Diga tchau aos bag charms e olá aos pingentes de saia!

por Sofia Chel

Os bag charms, também conhecidos em português como acessórios para bolsas, foram febre nos últimos anos. Em 2023, já vimos os primeiros indícios da tendência e, apesar de alguns sinais de saturação em 2025, ela ainda se manteve forte. Para 2026, a aposta é outra, mesmo que muito parecida. Estamos falando dos pingentes de saia.

Para entender melhor essa tendência e onde tudo começou, é só seguir a leitura

Leia também: Nó chinês: o fechamento histórico que voltou a dominar as jaquetas em 2026

Modelo posa com saia floral em patchwork presa por pingentes para saias metálicos, combinando com corpete preto estruturado
Foto: Chopova Lowena (Reprodução/Divulgação)


Nas passarelas da coleção de primavera/verão 2025 da Chopova Lowena, marca londrina já conhecida por seus kilts com mosquetões, surgiram enfeites pendurados nas saias e nos cintos, que arrematam a estética underground do desfile.

Modelo posa com saia preta de couro e pingentes para saias em chaveiros metálicos, combinando estilo urbano e atitude
Foto: Katy Perry (Reprodução/Instagram)

Para um episódio do American Idol, como jurada, Katy Perry apostou em um conjunto de couro preto com um cinto que reunia diversas chaves usadas pela cantora ao longo da vida. Entre elas, chaves de carro antigas, chaves de porta, chaveiros e outros modelos, algumas penduradas umas nas outras e formando longas correntes.

A ideia não surgiu de forma isolada. A estilista XI SCORPII, responsável pelo look de Katy Perry, já costuma incorporar chaves em suas coleções. Solange Knowles também já usou anteriormente a mesma combinação de saia e cinto, reforçando essa estética como uma referência recorrente.

Saia preta com amarração frontal exibe pingentes para saias em metal e tecido, incluindo mini utensílios, chaveiro colorido
Foto: @___ellamae___ (Reprodução/Instagram)

Agora queremos saber, e você apostaria na tendência dos pingentes para saia? Abaixo, separamos uma seleção desses acessórios para você testar. A dica é abusar da personalização. Quanto mais desses charms que reflitam a sua personalidade, mais interessante e pessoal será o resultado. Aposte em diferentes modelos e formatos, alguns abstratos, outros mais literais. A ideia é deixar a imaginação fluir.