David Bowie

por The Look Stealers

No domingo, dia 10 de janeiro de 2016, o mundo perdeu um dos maiores gênios da música - o camaleão do Rock'n'Roll, o Ziggy Stardust, o Thin White Duke - David Bowie. Ele já foi chamado de muitas coisas nas suas seis décadas de carreira, que foi marcada pela habilidade de Bowie de se transformar em diferentes personagens a cada álbum lançado. Do mood teen monocromático nos anos 60 ao neo-clacissismo na década de 80, passando pela mistura de gêneros e explosão elétrica de glitter e cores vibrantes com Ziggy Stardust, na década de 70, Bowie se consolidou como o ícone mais fashion-forward da cultura pop. Além disso, a influência do artista atingiu tantas gerações, em tantos momentos históricos diferentes, que ela certamente transcende a música e a moda, colocando Bowie dentre os gigantes da cultura universal. O agora imortal Rebel Rebel foi um dos primeiros a trazer a mensagem libertária de que mesmo que "You've got your mother in a whirl, she's not sure if you're a boy or a girl", está tudo bem, "We look divine!". Enquanto a discussão de gênero na moda tomou força há poucos anos, Bowie já falava nisso há decadas.

É impossível comentar cada momento da carreira de Bowie sem ficar escrevendo por horas, então selecionamos os 5 fashion moments que são considerados os mais definidores por revistas como Dazed & Confused e Rolling Stone, e também selecionamos nossas músicas favoritas em uma playlist do spotify. Falando nisso, pra quem ainda não sabe, temos um perfil com nossas músicas favoritas - e por sinal, você já deveria estar seguindo!

David Bowie 60s


No final dos anos 60, quando ainda não tinha completado 25 anos, Bowie já abraçava o look andrógino que marcou sua carreira, mas nessa época com um mood mais gótico que iria influenciar diversas bandas como The Cure e Siouxsie and the Banshees.

David Bowie Space Samurai

No início dos anos 70 Bowie evoluiu para a cult persona Ziggy Stardust, uma das mais marcantes em sua carreira. O responsável pelos outfits de Bowie nessa época foi o japonês Kansai Yamamoto, que criou a famosa cat suit listrada, um dos look que consolidou Bowie como um ícone fashion.

David Bowie Flamboyant Pirate

Na metade para o final dos anos 70, Bowie trouxe outro signature-look: o flamboyant pirate. Novamente quebrando as barreiras entre gêneros na moda, com seu mullet neon, body-suit de cintura alta, mangas bufantes e o infame tapa-olho, Bowie exalava um misticismo que era puro glam rock

David Bowie Suit

Os tailored suits coloridos não marcam um momento específico da carreira de Bowie, mas foram usados pelo artista em diversas apresentações. Sempre em cores vibrantes como amarelo mostarda, limão, azul ou verde-menta, eles mostram como Bowie conseguia transitar de um look tradicionalmente considerado masculino como o terno para os looks andróginos e mais femininos.

David Bowie Heels

Por último, outro look que não é específico de nenhuma fase mas representa muito do estilo e da ousadia de Bowie: ele adorava high-heels. Além dessa plataforma da foto, ficaram famosas as botas-plataforma vermelho vibrantes em couro e borracha que ele usava, e também alguns stilettos. Bowie já trazia elementos de drag, androginia e gender-fluidity décadas antes de tudo isso virar cool.

Hoje nós vamos passar o dia inteiro ouvindo Bowie aqui no nosso HQ, então se você quiser nos acompanhar é só entrar na nossa Playlist "David Bowie" no Spotify.

Você também vai gostar