Empreendedorismo feminino: tudo sobre mundo cor de rosa de Mary Kay
Para quem vê de fora, é difícil de compreender com profundidade tudo o que se passa no mundo de Mary Kay. Você com certeza já viu algum carro cor de rosa da marca rodando por aí. Com um cenário e figurinos que lembram a Barbieland, são muitos os códigos e significados que pertencem a esse universo.
A história por trás do ícone da marca é tão legal quanto seus carros. São inúmeras mulheres, vindas de todos os cantos do Brasil, que dão depoimentos emocionados (e emocionantes) de como transformaram suas vidas empreendendo com Mary Kay. Ao longo de 60 anos, a marca ajudou muitas pessoas a mudarem suas histórias. Depois de três dias de imersão no seminário Viva Mary Kay, te contamos um pouco mais sobre o evento e tudo o que descobrimos sobre esse mundo cor de rosa.
Viva Mary Kay: o que é?
Com duração de três dias, O 'Viva Mary Kay' é um seminário que reúne mulheres vindas de diferentes cantos do Brasil. Elaborado exclusivamente para as Consultoras de Beleza Independente, o evento é um misto de atividades: com lançamento de produtos, talks e aulas, é repleto de encontros, conquistas e celebração. No seminário, entre uma palestra e outra, as consultoras aproveitam para fazer networking, conferir os stands de produto, e criar muito conteúdo nos cenários impecáveis do espaço.
O seminário é sempre um momento do ano muito esperado. Luana Batista, diretora de trade, incentivos, eventos e educação Mary Kay, diz "A gente elabora esse seminário para que as consultoras percebam que estão no lugar certo, construindo uma história sólida. É para que elas se encontrem, e vejam toda potência que elas têm". É nele que os sonhos começam a tomar forma, e começa um plano de ação para o ano que se inicia. Rosana Bonazzi, Vice Presidente de Vendas e Estratégia Digital da Mary Kay, define o evento como 'pura emoção', e conta como é acompanhar o impacto e a transformação que Mary Kay causa da vida de tantas mulheres "Se eu fosse resumir o seminário em uma única palavra, seria emoção. É emoção o tempo todo! Eu estou há 22 anos na Mary Kay, e vejo milhares de vidas serem transformadas todos os dias, independente do perfil, de onde vem ou idade. Vejo mulheres tendo seus sonhos realizados, e é isso que me moveu durante todos esse tempo".
60 anos de história
A história da marca começa no Dallas, em 1963, em um mercado até então dominado por homens. Sua fundadora, Mary Kay Ash, tinha como objetivo enriquecer a vida das mulheres de diferentes formas. Logo nos primeiros anos de venda dos produtos, idealizou o seminário e alguns programas de reconhecimento para consultoras, como o Programa do Carro Rosa. Com o negócio se expandindo, nos anos seguintes recebeu diversos prêmios, escreveu um livro, foi mencionada em diversos programas de televisão e reconhecida por revistas e almanaques.
Criando mais oportunidades de trabalho para mulheres, mudou o mundo dos negócios e foi reconhecida como uma das empresárias mais importantes de seu país. Hoje, continua a ser fonte de inspiração para milhares de mulheres que pensam em empreender e buscam sua independência. A marca também reflete os valores e o propósito de sua fundadora: por meio do Instituto Mary Kay, por exemplo, oferecem educação e apoio a mulheres vítimas de violência.
o icônico carro rosa
O primeiro carro rosa da marca foi de sua própria fundadora. Mary Kay Ash comprou um Cadillac, e pediu que o carro fosse pintado na cor do seu estojo de maquiagem. Com seis anos de empresa, em 1969, surgiu a primeira edição do Troféu Sobre Rodas, que premiou cinco Diretoras de Vendas Independentes.
Vale lembrar que a década de 1960 foi momento em que as mulheres lutavam por mais autonomia, independência e direitos. Muitas dessas mulheres já trabalhavam, tinham acesso à carteira de motorista, e às vezes até um carro na garagem - mas o carro ainda era um símbolo muito atrelado ao universo masculino. O carro rosa deixa a mensagem que quem quer que visse o veículo, saberia que era dirigido por uma mulher de sucesso.
Hoje, o carro rosa é uma das formas de reconhecimento do sucesso de vendas das Consultoras de Beleza Independente. Com um tom de rosa específico, os carros têm um Pantone exclusivo de Mary Kay, e são super reconhecíveis - além de ultra charmosos.
do texas para o mundo
Fundada no Texas, a Mary Kay é um agente transformador na vida de outras mulheres em mais de 35 países. De ponta a ponta, são incontáveis as vidas impactadas por esse trabalho. Hoje a empresa conecta mulheres que buscam independência, criando uma verdadeira comunidade, que oferece capacitação, conhecimento e apoio para empreenderem.
Flexibilidade de horário, ganhos ilimitados e independência financeira são algumas das vantagens de empreender com Mary Kay. As Consultoras de Beleza Independente trabalham no seu próprio ritmo e determinam quanto tempo conseguem se dedicar ao negócio. Os produtos também são outra vantagem: super reconhecidos pelo público. Uma pesquisa da Euromonitor revelou que Mary Kay é a marca número um de venda direta em cuidados com a pele e maquiagem no mundo.
No evento, encontramos algumas mulheres incríveis, que compartilharam seu olhar sobre o trabalho com a marca. "Não sou uma vendedora, sou uma mulher que cuida de outras mulheres", diz Renata Gomes, que veio de Brasília para o evento.
Guiado pelos valores de sua fundadora, o business empodera milhares de mulheres, colocando-as no controle de seu próprio futuro. Você também pode fazer parte desse mundo rosa e empreender com a Mary Kay! O primeiro passo é se tornar uma Consultora de Beleza Independente, e você encontra todas as instruções clicando aqui.
Curtiu? Você pode conhecer mais sobre a história da marca e sua fundadora no site oficial. Ah, e uma novidade! Você também pode comprar os produtos na loja online usando o código da sua consultora Mary Kay. Confira aqui.