Descubra quais são os benefícios do própolis no skincare

por Inaê Ribeiro

Quem nunca ficou surpresa com os ingredientes presentes nos produtos de beleza e chegou até mesmo a duvidar da eficácia deles? Nós ficamos assim quando descobrimos que o própolis é o novo queridinho dos cosméticos. Já sabíamos de todas as vantagens do mel e da geléia real para a pele, mas apesar de ser usado a milhares de anos, ainda não conhecíamos os benefícios do própolis como aliados para o skincare.

Por ter propriedades que ajudam a cicatrizar feridas, o ingrediente produzido pelas abelhas, afeta nosso corpo desde a pele até o sistema imunológico. Nesse momento, você pode estar cheia de dúvidas a respeito do ingrediente natural e para conhecer os benefícios do própolis, convidamos a dermatologista Dra. Camila Rosa para nos ajudar nessa missão, vem ver:

Edna Rocha Zvang - benefícios-própolis-skincare-mel-abelha-cuidados - benefícios do própolis - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Edna Rocha Zvang (Reprodução/Instagram)

os benefícios

Queridinho na K-beauty, o própolis, também conhecido como cola de abelha, é uma substância coletada pelas abelhas enquanto constroem suas colmeias. Segundo a Dra. Camila, o própolis é estudado há muitos anos e possui propriedades cicatrizantes, que são ideais para feridas leves, arranhões e queimaduras,  poder antimicrobiano, anti-inflamatório, que fazem dele um ingrediente perfeito para peles acneicas. Além disso, ele ajuda na vascularização da pele e tem poder antisséptico e analgésico, logo ele pode ser utilizado para diversos fins. 

Agora que você já sabe que foram anos de estudos para conhecer as propriedades e os benefícios do própolis, não é surpresa ver que ele chegou até os cosméticos, principalmente porque o uso de mel no skincare já é algo comum e cada vez mais forte. A dermatologista Dra. Camila informa que usar o uso do extrato da cola de abelha diretamente na pele não é recomendado, por isso, se você quer ter todos os benefícios do própolis, o indicado é buscar por produtos desenvolvidos com ele e que já tenham sido testados. 

Essa substância natural, também já foi considerada benéfica para ajudar a curar feridas ou problemas de pele, como acne ou eczema. Ela pode ser encontrada através de óleos ou sabonetes, que irão ajudar a amenizar as inflamações.

Melany C. Rodriguez - benefícios-própolis-skincare-mel-abelha-cuidados - benefícios do própolis - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Melany C. Rodriguez (Reprodução/Instagram)

os cuidados

Apesar dos benefícios do própolis serem muitos, é muito importante ter alguns cuidados ao incluir esse ingrediente na sua rotina de skincare. A primeira cautela sugerida pela Dra. Camila é não utilizar o extrato de própolis diretamente na pele, já que ele possui álcool em sua composição e suas características podem variar muito, de acordo com a fabricação.  

Outro fato que é importante enfatizar é que as taxas de reações alérgicas de quem usa a substância são altas, então sempre teste na parte interna do antebraço por algumas semanas antes de aplicá-lo no resto do corpo. Já as pessoas alérgicas a picadas de abelha devem evitar essa substância, informa a Dra. Camila, trazendo a importância de ser ter uma orientação de um dermatologista.

Stephanie Liu Hjelmeseth - benefícios-própolis-skincare-mel-abelha-cuidados - benefícios do própolis - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Stephanie Liu Hjelmeseth (Reprodução/Instagram)

como usar

Se você deseja testar os produtos com própolis, o ideal é seguir as recomendações de cada produto quanto à frequência de uso e quando ele deve encaixar na sua rotina de skincare. Agora, se você busca aqueles que irão ajudar na cicatrização de feridas, os à base de pomada são os mais indicados, mas lembre-se sempre, a consulta a um dermatologista é indispensável para que ele lhe recomende o melhor tratamento, principalmente quando se trata de cicatrizes.

Deixe um Comentário
Você também vai gostar