e um sentimento de alegria no geral. O que trouxe o termo dopamine dressing de volta para a conversa.

A dopamina é um neurotransmissor, responsável por provocar sensações de prazer e felicidade, e a tendência do dopamine dressing sugere que nos vestir da forma mais colorida possível é uma técnica infalível de aumentar nossa felicidade. E não é a primeira vez que a associação entre roupas coloridas e sentimentos positivos acontece, já existem diversos estudos sobre o poder das cores em nosso humor, principalmente quando falamos das roupas que usamos. Shakaila Forbes-Bell, psicóloga, consultora e fundadora do site Fashion Is Psychology, contou para a revista Harper’s Bazaar que associamos cores a certas emoções, como por exemplo, cores frias, como o azul, induzem sentimentos de calma e criatividade, enquanto cores quentes e mais saturadas, como o vermelho, podem causar sensações de excitação. 

O que nos faz pensar: a paleta que vestimos pode realmente ter um impacto no nosso humor? Se sim, será que isso não é algo que deveríamos pensar quando nos vestimos todas as manhãs?

It girls - dopamine dressing, calça de alfaiataria verde, colorido - dopamine dressing - Verão - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Nina Sandbech (Reprodução/Instagram)

Além de ser quase como uma necessidade e se mostrar uma estratégia de sobrevivência, o dopamine dressing também é uma das estéticas que mais está crescendo atualmente. Independente da estação ou do estilo de cada um, as roupas de cores super saturadas estão ganhando espaço no armário das fashionistas. 

It girls - dopamine dressing, verde e roxo, calça wide leg, top verde - dopamine dressing - Verão - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Yolande Macon (Reprodução/Instagram)

O mais legal dessa tendência é que não há regras ou forma certa de usar, como o intuito é nos fornecer bons sentimentos e liberar dopamina em nosso corpo, você pode - e deve! - usar aquilo que mais gosta, fazer as combinações mais malucas e ousadas possíveis.

It girls - dopamine dressing - dopamine dressing - Verão - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Marianne Theodorsen (Reprodução/Instagram)

Cenas como essa estão se tornando cada vez mais comuns nas semanas de moda internacionais. Grupos coloridos e estampados atravessando as ruas das capitais mais fashion da atualidade. O que é a prova viva de que o dopamine dressing não tem limitações, ele se adapta a todos os gostos e contextos. 

It girls - dopamine dressing, blazer paete, roxo, sandália verde - dopamine dressing - Verão - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Emili Sindlev (Reprodução/Instagram)

Uma das coisas que mais está vivendo seu auge, graças ao dopamine dressing, é o brilho. Desde o final de 2021, estamos notando uma certa obsessão das fashionistas com peças super brilhantes, que parecem ter sido tiradas dos anos 80. O que faz todo sentido, já que a década disco foi praticamente o berço da ligação entre felicidade e roupas coloridas. 

It girls - dopamine dressing, western boots, monocromático - dopamine dressing - Verão - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Michelle Norris (Reprodução/Instagram)

E não é só de combinações ousadas de cores saturadas que é feita essa trend. Os looks monocromáticos também têm seu lugar. Mas nada de um monocromático preto ou de outras cores sóbrias, se jogue na sua cor favorita - por mais ousada que ela seja - e construa uma produção inteiriça dela. Sua confiança vai voar, pode acreditar! 

It girls - dopamine dressing - dopamine dressing - Verão - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Nina Sandbech (Reprodução/Instagram)

A teoria do dopamine dressing nos mostra que os atributos que vinculamos às roupas são super poderosos! Quando vestimos essas peças e as associamos com sentimentos positivos, elas têm o poder de mudar a maneira como nos sentimos e até mesmo mudar a maneira como agimos. Então, por exemplo, se você associar um blazer amarelo à felicidade, você automaticamente irá incorporar esse sentimento ao usá-lo. Incrível, né? 

It girls - dopamine dressing, bíquini, shorts de algodão, look de praia - dopamine dressing - Verão - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Nenna Echem (Reprodução/Instagram)

É claro que esses sentimentos são subjetivos e milhões de pessoas podem associar um look all black com felicidade, ou até usar uma peça super colorida e não se sentir tão bem quanto quando usa uma boa calça preta. Então, para entrar dentro da tendência do dopamine dressing, basta se vestir com o que gosta e com o que você é. Quer uma tendência melhor que essa? 

Você também vai gostar