Conserto, restauração e customização: a nova tendência do mercado de moda circular
Um dos conceitos mais presentes na moda é a novidade, mas diversas start-ups e investidores estão apostando em um mercado de reviver o que é mais antigo, com customização, e restauração. O mundo dos reparos e alterações está atraindo cada vez mais os consumidores que se engajam em pautas de sustentabilidade.
Plataformas de tecnologia estão mirando em ajudar marcas e consumidores a restaurar roupas antigas, o que atraiu milhões de dólares em investimentos ao longo do ano passado. Aplicativos de venda de peças de segunda-mão, cuidados com roupas e sobre reparos e customização estão lucrando milhões de dólares.
Algumas marcas de luxo oferecem reparos como parte de seus serviços e outras marcas estão começando a entrar neste espaço. A Uniqlo é uma marca que lançou o serviço de reparação e alterações em lojas de Londres e Nova Iorque. A Coach introduziu o programa de treinamento focado em restauração e reparo de couro, como parte do esforço para evitar que seus produtos sejam descartados.
Enquanto o cenário está atraindo investimento, companhias encaram desafios novos, já que serviços de reparos e customização exigem logísticas e infraestruturas complicadas, além de acesso a uma mão-de-obra bem preparada, o que é, no melhor dos cenários, muito dividida, e no pior: inexistente.
Então há o problema das expectativas do consumidor, em que o aumento das fast-fashions tem ajudado a normalizar o fácil acesso a preços menores. Em diversos casos, compradores simplesmente não vão pagar dinheiro suficiente para investir em reparos e customização de suas roupas antigas.
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