Você definitivamente já teve que encarar alguma reunião por vídeo durante essa quarentena, não é? Até pouco tempo atrás os calls não eram uma realidade para a maioria das pessoas, mas da noite pro dia, se tornou extremamente necessário e condizente com o momento.
Por ser uma coisa nova para a grande maioria das pessoas, é normal passar por alguns perrengues e pagar alguns micos no começo. Seja seu pet latindo ao fundo ou internet com conexão fraca, imprevistos acontecem e no final rendem boas risadas.
Por isso, hoje nós queremos saber quem é você no call e quais perrengues sempre acontecem nas suas reuniões por vídeo e claro, te ajudar a resolver com dicas certeiras do que fazer. Vem com a gente:
Quem é você? Giovana, vulgo a que vive com cachorro latindo atrás do call.
Dica: mantenha o microfone no mudo enquanto não está falando e evite que as latidas (ou choro do bebê, ou barulhos de sua casa...) atrapalhe todo a reunião por vídeo.
Quem é você? Sofi, vulgo a que tem o áudio atrasado e está sempre interrompendo todo mundo.
Dica: levante a mão e faça um sinal para mostrar que quer falar. Aguarde alguém te passar a palavra para não interromper ninguém e nem quebrar alguma linha de raciocínio.
Quem é você? Isa, vulgo a que está participando do call mas continua com várias abas abertas e trabalhando em outras coisas.
Dica: se comprometa a fechar todas as outras janelas abertas quando entrar em um call. Sempre mantenha a atenção em quem está falando, ok?
Quem é você? Aline, vulgo a que deixa seu vídeo sempre maior que o outro e passa a reunião por vídeo inteira se olhando.
Dica: ta tudo bem, quem nunca?
Quem é você? Catha, vulgo a que trabalha no mesmo ambiente que o namorado(a), marido(a) ou roommate.
Dica: em respeito a seu marido(a)/namorado(a)/roommate/whatever: use fone e mantenha (ou pelo menos tente) a calma e o tom de voz baixo
Quem é você? Joana, vulgo a que deixa a câmera focada somente na sua cabeça porque está de pijama dos pés a cabeça.
Regrinha de etiqueta: quando o call for interno, tá tudo bem ficar de pijamão. Mas se for falar com cliente, troque pelo menos a blusa do pijama, coloque um brinco (ou um batom), e esteja sempre apresentável, ok?
Quem é você? Jéssica, vulgo a que tem o sinal de Wi-Fi fraco, precisa ficar sempre trocando de lugar.
Dica: tente encontrar o local com o melhor sinal antes do call começar, para evitar dispersar a reunião com suas caminhadas.