Outro dia, enquanto lia algumas matérias e fazia as pesquisas diárias para construir pautas aqui, me deparei com o termo "cool girls", ou em tradução literal: garotas legais. Fiquei pensando: afinal, o que é ser uma garota descolada? Então, me deparei com as fotos de exemplo - e eu amei! Não só o termo me chamou a atenção, mas também os looks, é claro. Já que, quando você trabalha analisando moda, comportamento e até arrisco a dizer a política e a sociologia por trás, é difícil não associar roupas a novos termos da moda e o seu significado.
Não estava explícito o que era ser uma das "cool girls", mas o que todas elas tinham em comum era o fato de que todas eram mulheres que estavam se expressando através da moda, usando as roupas que gostam e se sentindo à vontade, sejam elas mais básicas ou super coloridas. E é claro que isso pode ser pessoal também; a minha "garota descolada" pode não ser a mesma que a sua, e está tudo bem - mas se a Alexa Chung não está na sua lista, saiba que ela está na minha.
Depois de ver a matéria, por coincidência (ou algoritmo), o TikTok também me entregou alguns vídeos com o termo "cool girls" e o que elas usariam na primavera, após terem usado durante o inverno do hemisfério norte. E aí me inspirei em possíveis tendências que têm muito potencial para crescer por aqui também e que, claro, podemos adaptar de acordo com o nosso clima, realidade e cotidiano. Abaixo, vou te contar quais são elas! Vem ler mais, cara leitora amiga.
febre de adidas
Há uma explosão das peças da Adidas no street style, especialmente dos shorts e das calças com suas icônicas listras laterais. Sempre gostei muito da marca, mas me questiono: quando ela voltou a ser o maior hit da internet? Não estou reclamando, é claro, não me entenda mal. Mas desde que o fenômeno "Samba" caiu nas graças das garotas descoladas, parece que todas as outras peças seguiram o mesmo fluxo, tornando-se, atualmente, um símbolo dos looks descolados; e estou vivendo por isso.
a meia-calça nunca foi tão texturizada
Meias-calças por todos os lados. Eu não sei você, mas quando eu era adolescente, por algum motivo bobo, morria de vergonha de usar essa peça, sabia? Eu passava frio, mas não colocava uma meia-calça jamais! Ainda bem que mudei e ainda bem que a moda trouxe esse item lá dos anos 80 para deixar nossos visuais de inverno mais interessantes, coloridos, texturizados e menos óbvios, já que os modelos de renda ou bordados estão com tudo.
blusa ombro a ombro
Não é de agora que estamos cantando a bola de que as blusas e vestidos com decote ombro a ombro estão bombando. Junto dos tops sem alças, essas duas peças estão praticamente em qualquer look de meia-estação, tornando-se um dos itens essenciais do nosso outono. Eu gosto muito, e você?
nunca foi tão legal se vestir como os avós!
Ah, o grandpacore! A tendência, que prioriza conforto, é democrática e acompanha o crescimento da moda sem gênero, é um deleite para as cool girls (e para mim). Aqui, jaquetas funcionais, cardigãs xadrez, clogs de camurça, bermudas e meias aparentes são essenciais e podem ser itens bem interessantes para os dias de inverno, trazendo um ar bem descolado para a produção.
Acho que vou ligar para o meu avô mais tarde, ele tem um colete bem interessante que eu pretendo pegar emprestado.
Leia Mais: Já ouviu falar sobre Ecletic Grandpa? Vem saber tudo sobre essa estética!
oncinha is the new black
A estampa de oncinha é um clássico, sem dúvida. Pode ser que ela nunca tenha deixado de existir, ou que você nunca tenha parado de usar, mas é inegável que, como qualquer outra estampa, ela tem seus picos de relevância. Não é sempre que você a verá dando o ar da graça em diversos looks por aí. Dessa vez, para o nosso inverno, o animal print reapareceu com força total em calças, saias, vestidos e tricôs, provando que, sim, a oncinha é o novo preto - pelo menos, por enquanto.
meias e sapatilhas? sim, mais unidas do que nunca!
Não, eu não odeio sapatilhas! Na verdade, desenvolvi um amor tão grande por elas ultimamente que mal posso esperar para ter uma para chamar de "meu novo xodó". E por que não combiná-las com uma meia-calça texturizada ou apenas um modelo de cano médio? Ultimamente, tenho notado que as chamadas cool girls estão apostando nessa combinação polêmica, que é temida por alguns e aclamada por outros. E você, em qual time está?
gola boneca!
Seguindo a linha da estética coquette, que também está super em alta, as camisas de gola boneca também chamam a atenção. E engana-se quem pensa que o modelo só pode ser usado em looks infantis ou delicados. É possível combiná-las em produções bastante interessantes, elegantes e descoladas, bastando escolher as peças de acordo com o seu estilo e o humor do dia.
Leia Mais: Girly Girl: 9 peças para comprar se você gosta da estética
muitas camadas e sobreposições
Calças e vestidos? Sim! Saias midi e blusas longas de babados? Também! E por cima disso tudo, uma jaqueta de couro? Mas é claro! As sobreposições estão em alta e devo admitir que não é a minha tendência favorita, mas é pouco óbvia e pode ser a pedida ideal para quem está buscando ousar mais nas produções do dia a dia durante o outono.
os tênis são (bem) coloridos
Tênis baixos e sem plataforma estão em alta no momento, preferencialmente coloridos! Verdes, amarelos e vermelhos são os favoritos, mas há uma infinidade de cores a serem exploradas. Engana-se quem pensa que você compra apenas uma vez e não usa mais. Assim como o modelo tradicional branco, ter pelo menos um tênis colorido no armário é uma boa ideia, afinal, você nunca sabe quando a tendência voltará ou quando estará com vontade de montar um visual mais extravagante - isso, se você já não se identifica com um estilo mais colorido e criativo por natureza!
Espero ter te ajudado a entender um pouco mais sobre o fenômeno das cool girls ao mesmo tempo que eu aprendi muito sobre elas também. No final, é muito mais sobre escolher as tendências e peças em alta que combinam com o seu estilo do que seguir cegamente o que "a moda dita".