Cuidados Para Proteger A Pele No Inverno

por Lara Lincoln

É só chegar o inverno que a nossa pele sente a diferença da temperatura. O frio diminui a produção de sebo - o que é um ponto positivo para quem tem a pele oleosa - e sensibiliza a camada cutânea, ou seja, durante essa época é comum sofrer com dermatites, descamações e outros desafios comuns do termômetro mais baixo. Além disso, regiões sensíveis como lábios, olhos, cotovelos, joelhos e outras extremidades ficam propensos a ressecamento extremo e precisam de atenção especial.

Por isso, esse é o momento para repensar a sua rotina de cuidados. Os produtos usados do verão devem ser aposentados para dar lugar à fórmulas mais suaves. O sabonete adstringente, favorito entre as brasucas e conhecido por remover a oleosidade, pode ser substituído pela espuma de limpeza, que possui ação hidratante e emoliente. O lip balm é indispensável na proteção dos lábios e a água termal suaviza a irritação causada pelas baixas temperaturas. E, sim, até a maquiagem entra na história, o efeito matte fica de lado e o acabamento acetinado funciona melhor. São tantas mudanças que separamos alguns cuidados essenciais com a pele no inverno

Hailey Baldwin
Foto: Hailey Baldwin
proteção solar

De tantas mudanças, um hábito deve ser mantido: a proteção solar! O protetor é extremamente necessário, mesmo no inverno rigoroso. Os raios UVB podem ter incidência menor, porém, os índices totais ainda são prejudiciais à pele. E nada de reduzir o FPS, ok? Escolha fórmulas com, no mínimo, FPS 30, e aplique todos os dias depois do hidratante facial e antes da maquiagem. 

HIDRATANTE

Se no verão fórmulas à base d'água e mais leves são as favoritas, no inverno, produtos mais poderosos são as melhores opções. A nossa pele produz menos água e precisa de uma forcinha que equilibre essa quantidade perdida. Se a sua pele for oleosa, aposte em um hidratante específico, que pode ter grande fator de hidratação e ainda controlar a quantidade de sebo. 

espuma

Os cuidados com a pele começam no banho! Nada de sabonetes muito adstringentes e fórmulas de limpeza profunda, escolha produtos mais suaves que removem as impurezas mas não agridem a pele. Espumas faciais são as melhores opções, elas higienizam e ainda ajudam a hidratar. 

região

Se o seu rosto já sofre com o frio, imagina as áreas mais sensíveis. Cotovelos, joelhos, mãos, pés, lábios e olhos precisam de cuidado especial. Não abra mão de um lip balm poderoso e aplique várias vezes ao dia. Na região dos olhos, prefira séruns emolientes e use em todas as manhãs e noites. 

água quente

O banho quente remove ainda mais a produção natural de água e óleo da pele e piora o quadro de ressecamento. Parece missão impossível em dias frios, mas evite a temperatura muito alta do chuveiro. Uma dica é lavar o rosto com água fria antes do banho e aplicar uma água termal, que já vai ajudar a suavizar vermelhidões e hidratar.

ÓLEOS

Os óleos possuem ingredientes poderosos que ajudam na nutrição profunda da pele e cabelo. Eles são mais potentes do que os hidratantes tradicionais e também criam uma barreira de proteção contra agentes externos. A melhor parte? Eles são absorvidos pelos poros e não deixam efeito melecado. 

maquiagem

E, sim, a maquiagem também pode ser uma aliada! Deixe os produtos de efeito matte guardados para o verão e aposte em acabamento acetinado que garantem um iluminado natural e também hidratam. Outro aliado é o bastão, que é fácil de aplicar e possui fórmula cremosa. 

Você também vai gostar