Cuidados com as mãos: por quê devemos e como cuidar de nossas mãos?

por Giulia Coronato

Nossas mãos estão secas e é bem provável que as suas estejam também. Se tem uma parte de nosso corpo que necessita de cuidados especiais, são nossas mãos. Estamos constantemente agredindo nossa pele, cutucando os cantinhos, lavando louça, limpando a casa, fazendo musculação e por aí vai. Praticamente todas as atividades que fazemos durante o dia agridem a pele de nossas mãos e você provavelmente nunca parou para pensar o quão necessário é transferir o skincare para suas palmas, criando uma rotina de cuidados com as mãos.

Quando mal cuidadas, as mãos tendem a ficar ressecadas e manchadas, a longo prazo podendo resultar em envelhecimento precoce e até descama da pele. Por ser a parte mais exposta à fatores externos, as mãos precisam de atenção e assim como nosso rosto, também necessitam ser limpas, hidratadas e protegidas. Então, se você, assim como nós, vem sentindo suas palmas ressecadas e ásperas, agora já sabe o porque. Mergulhamos fundo em pesquisas e te contamos quais os passos indispensáveis para os cuidados com as mãos. Vem comigo:

It girls - Skincare - Mãos - Primavera - Em casa - https://stealthelook.com.br
Foto: Amy Julliette Lefévre (Reprodução/Instagram)


_esfoliação

A esfoliação é um passo essencial para manter a pele de nossa mão saudável e macia. Por estar mais exposta e usarmos as mãos para fazer absolutamente tudo, a pele das mãos, principalmente da palma e dos dedos, sofrem agressões diriamente. Por isso, inclua o hábito de esfoliar as mãos, pelo menos uma vez por semana, a esfoliação ajuda a eliminar células mortas da camada superficial da pele, resultando em uma renovação celular. Após o processo, a pele fica mais macia, lisa e pronta para ser hidratada. Hoje, existem diversos esfoliantes gentis e poderosos para o corpo. Aqui separamos alguns deles: 

_máscara para as mãos

Se sua mão estiver muito áspera, com uma camada grossa de pele ou até calos, fazer uma máscara hidratante pode ser uma boa solução. Após a limpeza e a esfoliação da pele, aplique uma camada generosa de hidratante nas mãos e em seguida, coloque uma luva, pode ser de plástico ou de algodão. Permaneça assim por algumas horas e depois remova o excesso de creme. Esse cuidado especial, vai fazer com que os ativos presentes no produto penetrem profundamente sua pele, hidratando-a e reparando a barreira de proteção do tecido. Resultando em mãos mais saudáveis e macias. 

_não esqueça das unhas

O cuidados com as unhas não se resume a ir à manicure toda semana, muito pelo contrário, as vezes é até necessário que passemos um período longe de esmaltes para manter as unhas mais saudáveis. Um passo importante para o cuidados com as unhas é hidratar as cutículas. A pelinha que vive em volta de nossas unhas, necessita de uma atenção especial, pois quando ressecada, tende a descascar e inflamar os cantinhos. Quem nunca teve um pelinha solta no canto das unhas? 

_atenção para a temperatura da água

Assim como a pele de nossa rosto, a pele das mãos não se adaptam bem à altas temperaturas. É normal durante o dia lavarmos as mãos diversas vezes, quando isso é feito constantemente com água muito quente, retira a oleosidade natural do tecido, ressecando a pele. Logo, o ideal é sempre optar pela água fria ou morna. Além disso, para fugir do ressecamento, opte por um sabonete à base de ativos hidratantes, como aloe vera, ácido hialurônico e extrato de aveia.

_hidratação

Já deu pra entender que a hidratação é extremamente indispensável nos cuidados com as mãos, né? Hidratar as mãos é um passo básico para quem quer ter mãos saudáveis e macias, pois além de desagradável, o toque com as mãos desidratadas e ásperas, uma pele desidratada pode causar fissuras e até descamação na superfície. Por isso, sempre ande com um hidratante para as mãos na bolsa e passe-o várias vezes no decorrer do dia. O ideal é que o produto contenha substâncias à prova d’água, assim, ele não será completamente eliminado toda vez que você lavar as mãos.

_fotoproteção

Nessa altura do campeonato, você já deve saber que a fotoproteção é uma regra no skincare, seja na pele do rosto ou do corpo. Devemos nos proteger dos raios UVA e UVB todos os dias, faça chuva ou faça sol. Por estar constantemente exposta à fatores externos, as mãos são a área de nosso corpo que envelhecem mais rápido, podendo desenvolver manchas e diversas rugas com o decorrer do tempo. Por isso, a fotoproteção da região, com filtro solar com alto fator de proteção e à prova d’agua, é essencial para prevenir os danos dos raios solares na pele.

STEAL THE LOOK ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar