Dia mundial do rock: 12 tendências que você já deve ter usado

por The Look Stealers

Hoje é o dia mundial do rock. Dia de botar aquela playlist bem específica e dançar ao som de grandes artistas que revolucionaram o mundo da música e criaram muitas tendências, tais como David Bowie, os Rolling Stones, Johnny Cash, Billy Idol, KISS, Queen, Blondie e vários outros que nós poderíamos ficar horas a fio indicando. 

E só para contextualizarmos um pouco, o gênero "Rock" é o fruto da combinação de diversos estilos musicais, com um enfoque maior no jazz, r&b, folk e até mesmo o country. A primeira "fase" desse tão icônico gênero ocorreu nos anos 50, com um dos pais do rock, Chuck Berry. E não se engane, as mulheres foram fundamentais nessa época também, tais como Rosetta Tharpe. Logo depois, vindo de Memphis, Elvis Presley com sua postura rebelde e uma certa dança provocativa, alavancou o sucesso do rock. 

Com o passar dos anos, diversas bandas importantes surgiram e fizeram história de acordo com a década que estavam vivendo. Nos anos 80, por exemplo, vieram Bon Jovi, Roxxete, Van Halen e criaram tendências excêntricas como penteados exagerados, roupas de couro e vinil e muito brilho. E na década de noventa, com o auge do Nirvana, também surgia o estilo grunge. E é sobre isso mesmo que vamos falar hoje, em comemoração ao dia mundial do rock trouxemos 9 tendências que surgiram graças a música e que muito provavelmente você já usou algum dia, vem ver:

Elvis Presley - Jaqueta biker - dia mundial do rock - Inverno  - Steal the Look  - https://stealthelook.com.br
Foto: Elvis Presley (Reprodução/Pinterest)

_jaquetas biker

Elvis Presley foi um grande nome da música e do rock, não é à toa que ele carrega o título de "rei do rock" ao lado de Chuck Berry. O astro começou sua carreira no início dos anos 50 e ganhou o apelido de "Elvis the Pelvis" graças aos movimentos que fazia com o quadril ao dançar - o que gerou muita polêmica na época por ser muito provocativo. Como moda e música andam lado a lado, Elvis foi um dos responsáveis por propagar as jaquetas de couro entre os jovens da época, junto com seu topete avantajado e mais pra frente, o clássico macacão branco nos anos 70, que marcou o fim de uma era para o cantor. 

Sister Rosetta Tharpe - dia do rock - dia do rock - outono - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Sister Rosetta Tharpe (Reprodução/Pinterest)

_manga bufante

Conhecida como a madrinha do rock, Sister Rosetta Tharpe foi de grande importância para as origens do gênero musical. Entre as tendências de hoje que já eram usadas pela cantora nos anos 40, as mangas bufantes com certeza foram uma das principais e mais características nos looks de Rosetta.

Janis Joplin - Tie Dye - dia mundial do rock - Inverno  - Steal the Look  - https://stealthelook.com.br
Foto: Janis Joplin (Reprodução/Pinterest)

_tie dye

E claro que não poderíamos deixar de homenagear Janis Joplin no dia mundial do rock. Se o Elvis carrega o título de rei, então Janis leva consigo o título de rainha. Foi considerada a maior cantora de blues e soul da sua geração, e em 1969, Janis subia no palco do Woodstock e realizou uma performance icônica para mais ou menos 180 mil pessoas. Naquela época, o rock psicodélico tomado pela iniciativa "paz e amor", tomava conta do cenário musical, muitos artistas influenciaram na moda, incluindo os Beatles e claro, Janis. Então, foi nos anos 70 que o Tie Dye teve o seu auge, estampando blusas, calças, carros, quadros, capas de discos e muito mais. E sim, pode admitir para nós, você também aderiu ao Tie Dye em 2020. 

Jimi Hendrix - dia do rock - dia internacional do rock - outono - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Jimi Hendrix (Reprodução/Pinterest)

_franjas

Além de Janis, outro cantor de rock que fez sucesso em Woodstock e também no mundo da moda foi Jimi Hendrix. O norte-americano, conhecido pelos solos de guitarra mais icônicos de todos os tempos, tinha um estilo bem característico da época, misturando referências hippie e trazendo elementos boho para as suas produções, como as jaquetas de franjas!

David Bowie - Andrógino - dia mundial do rock - Inverno  - Steal the Look  - https://stealthelook.com.br
Foto: David Bowie (Reprodução/Pinterest)

_estilo andrógino

Bowie fez história, não só com seus álbuns The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders from Mars Let's Dance, por exemplo, mas sim como uma força poderosa em relação a moda sem gênero, transcendendo toda e qualquer imposição feita por outras pessoas. Do seu topete vermelho até sua sombra azul mais chamativa, o cantor subia nos palcos com grandes botas de plataforma, macacões colados e vestidos curtos, sendo responsável por reinventar a moda masculina - e também o comportamento, na sua geração. Claro que hoje ainda estamos percorrendo uma corrida contra o preconceito quando o assunto é moda sem gênero, mas com toda certeza Bowie nos ajudou muito durante sua carreira. 

Fleetwood Mac - Withcore - dia mundial do rock - Inverno  - Steal the Look  - https://stealthelook.com.br
Foto: Fleetwood Mac (Reprodução/Pinterest)

_witchcore

Se alguém propagou o witchcore no mundo da moda, esse alguém foi Stevie Nicks da banda Fleetwood Mac, outra grande referência para o dia mundial do rock. O witchcore, como o próprio titulo já sugere, é um estilo relacionado as bruxas e ao ocultismo e que traz uma estética gótica, só que um pouco mais fluída, com transparências, mangas longas e botas de salto. Temos certeza que você já conheceu alguém com esse estilo, ou que pelo menos já o usou como referência na hora de se vestir. 

Sex Pistols - Punk - dia mundial do rock - Inverno  - Steal the Look  - https://stealthelook.com.br
Foto: Sex Pistols (Reprodução/Pinterest)

_o punk

Apesar de recheada de polêmicas, o Sex Pistols trouxe o movimento contracultural e estilo punk até as ruas de Londres. A palavra "punk" pode ser definida para classificar um indivíduo ou grupo antissocial fora dos padrões que desafia as normas o autoritarismo e possui uma certa chama anárquica. Bandas como Ramones e The Clash também ajudaram no movimento. Não só eles, mas a irreverente Vivienne Westwood também foi uma figura muito importante da época, inclusive o próprio nome da banda Sex Pistols é graças a loja fundada em 1971 pela estilista e seu antigo namorado. Com isso, em 1975 Vivienne era responsável pelo figurino da banda e por toda identidade visual de um dos grupos pioneiros do estilo punk rock. 

KISS - Botas tratoradas - dia mundial do rock - Inverno  - Steal the Look  - https://stealthelook.com.br
Foto: KISS (Reprodução/Pinterest)

_plataformas

Sim, a plataforma foi e é uma tendência que a banda KISS utilizou muito durante os primórdios da carreira. Claro que toda fantasia e pintura facial chamam muito a atenção para a banda, mas as botas de 5kg e 22cm são grandes estrelas para todo o visual do KISS. No começo dos anos 2000 o calçado era um must e quase todas nós tivemos uma bota de plataforma no armário, mas já adiantamos que ele está voltando os poucos para o street style e para as semanas de moda. 

Prince - dia do rock -       - outono - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Prince (Reprodução/Pinterest)

_roxo

Nos anos 80, Prince era considerado um homem à frente de tempo e ícone da moda. É impossível ver uma jaqueta roxa e não remeter instantaneamente ao figurino do cantor.

The Cure - Emocore - dia mundial do rock - Inverno  - Steal the Look  - https://stealthelook.com.br
Foto: The Cure (Reprodução/Pinterest)

_emo original

Não, a tendência emocore não começou nos anos 2000 com o Simple Plan ou o Green Day, mas sim com o The Cure nos anos 80. Os looks inteiro pretos, o corte de cabelo e a maquiagem já era algo intrínseco na banda nas décadas passadas. Apesar de que alguns não consideram o estilo da banda como "emo" - Afinal, boys don't cry, é difícil olhar para os looks do The Cure e não imaginar que eles serviram como referência para as bandas que vieram depois. 

Nirvana - Grunge - dia mundial do rock - Inverno  - Steal the Look  - https://stealthelook.com.br
Foto: Nirvana (Reprodução/Pinterest)

_o estilo grunge

Consolidado no início dos anos 90 em Seattle nos Estados Unidos, o estilo Grunge teve grande influência do Nirvana e do Pearl Jam, e pode ser considerado um sub gênero do rock alternativo. O grunge era definido como algo desleixado, e enquanto muitas pessoas naquela época ainda usavam ombreiras, conjuntos de terno, calças bem alinhadas, os adeptos de uma moda mais despojada apostavam em camisas de flanela, jeans rasgados, tons sóbrios e escuros e sobreposições. 

Avril Lavigne - Spikes - dia mundial do rock - Inverno  - Steal the Look  - https://stealthelook.com.br
Foto: Avril Lavigne (Reprodução/Pinterest)

_spikes

Que atire a primeira pedra quem nunca teve vontade de comprar aquelas jaquetas todas com spikes nos ombros, ou aquele salto meia pata com o adereço por todo o salto, e até mesmo os shorts desfiados com spikes nos bolsos na parte de trás! Pode ser sincera com a gente, pois quando essa tendência estava super em alta, era só nela em que pensávamos. E pode-se dizer que Avril Lavigne foi uma grande responsável, já no início dos anos 2000 a cantora aparecia com suas pulseiras pretas e lotadas de spikes, meias xadrez e All Star de cano super alto, e isso era o auge do ser cool na época. 

Aproveitando, já conta pra gente qual dessas tendências você já se arriscou? Ah, também selecionamos essa playlist com todos os gêneros do Rock para você curtir muito o dia 13! É só soltar o play!

Deixe um Comentário
Você também vai gostar