Dicas Essenciais Para Quem Tem Os Fios Finos

por Lara Lincoln

Fios finos, sem volume e movimento já fazem parte das suas queixas capilares? Calma porque tem solução! Antes de mais nada, é importante entender que o fio fino não é necessariamente um cabelo frágil, pelo contrário, existem diversos fatores, principalmente o genético, que são responsáveis pela espessura das madeixas e interferem no comportamento dos fios. Por outro lado, processos químicos, hábitos, estresse e influências mecânicas como calor do secador, chapinha e babyliss podem contribuir para afinamento dos fios, e aí, o cenário é completamente diferente, certo? Essas ações são tão negativas para o cabelo que conseguem interferir na nossa estrutura natural e as madeixas passam a ser ralas e sem corpo. 

Mas se você é do time dos fios finos, vale anotar alguns cuidados extras. Esse tipo de cabelo é mais sensível e pode quebrar com facilidade, por isso, produtos com queratina são poderosos porque repõem a massa, fortalecem e combatem a queda. Ah, e tem mais: existem alguns truques que dão uma força na texturização e garantem cabelos volumosos em cinco minutos. Quer saber mais? Então vem por aqui para anotar essas dicas essenciais para os fios finos, já: 

Natasha Poly
Foto: Natasha Poly
proteção térmica

Cabelos finos são mais suscetíveis à danos causados por fatores externos, como secador, babyliss, chapinha e até sol, sal e cloro. Por isso, leave-ins com proteção térmica são essenciais, eles criam uma barreira protetora que blinda os fios de ações agressivas. Aplique nos fios ainda úmidos e deixe secar naturalmente ou dê o truque com o secador - calma que explicamos mais abaixo. 

produto

Geralmente, fios finos tendem a ser mais oleosos na raiz e, para resolver o problema, tende-se a exagerar na lavagem. Porém, produtos em excesso removem a oleosidade natural do couro cabeludo e o nosso organismo produz mais óleo para compensar o que foi retirado - é o chamado efeito rebote. Os fios finos ficam oleosos e sem movimento. O truque é aplicar a quantidade ideal levando em consideração uma moeda de um real. 

fios finos

Sim, pode comemorar! Existem diversas opções específicas para os fios finos nas prateleiras de beauté. As fórmulas possuem diversos ingredientes que ajudam na força, volume e ainda controlam a produção de óleo. Tônicos anti-queda são ótimas escolhas, eles não pesam e ainda estimulam o crescimento. 

secador-aliado

Truque dos bons: aplique um protetor térmico e use um secador para dar mais volume aos fios. Regule para a temperatura média - o calor em excesso aumenta a produção de oleosidade e pode deixar o efeito lambido, inimigo de quem tem os fios finos - e seque os fios de baixo para cima. Só de posicionar o secador nessa posição, as madeixas ganham volume extra. 

limpeza profunda

Shampoos antirresíduos são poderosos para quem tem os fios finos. Eles removem todas as impurezas do couro cabeludo e, por isso, estimulam o crescimento e volume. Leave-ins, shampoos, condicionadores e até máscaras se acumulam no cabelo e, com o tempo, deixam o aspecto muito pesado. Aposte em fórmulas antirresíduos semanalmente para deixar os fios bem soltos e com mais volume. 

massa capilar

Se você possui os fios naturalmente finos, é um boa investir em produtos que aumentam a massa capilar, ou seja, na queratina! Essas fórmulas são enriquecidas com proteínas e queratina que aumentam a espessura dos fios. Porém, nada de exagerar, ok? A reconstrução deve ser feita, no mínimo, de quinze em quinze dias para fios muito danificados. 

hábitos de beleza

Diversos hábitos podem causar fios finos e com queda. Os principais? Alimentação e estresse. É importante incluir alimentos saudáveis ricos em proteínas, vitamina A, C, ferro e zinco, que são responsáveis pelo fortalecimento capilar. Ah, e hidratação é sempre importante, mesmo nos fios finos, viu? Mas nada de exagerar: aplique o produto apenas nas pontinhas para evitar ressecamento. 

texturizador

Por último, mas não menos importante, escolha um bom texturizador! Esse produto é protagonista para garantir volume e corpo. Borrife por todo o comprimento do cabelo, deixe secar naturalmente ou use o secador. Isso já vai texturizar todos os fios e garantir o messy hair. 

Você também vai gostar