Dicas essenciais para pintar o cabelo cacheado sem danificar os fios

por The Look Stealers

Mudar e pintar o cabelo cacheado pode parecer complicado: muitas pessoas ficam apreensivas com a ideia de que o processo pode interferir na saúde e na curvatura natural dos fios. Afinal, o cabelo cacheado pede uma certa atenção para manter a definição e a hidratação, já que tende a ser mais ressecado.

Por isso, nos juntamos a Embelleze, que na sua linha de tinturas Maxton traz tecnologias que tratam os fios enquanto pintam, para criar esse guia de como pintar o cabelo cacheado sem danificar os fios. Vem conferir!

dicas para pintar o cabelo cacheado Foto: @rayan.elz (Reprodução/ Instagram)
Foto: @rayan.elz ((Reprodução/ Instagram))


preparando os cabelos para a coloração

Antes de pintar o cabelo cacheado, é importante preparar os fios para garantir que eles estejam fortes e saudáveis para passar por um processo químico. Nas lavagens antes do procedimento, faça uma hidratação profunda e use uma máscara reconstrutora para criar uma base mais resistente.

Ana Regina Farias Santos, analista de processos capilares da Embelleze, ainda indica pintar os cabelos quando eles estiverem precisando de uma lavagem, mas sem produtos como leave-ins ou óleos. Isso porque, a oleosidade natural ajuda a proteger os fios do ressecamento e também diminui a chance de irritação no couro cabeludo.

A especialista também indica fazer sempre o teste de mecha e de alergia para garantir que o produto não causará reações indesejadas.

escolhendo a coloração ideal

Ana indica dar preferência a fórmulas com ativos que protejam a fibra capilar durante o processo de coloração, para preservar a saúde e a definição dos cachos. Maxton Delícias, que traz cores desenvolvidas a partir de tendências internacionais, tem a tecnologia MaxPlex, que trata os fios enquanto colore, e a nanotecnologia Nanoprocolor, que garante que os pigmentos permaneçam firmemente fixados aos fios, oferecendo maior durabilidade da cor e 2X mais brilho.

Agora, se você quiser clarear os fios, é sempre importante fazer isso com um profissional, já que o processo de descoloração pode comprometer a saúde dos cabelos.

evitando mudanças na curvatura dos cachos

Uma das maiores preocupações ao colorir cabelos cacheados é o risco de alterar a curvatura natural. Isso pode acontecer porque a coloração, especialmente a permanente, altera a estrutura das cutículas e pode interferir na formação dos cachos. Para evitar que isso aconteça, utilize produtos com baixa concentração de amônia e priorizar colorações que não exijam um oxidante de alto volume.

A periodicidade das colorações também pode interferir na saúde dos fios. Por isso, é importante evitar retoques muito frequentes, que podem sensibilizar os fios e causar a perda de definição dos cachos com o tempo, e manter um intervalo de pelo menos dois meses entre as tinturas. E, se for possível, retocar apenas a raiz.

cuidados pós-coloração

Cabelos tingidos, hora da recuperação! Aqui, a chave é seguir uma rotina de cuidados intensivos para recuperar a hidratação e manter a definição dos cachos. Pense em máscaras hidratantes e reconstrutoras e muita nutrição, feita com óleos como o de argan e o de jojoba, por exemplo, que, como bônus, ajudam a diminuir a porosidade e o frizz.

A hidratação devolve a água que o fio perde no dia a dia, enquanto a nutrição repõe os lipídios essenciais. Já a reconstrução é indicada para repor as proteínas e fortificar a fibra capilar. Além disso, é importante usar leave-ins e outros produtos específicos para o cabelo cacheado, que vão continuar tratando os fios mesmo depois de secos.

Juliana Andrade posa em frente a taxi em Nova York
Foto: Juliana Andrade (Juliana Andrade / Reprodução)

A linha Maxton Delícias chega em três cores exclusivas, o Ruivo Doce de Leite 7.74, com reflexos acobreados e amarronzados, o Marrom Caramelo 7.37,com reflexos dourados e amarronzados, e o Chocolate Amargo 5.7, um marrom intenso. Adepta do Ruivo Doce de Leite, a Juliana Andrade, embaixadora da Embelleze, nos contou mais sobre a escolha do tom e suas dicas especiais.

“Costumo dizer que a Embelleze criou uma tintura exatamente como eu precisava no meu cabelo, amo o meu tom Ruivo Doce de Leite, acho que ele se adequa perfeitamente ao meu tom de pele”, contou Juliana.

Já sobre seus cuidados com os fios, ela nos contou que sempre faz umectação noturna e usa muito óleo nos cabelos. “Pelo menos 3 vezes ao dia. Cabelos crespos e cacheados que são tingidos precisam de bastante óleo!”, explicou.

Você também vai gostar