Cuidados Básicos Com Os Cabelos Que Fazem Toda A Diferença

por Lara Lincoln

Pode apostar: são os cuidados básicos que conseguem transformar os nossos fios. Claro que tratamentos profissionais intensivos fazem toda a diferença, porém, não existe nada melhor do que incluir hábitos na nossa rotina diária. Afinal, não adianta cuidar apenas mensalmente, o importante mesmo está em produtos básicos que já estão na nossa prateleira e que nutrem as madeixas.

Não é a toa que leave-ins, shampoos, condicionadores poderosos, máscaras e óleos são capazes de garantir a hidratação diária. E se você é do time que odeia perder tempo com cuidados demorados, pode ficar tranquila! Alguns minutos da rotina de beauté são suficientes para melhorar a elasticidade, porosidade, força e nutrição do cabelo. Para ajudar na missão, selecionamos dicas capilares infalíveis para começar já. Vem por aqui: 

Emily Ratajkowski
Foto: Emily Ratajkowski

Aposte no shampoo antirresíduos semanalmente. O cuidado é essencial para remover todas as impurezas que se acumulam na raiz e comprimento do cabelo - grandes responsáveis pelo efeito oleoso e fragilidade das madeixas. Além disso, o shampoo antirresíduo prepara os fios para receber ingredientes hidratantes e nutritivos que são absorvidos com mais facilidade pelo cabelo limpo. 

Doutzen Kroes
Foto: Doutzen Kroes

Escolha a máscara certa! É importante entender as necessidades dos seus fios para apostar no produto ideal. A máscara de hidratação repõe a água do cabelo e melhora o aspecto ressecado dos fios, já a de nutrição tem como objetivo repor óleo e é ideal para deixar os fios com definição. Por fim, a reconstrução, tratamento intensivo que visa reparar grandes danos e estimular o crescimento. 

Ashley Moore
Foto: Ashley Moore

O óleo é um aliado. Ele é o grande responsável pela nutrição e age no interior capilar equilibrando a oleosidade natural do cabelo. O ingrediente já é favorito das cacheadas que apostam nas umectações, cuidado que recupera os fios e consegue ajudar na definição das madeixas. Mas não para por aí: os óleos também selam as cutículas e evitam as pontas duplas - impossível não amar. 

Gizele Oliveira
Foto: Gizele Oliveira

Inclua um bom leave-in nos cuidados básicos. O produto possui diversos benefícios, entre eles, proteção térmica, agentes nutritivos, hidratantes e ativos que criam uma barreira à agressões externas. Ao mesmo tempo em que os fios ficam protegidos, eles também sentem a ação dos componentes poderosos que agem contra o calor do secador, chapinha, sol, sal, cloro e outros vilões. 

Lais Ribeiro
Foto: Lais Ribeiro

Se os seus fios estiverem muito fragilizados, aposte na reconstrução. O cuidado que tem queratina na fórmula consegue preencher as madeixas com proteínas e nutrientes que são perdidos ao longo do tempo e elimina o frizz, elasticidade e porosidade. Porém, o excesso de reconstrução é prejudicial. Por isso, para fios mais sensibilizados, aposte no tratamento quinzenalmente. Já no cabelo saudável, a reconstrução é bem-vinda mensalmente ou a cada dois meses. 

Rocky Barnes
Foto: Rocky Barnes

Entenda a ordem dos produtos! Existem ingredientes que funcionam melhor depois de outros ativos. Se ficar na dúvida é só seguir o passo a passo: shampoo, máscara, condicionador e finalizador, que pode ser o óleo reparador de pontas. 

Theresa Hayes
Foto: Theresa Hayes

Aposte em produtos específicos para o seu cabelo. As fórmulas são desenvolvidas para necessidades específicas e fazem totalmente a diferença quando usadas no cabelo certo. Assim é mais fácil de achar um produto para chamar de seu, certo? 

Shay Mitchell
Foto: Shay Mitchell

Além de apostar nos produtos certos e respeitar a ordem, aplique a quantidade ideal! Nada de exagerar, excesso de shampoos, condicionadores e máscaras não irão hidratar intensivamente. Aplique o suficiente para o comprimento do seu cabelo - o truque é levar em consideração uma moeda de um real. 

Você também vai gostar