Criando um cronograma capilar

por Inaê Ribeiro

Cabelos lindos e hidratados é o sonho de muitas de nós e estamos sempre em busca de produtos e rotinas de cuidados que irão garantir o melhor efeito. Nos últimos anos, uma certa rotina de cuidados capilares tomou conta das redes sociais, o famoso cronograma capilar que tem objetivo oferecer fios saudáveis e fortes. 

A rotina do cronograma capilar acontece a partir da necessidade dos seus fios, intercalando três tipos de tratamento: hidratação, nutrição e reconstrução. Todas as etapas são essenciais para garantir que todos os danos que o seu cabelo está exposto como poluição, raios solares, cloro e calor tenham o mínimo de impacto em seus fios. Parece difícil, mas a gente promete que não é e até o final do post você vai desejar aderir.

sophie floyd - cabelo mulher tatuada - cronograma capilar - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Sophie Floyd (Reprodução/Instagram)

_nutrição

Mas afinal, o que é nutrição? Ela é um tratamento indispensável para as cacheadas, já que os fios tendem a ser mais ressecados. Então se você, cacheada ou lisa, sente o seu cabelo ressecado invista na nutrição. Cabelos com química também necessitam desse tratamento mais reforçado, já que ele é responsável por repor os lipídios de proteção dos fios - e são os lipídios os responsáveis por garantir fios macios e brilhantes.

A nutrição irá proteger seu cabelo do ressecamento garantindo menos frizz e fios mais fortes. Para realizá-la você pode utilizar as clássicas máscaras de tratamento. Além disso, outra opção é fazer umectação com óleos capilares, onde você vai envelopar seus fios com óleo antes de lavar. Os melhores óleos que oferecem nutrição são os de rícino, argan, manga, girassol e abacate.

FIA - cabelo cacheado - cronograma capilar - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: FIA (Reprodução/Instagram)

_hidratação

A hidratação é responsável por repor a água e os nutrientes que os fios perdem e são tão necessários. Ela garante fios macios, maleáveis e alinhados. As máscaras de hidratação são as mais comuns e conhecidas no mercado, mas outros ingredientes naturais que você também pode usar são a babosa e a manteiga de oliva.

Negin Mirsalehi - cabelo ondulado blazer risca de giz - cronograma capilar - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Negin Mirsalehi (Reprodução/Instagram)

_reconstrução

A reconstrução repõe as proteínas dos fios, então se você sente seus fios porosos e finos e tem o costume de fazer química, a restauração é o tratamento para recuperá-los.

Este tratamento é muito forte, por isso não deve ser feito toda semana, apenas se o seu fio estiver muito quebradiço, fino e elástico, mas caso contrário, siga a rotina de cronograma capilar indicada para o seu cabelo.  Os produtos que ajudam na reconstrução são os que possuem creatina, colágeno e aminoácidos.

JESSICA Z. WU - cabelo descolorido - cronograma capilar - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: JESSICA Z. WU (Reprodução/Instagram)

_como fazer

O primeiro passo do cronograma capilar é identificar qual a necessidade do seu cabelo através de um teste de porosidade. Para fazer esse teste você precisa de um copo de água e um fio de cabelo e a partir do resultado você irá entender qual a principal necessidade do seu cabelo. Hoje existem aplicativos que oferecem essa informação, mas claro que estamos aqui para facilitar a sua vida e já te ensinar tudo.

_se o fio boiar

Se o seu fio boiar, significa que ele precisa de hidratação. Para oferecer a hidratação necessária ao seu cabelo, siga a rotina de tratamento da seguinte maneira:

> Primeira semana: inicie com hidratação, após nutrição e por último hidratação novamente.

> Segunda semana: a nutrição será o primeiro passo seguido da hidratação e então reconstrução, e nas semanas seguintes repita o processo.

_se o fio permanecer no meio do copo

Seu fio de cabelo ficou no meio do copo? Então as suas madeixas precisam de uma nutrição reforçada. Para nutrir o seu cabelo e seguir o cronograma capilar:

> Primeira semana: inicie com a nutrição, após reconstrução e então a hidratação.

> Segunda semana: você irá iniciar com hidratação, seguida por nutrição e na terceira lavagem a hidratação novamente.

> Terceira semana: o foco será o produto de nutrição, iniciando e finalizando com ele e logo na segunda lavagem, faça também uma hidratação. 

> Quarta semana: siga a ordem de hidratação, restauração e finalize com nutrição.

_se o fio afundar

Quando o fio de cabelo afunda na água é sinal de que ele precisa de reconstrução:

> Primeira sua rotina de cronograma capilar deve se iniciar pela reconstrução, seguida pela hidratação e nutrição.

> Segunda semana: siga a ordem da hidratação, nutrição finalizando com hidratação novamente. 

> Terceira semana:  você irá repetir o processo da primeira semana.

> Quarta semana: inicie com hidratação seguida pela reconstrução e finalizando com hidratação.

Seguir o cronograma capilar é ter uma maneira de garantir fios saudáveis, fortes e lindos. E sinceramente, não é tão difícil assim, não é mesmo?

Abaixo você encontra outras opções de tratamentos que amamos e fazem bem para nossos cabelos.

Deixe um Comentário
Você também vai gostar