Em tempos pandêmicos, buscamos soluções para organizar nossa saúde mental, física e emocional. Investimos numa alimentação mais balanceada, na prática de uma atividade - mesmo que feita por vídeo chamada - e até rituais de autocuidado, porém vez ou outra encontramos nosso pH desregulado, a pele com sinais de alerta e tudo que pensamos é: Um skincare resolve. Sim, não é mentira, mas tem um segredo que talvez você não conheça e que mudará todo o jogo da beleza. O microbioma da pele.
Talvez você nunca tenha ouvido falar essa palavra e não faz ideia do que se trata, mas acredite, ele é aquele famoso "essencial invisível aos olhos" que precisamos ter em equilíbrio para uma pele saudável e feliz. Você quer saber o porquê? Vem com a gente!
_microbioma
A nossa pele é constituída por diversos fungos e bactérias naturais e o microbioma da pele é um ecossistema formado por mais de um trilhão de microrganismos vivos que ficam nos poros, folículos e outras partes do corpo, que tem como principal função atuar como uma barreira, protegendo contra germes e doenças. Além disso, ele ajuda a manter nosso pH em equilíbrio e a hidratação na medida.
Quando lavamos em excesso, usamos produtos que não são apropriados para a pele ou ideal para o tipo, mexemos com o ecossistema e isso pode desencadear hipersensibilidade, ressecamento, inflamações, acne, dermatite, rosácea e outras doenças e infecções na pele.
_tudo equilibrado
Para mantê-lo em equilíbrio, é necessário higiene, hidratação e uma rotina de beleza simplificada, assim, os microrganismos ficam em um ambiente favorável e benéfico para compor o microbioma da pele.
_o que usar
Para manter seu microbioma em equilíbrio vale apostar em cremes, sabonetes, séruns e outros produtos com propriedades prebióticas.