Decoração boho chic e escandinava: como adotar a trend nos revestimentos

por The Look Stealers

Se na moda e em outros segmentos somos influenciados por movimentos globais, na arquitetura não seria diferente. Entre os conceitos contemporâneos, dois deles estão bastante presentes nos projetos residenciais pelas características que marcam o anseio pela autenticidade, bem-estar e o aconchego: a decoração boho chic e a escandinava.

Embora com suas diferenciações, ambos valorizam a presença de elementos encontrados na natureza, suas cores, texturas e o efeito artesanal que levam as pessoas a sentirem-se plenamente conectadas às suas casas. “Com a proximidade que acompanhamos os profissionais de arquitetura, design de interiores e os lojistas, que estão diariamente em contato com os consumidores, temos esse termômetro bastante sintonizado e é isso que nos leva a desenvolver coleções que permitem atender essas demandas”, afirma Christie Silva Schulka, marketing manager da Roca Brasil Cerámica, empresa do grupo mexicano LAMOSA e à frente das marcas Roca Cerámica e Incepa.

De acordo com ela, não é de hoje que os revestimentos para paredes e pisos deixaram de ser simples coadjuvantes para somar na construção do estilo definido para os projetos. “Sejam os porcelanatos, que inclusive expandiram sua presença para a movelaria de bancadas e painéis, ou os insertos de paredes, nossas coleções têm muito a somar”, complementa.

Leia também: 5 motivos pelos quais você deve investir em uma luminária de piso

Sala de estar moderna com grandes janelas, sofá verde de veludo e poltrona marrom acolchoada. Destaques incluem elementos em madeira, piso claro e obras de arte contemporânea nas paredes. Decoração boho.
Foto: Decoração boho chic e escandinava (Reprodução)


o que é a decoração boho chic e a escandinava?

O boho chic, que ganhou força na década de 1970 como uma evolução espontânea do movimento hippie, pregava uma vida mais livre e em harmonia com a natureza. Na arquitetura, a base neutra, bastante marcada pela liberdade e a leveza, abre caminho para as cores fortes e combinações na mais legítima autenticidade do mix & match.

Já o escandinavo, originário de países nórdicos e predominantemente frios como a Noruega, Islândia e Finlândia, também investe nesse diálogo com o natural como maneira de deixar a casa ainda mais acolhedora para enfrentar o frio e a ausência de sol, principalmente no inverno, quando os dias apresentam poucas horas de luminosidade. O objetivo do décor tem uma ligação direta não apenas com a parte física, como pela satisfação mental e emocional.

quais revestimentos são ideais para apostar nesses estilos?

Madeira

Nos projetos de interiores a madeira é, sem sombra de dúvida, um dos primeiros que vêm à mente quando o assunto é aconchego. E não é para menos! Ela é uma representação direta da conexão do ser humano com a natureza: as tonalidades, as características únicas de cada espécie e as sensações de conforto térmico e de bem-estar mental, e sentimentos de proteção e tranquilidade.

Revestimentos brancos ou claros

O estilo escandinavo é conhecido por sua simplicidade e estética minimalista, por isso uma paleta de cores clara tem tudo a ver com o estilo. Ela também pode ser uma boa base para inserir elementos da decoração boho chic sem pesar o ambiente, trazendo essa combinação de forma harmônica. 

como complementar a decoração boho chic e escandinava

Aposte em:

  • Itens de materiais naturais, velas e arranjos secos (inclusive florais)
  • Cores vivas em tons terrosos
  • Luminárias de piso e mobiliário com madeiras claras
Você também vai gostar