Cosméticos e dermocosméticos, qual a diferença?

por Graucianna Santos

Você sabe qual a diferença entre os cosméticos e dermocosméticos? Apesar de parecerem irmãos, por terem nomes parecidos, os benefícios em si são bem diferentes. Com tanta variedade de produtos no mercado, se torna bem desafiador entender quais são os ideais para nossa pele para uma rotina de skincare e qual contribuirá para uma cútis macia, saudável e protegida. 

Já te adiantamos que a principal diferença entre eles são as funcionalidades que cada um tem, mas o restante vamos deixar para você descobrir em nossa pesquisa sobre essas duas categorias de produtos que fazem parte do nosso dia a dia, o que cada um representa e quais os benefícios deles para a nossa pele. Vem ver! 

dermocosméticos - produtos de maquiagem  - cosméticos  - beleza  - produtos de beleza  - https://stealthelook.com.br
Foto: @cottonbro (Reprodução)

_cosméticos

Os cosméticos nos propõe saúde e beleza, servem para limpar, hidratar e perfumar, sendo aliado do dermocosmético, que reduz a longo prazo algum problema na cútis. Eles agem nas primeiras camadas da pele, trazendo resultados imediatos, porém momentâneos, por exemplo: nas olheiras. Se você usa um corretivo, ela é camuflada, mas se você tirar, ela permanece lá. 

Exemplos clássicos de cosméticos são: shampoo, desodorante, perfume… os componentes presentes na formulação desses produtos não precisam de comprovação científica. São apenas embelezadores. 

_dermocosméticos

Os dermocosméticos são produtos que têm princípios ativos farmacológicos, ou seja, são pensados tanto para deixar a pele mais bonita, quanto para cuidar da saúde. Diferente dos cosméticos, esses produtos penetram em camadas mais profundas da pele e podem ser grandes aliados em diversos tratamentos, por exemplo: redução de manchas, cicatrizes e rejuvenescimento. 

Por cuidarem além da beleza, os dermocosméticos são considerados Grau 2 na anvisa (agência nacional de vigilância sanitária), o que faz com que eles precisem passar por inúmeras pesquisas e testes para comprovar que funcionam. Além disso, esses produtos têm como características ausência fragrância, corantes ou conservantes, o que diminui muito a possibilidade de causar alguma irritação ou alergia em nossa pele.

Beleza  - skincare  - cosméticos  - cuidados com a pele  - dermocosméticos - https://stealthelook.com.br
Foto: @cottonbro (Reprodução)

_qual escolher?

Você não precisa escolher um ou outro, porque cada um deles é destinado a uma situação e necessidade da pele. Se deseja um produto apenas para embelezar temporariamente, o cosmético faz isso por você. Agora se a necessidade for um cuidado mais profundo, você pode optar pelo dermocosmético que trata enquanto embeleza. 

A verdade é que os dois se complementam, mas se a sua escolha for o dermocosmético, a melhor opção é consultar um dermatologista e juntos decidirem pelo produto apropriado para sua pele. 

_curiosidades

Alguns dermocosméticos podem ser usados juntos com os cosméticos, por exemplo, água termal, bruma hidratante, que promovem uma hidratação super potente, acalma a pele e ajuda na fixação de produtos. Protetor solar, sérum e até mesmo bases, já são feitos pensando em trazer saúde e beleza para nosso dia a dia.

Deixe um Comentário
Você também vai gostar