STEAL THE LOOK | SHOP - ACESSE!

Cuidados Essenciais Com O Cabelo No Inverno

por Lara Lincoln

É só mudar o clima que, pronto, os nossos fios sentem a interferência das temperaturas mais baixas. As madeixas ficam sensíveis, com frizz, pontas duplas, quebradiças, ressecadas e com a raiz oleosa. Mas antes que você culpe o inverno, é importante entender que a maior causa para todos esses problemas capilares é a nossa própria rotina de cuidados. Água muito quente, secador, chapinha e excesso de produtos são um dos maiores vilões da história. 

Mas não para por aí: durante as temperaturas baixas os fios também tendem a cair e quebrar em maior quantidade. O banho muito quente - comum durante o inverno - piora a oleosidade capilar e entope os folículos, ou seja? O cabelo fica com o aspecto pesado e a nossa raiz não consegue respirar. Por isso devemos mudar alguns hábitos e incluir produtos adstringentes que também ajudam a manter o óleo natural no interior dos fios. Quer saber mais? Então papel e caneta na mão para anotar essas dicas: 

Brooke Testoni
Foto: Brooke Testoni

Reforce a hidratação. Uma boa máscara hidratante já da conta do recado, vale até trocar o condicionador por produtos mais poderosos. A água quente do chuveiro deixa as pontinhas dos fios muito sensíveis, ressecadas e quebradiças. Além disso, existem produtos específicos que mantêm o frizz longe - como a Climate Control, da Amend. 

Kalysse Anthony
Foto: Kalysse Anthony

A umectação também é aliada, principalmente dos fios cacheados. Aposte em diversos óleos, que ajudam a manter a água no interior das cutículas capilares e também evitam o frizz. Outro fator importante: os óleos ajudam a selar as pontas duplas, que aparecem em maior quantidade no inverno. 

Camila Coutinho
Foto: Camila Coutinho

Nada de dormir com os fios molhados ou úmidos, ok? É importante manter o cabelo seco para evitar fungos e bactérias, porém, aposte em leave-ins com proteção térmica, eles criam uma barreira de proteção ao calor e ajudam a hidratar. 

ELLE FErgurson
Foto: Elle Fergurson

Outro truque é apostar em shampoos à seco para evitar tantas lavagens. Eles são indispensáveis no inverno porque ajudam a disfarçar a oleosidade da raiz e ainda dão uma força no volume. O truque é aplicar sempre antes de dormir, assim, ele já combate a produção excessiva de sebo. 

Sara Sampaio
Foto: Sara Sampaio

Ao mesmo tempo que a água quente resseca os fios, a temperatura alta também piora a oleosidade. A fórmula é simples: sem o óleo natural, o nosso cabelo acaba produzindo mais sebo para suprir a falta de hidratação - é o chamado efeito rebote. Além disso, os produtos podem entupir os poros, o segredo é usar um shampoo antirresíduos uma vez por semana. Ele possui ingredientes que agem profundamente e purificam a raiz. 

Shay Mitchell
Foto: Shay Mitchell

Sprays de brilho resolvem qualquer bad hair day. Se os fios estiverem com muito frizz ou ressecados, borrife o spray em todo o comprimento do cabelo. Ele consegue resolver a missão e ainda nutre as madeixas. 

Imaan Hammam
Foto: Imaan Hammam

A água quente, fios mais sensíveis e acúmulo de produto na raiz são fatores determinantes para o aumento da queda e quebra capilar. Uma boa opção durante o inverno é reforçar os cuidados com produtos fortalecedores, eles vão devolver o volume e ajudar no crescimento. 

Romee Strijd
Foto: Romee Strijd

Dica: ao invés de se frustrar com todo fio arrepiado e exagerar na chapinha, por que não apostar em texturizadores e arrasar no messy hair? Durante o inverno você vai sentir as madeixas mais rebeldes, mas calma, é só apostar na hidratação e evitar o banho quente. Porém, nos dias de desespero, abrace o cabelo desalinhado e vá de messy! 

STEAL THE LOOK ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar