Cosméticos fermentados: conheça a tendência que promete dominar o mundo da beleza em 2022

por The Look Stealers

Quando falamos de produtos de beleza, temos uma regra clara: para saber qual será o cosmético ou novidade de ingrediente, que irá conquistar o mercado, basta olhar para o que está sendo usado na Coreia do Sul. A K-beauty tem se firmado como uma grande lançadora de tendências, trazendo inovação através de um cuidado profundo com a pele. E foi analisando esses dados que percebemos que os cosméticos fermentados são a nova aposta do mercado. 

Sendo sinceras, nós já esperávamos isso, pois, além de vermos os lançamentos na Coreia do Sul, percebemos também que os alimentos fermentados nunca estiveram tão em alta. Os seus benefícios, como uma forma de garantir um corpo mais saudável, fariam também com que eles chegassem até o mundo da beleza, afim de proporcionar uma pele igualmente saudável. Então, sim, os cosméticos fermentados já estão dominando a K-beauty e em breve chegarão até nós. Como boas rastreadoras de tendência, hoje te contamos tudo o que você pode saber sobre eles.

Immunocologie Skincare - cosméticos fermentados - cosméticos fermentados - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Immunocologie Skincare (Reprodução/Instagram)

o que são

É claro o aumento do interesse nos produtos naturais e, como sempre acontece no mundo da beleza, esses produtos vão evoluindo, com novas fórmulas que tragam resultados mais eficientes. Foi assim que a surgiram os cosméticos fermentados que são naturais, porém, com nutrientes mais concentrados. 

Esses cosméticos são criados a partir da fermentação de alguns ingredientes, sendo os mais comuns as frutas, plantas, ervas e fermento. O processo, segundo Luara Filancia, diretora de educação da marca coreana Sulwhasoo, quebra a estrutura molecular dos ingredientes, tornando os nutrientes mais concentrados, com fácil absorção e mais rapidez. Além disso, o processo pode também produzir aminoácidos e antioxidantes adicionais, que são muito benéficos para a pele. A direta ainda explicou que enquanto nosso intestino produz enzimas, a pele não. Por isso o processo ocorre o processo enzimático, para transformar os ingredientes ativos, podendo ser mais facilmente absorvido e funcional.

Stephanie Liu Hjelmeseth - cosméticos fermentados - cosméticos fermentados - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Stephanie Liu Hjelmeseth (Reprodução/Instagram)

os benefícios

Os grandes benefícios dos cosméticos fermentados, como já falamos, estão ligados ao fato de possuírem uma eficiência maior, sendo excelentes para manter o microbioma saudável de nossa pele. Quando se fermenta os ingredientes principais dos itens, aumenta-se também a eficácia dos ativos ali presentes. 

Porém, além de serem mais potentes do que os não-fermentados, eles também são os mais indicados para peles sensíveis e secas, já que possuem funções muito semelhantes às células da nossa pele, dando suporte sem interromper o seu processo natural. Logo, a hipótese de causar irritações é bem menor. Karen Ballou, CEO da Immunocologie, uma nova empresa americana de cuidados com a pele que também está explorando a tecnologia de fermentação, conta que o açúcar e os ácidos de frutas que estão presente em abundância nos cosméticos fermentados, ajudam também a hidratar, através da formação de uma espécie de proteção na cútis, que a torna mais forte e saudável.

Telsha Anderson-Boone - cosméticos fermentados - cosméticos fermentados - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Telsha Anderson-Boone (Reprodução/Instagram)

os produtos

Cada pele possui uma necessidade e com os cosméticos fermentados, isso não é diferente. Existem diferentes ativos que irão se diferenciar a parte da sua função. Alguns possuem ação hidratante e nutritiva, enquanto outros estimulam a circulação. O segredo está em encontrar aquele que irá oferecer o que sua pele precisa. 

No Brasil, ainda não temos grandes opções de produtos fermentados, mas sabemos que em breve eles vão dominar as prateleiras. Enquanto isso, aproveitamos para testar as opções disponíveis que listamos abaixo:

Você também vai gostar