Dia Mundial da Fotografia: 7 fotos que ficaram marcadas no mundo da moda
Ao falarmos sobre moda e fotografia, existe uma grande chance de vir à cabeça fotos como a de Audrey Hepburn no set de filmagem de Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany’s), ou a de Marilyn Monroe com sua saia esvoaçante em O Pecado Mora ao Lado (The Seven Year Itch). O Dia Mundial da Fotografia é comemorado hoje (19), e como o mundo da moda e a fotografia sempre andaram juntos, decidimos trazer grandes nomes e alguns trabalhos que marcaram várias gerações.
Não podemos falar em Dia Mundial da Fotografia, sem falar em Audrey Hepburn. A atriz foi um ícone das telas nos anos 50 e 60, principalmente em Bonequinha de Luxo. Além de uma estrela do cinema, Audrey também foi um ícone fashion e algumas de suas fotografias são extremamente famosas.
Toni Frissell trabalhou com a fotografia dos anos 30 aos 50, e pôde trabalhar com pessoas como Frida Kahlo para a Vogue norte-americana. A profissional também foi fotógrafa voluntária na Segunda Guerra Mundial. Como um dos maiores nomes desta arte, não poderia ser deixada de lado neste Dia Mundial da Fotografia.
Helmut Newton fotografou Elizabeth Taylor em Los Angeles no ano de 1985. Ela estava usando um conjunto de esmeraldas da grife Bulgari. O fotógrafo ficou famoso por ser mais ousado em suas produções.
Lizzo foi a capa da Rolling Stone de fevereiro de 2020 com uma série incrível de fotografias de David LaChapelle. Nos anos 80, com apenas 17 anos, o fotógrafo foi convidado a trabalhar com Andy Warhol, maior figura do movimento pop art. Não por menos, destacamos LaChapelle neste Dia Mundial da Fotografia.
Annie Leibovitz teve sua primeira experiência como fotógrafa na revista Rolling Stone, nos anos 70. Ela capturou imagens de Maryl Streep, John Lennon e Yoko Ono, Michael Jackson, entre outros nomes gigantes, mas nós gostaríamos de dar destaque à capa da Vanity Fair com a Demi Moore, com certeza, um de seus maiores trabalhos no mundo da moda.
Ellen von Unwerth é uma diretora e fotógrafa alemã, conhecida pelo seu trabalho com imagens de artistas pop. Ela trabalhou como modelo por dez anos antes de entrar para o ramo da fotografia e agora faz ensaios de moda, editoriais e publicitários. Ela teve mais notabilidade após clicar a supermodelo alemã, Claudia Schiffer.
Carlota Guerrero é uma jovem fotógrafa que começou na área quando adolescente. Ela é conhecida por combinar a fotografia ou a filmagem com seu própria direção de arte. Ela já colaborou com diversas marcas e artistas, mas hoje gostaríamos de exaltar a assinatura dela na identidade visual de Solange Knowles.
Já que hoje é o Dia Mundial da Fotografia, conta para gente: você tem aquela foto que te marca até hoje?