Há quem ame e está sempre testando novos, enquanto outras pessoas acreditam que eles deixam os fios mais oleosos e se você sabe tudo do universo capilar já sabe do que estamos falando, sim do tão polêmico óleo de cabelo. Apesar das controvérsias, a verdade é que ele é capaz de garantir uma rotina de cuidados com os fio mais eficiente e potente, desde que seja usado da maneira correta.
O óleo de cabelo é responsável por trazer mais brilho, maciez e vitalidade para os fios e seu efeito é potencializado quando analisamos qual o nosso tipo de cabelo e a necessidade dele no momento. Cada curvatura possui suas características e isso somado às agressões que ele sofre diariamente, como poluição e contato com ferramentas de calor, o deixa ainda mais frágil. Então, se você decidiu dar uma chance ao óleo capilar afim de garantir fios mais nutridos e alinhados, vem com a gente descobrir qual o ideal para você, que irá tratar e acabar com todas as suas reclamações.
cabelos secos e com frizz
O óleo capilar é um grande aliado no controle do frizz e se esse é o fator presente no seu cabelo, que apesar de ser normal pode incomodar a tantas pessoas, o óleo de argan é a melhor opção. Ele oferece aos fios uma maciez e redução da eletricidade estática, que está ligada ao controle do frizz. Com sua fórmula, o óleo de argan irá dar um brilho intenso aos fios.
cabelos quebradiços
Se a sua queixa é a quebra pois, seu cabelo é fino e frágil, a dica é investir em óleos que promovam o fortalecimento dos fios, como o óleo de rícino. Ele possui propriedades nutritivas aos fios fracos, quebradiços e ressecados, sendo ótimo para prevenir até mesmo a queda de cabelo. Você pode utiliza-lo através da umectação, que é envelopar o cabelo com o óleo e deixar agir por algumas horas antes de lavar os fios.
cabelo liso
As donas de cabelo liso são as que mais temem o óleo de cabelo temendo que ele irá deixe os fios oleosos e pesados, mas o segredo é a quantidade de produto aplicado e claro, qual é o escolhido. Os fios lisos também necessitam da reposição de nutrientes, por isso, escolha aqueles com fórmula leve como os de abacate ou jojoba. Após lavar os fios, aplique algumas gotinhas no comprimento e também logo após finalizar para que o cabelo esteja brilhante e saudável durante o dia.
cabelo crespo ou cacheado
Os cabelos crespos e cacheados são os mais ressecados dentre as curvaturas, então a necessidade do óleo capilar se torna maior para que ele recupere todo a nutrição que costuma perder. Você pode utilizar na hora de finalizar os cachos, deixando eles mais soltos, leves e brilhantes ou até mesmo na pré-lavagem, através da umectação. Aqui, você fazer uso de diferentes tipos de óleos, preferindo os vegetais para umectação como os de rícino e argan.
cabelo com química
Seja através da tintura ou alisamento, os cabelos com química são os mais sensíveis e frágeis. Esses processos deixam os fios frágeis, quebradiços e ressecados e como prova disso vimos a Jade Picon pedindo um óleo de cabelo no BBB, pois após tingir o cabelo após uma descoloração, ela estava sentindo eles mais ressecados. Se você também está vivendo isso, a dica é investir em óleos de castanha, como o de macadâmia que é um super hidratante e nutritivo.