O tailleur - conjunto de blazer e saia - é um clássico eterno da moda. Ele foi criado para o guarda-roupa feminino em meados do século XIX, por volta de 1880, mas foi popularizado e oficialmente conhecido pelo termo, pelas mãos de Gabrielle Chanel, no início dos anos 1910. O tailleur como conhecemos ganhou forma durante a Primeira Guerra Mundial, graças à escassez de tecidos, que fez com que as saias ficassem mais justas e mais curtas. Até então eram usadas saias longas, de tecidos pesados e com armações e crinolina. Apesar de os modelos de tweed da Chanel estarem há mais de 100 anos percorrendo o street style, ao que tudo indica, a próxima grande tendência de moda de 2022 é nada mais, nada menos, que um belo tailleur.
A nova versão do clássico vem com uma proposta mais sexy, alinhada com o mood de roupas curtas e justas que estamos desejando atualmente e ganhou o nome de mini-tailleur, por contar com a minissaia no lugar do bottom e um blazer mais curto e acinturado. Nós já estamos apaixonadas pelo combo e mal podemos esperar para montar looks estilosos com essa reinvenção do clássico.
Seja você um fã do tailleur ou não, continue aqui que iremos te mostrar algumas produções com o combo e te provar que ele vai ser o momento em poucos meses:
O mini-tailleur é um combo para quem ama inspirações vintages em seus looks, principalmente quando o unimos com modelagens retrô, como a saia de babados e o blazer mais curtinho e justo ao corpo. A modelo Irina Shayk montou uma produção digna dos anos 90 com o conjunto de alfaiataria xadrez, bolsa de ombro e óculos de sol arredondado.
A blogueira Chiara Ferragni, também é uma das fashionistas que vem apostando nessa tendência de moda. Dessa vez, com um toque mais glamouroso e contemporâneo, criado graças aos aviamentos maximalistas e a bota over the knee escolhida para fechar a produção.
Apesar do mini-tailleur ser um clássico da alfaiataria feminina, ele vai muito além do estilo tradicional e abrange diversos moods e contextos. Dua Lipa provou que o combo pode muito bem fazer partes de produções divertidas e nada óbvias!
Um ponto super positivo do mini-tailleur é que ele pode (e deve!) ser usado separadamente. Seja o blazer com outros bottons, ou a minissaia com outros tops. As possibilidades são diversas!
A tendência de moda promete dominar as ruas durante as estações mais frias do ano, pois, abre um leque infinito de possibilidades de combinações e sobreposições. Para quem ama ousar, brinque com estampas, cores e proporções, tirando seu taiuller completamente do esperado.
Tanto no figurino de House Of Gucci, como em seus looks cotidianos, Lady Gaga se provou uma grande fã do mini-tailleur, principalmente os com estampa xadrez clássica. Para dar um toque glam, a cantora e atriz sempre adiciona joias e acessórios chunky à produção.
Apesar de o tailleur clássico ser com saia, atualmente o conjunto de alfaiataria com bermuda é um dos combos favoritos das fashionistas, sendo a escolha de diversas mulheres que preferem deixar as minissaias de lado no dia a dia de trabalho, principalmente pelo quesito conforto.
Nas passarelas internacionais da última temporada foi comprovado de que o mini-tailleur é a próxima grande tendência de moda de 2022. Nos looks desfilados pelas maiores casas de luxo da atualidade, vimos versões originais e super sofisticadas do clássico. Quem também não vê a hora de apostar?