Entenda a polêmica da Balenciaga

por Beta Weber

A Balenciaga se encontra em meio à uma polêmica proporcional ao seu capital cultural e financeiro, no topo entre as marcas de luxo mais influentes da atualidade, a maison é liderada pelo diretor criativo Demna Gvasalia desde 2015. Disruptivas e sem receio de provocar, as criações do designer são famosas tanto por se tornarem sucessos comerciais, como pelo fator choque, mas dessa vez, a coisa foi longe demais.

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Foto: Balenciaga (Reprodução)


Tudo começou no dia 16 de Novembro com a campanha de fim de ano para promover a nova linha de objetos batizada de "gift shop", os itens incluem utensílios de casa, colecionáveis de decoração, acessórios para pets e outros. As fotos protagonizadas por crianças usando a linha kids da Balenciaga foram assinadas pelo renomado fotógrafo Gabriele Galimberti, e inspiradas pela sua série fotográfica "Toy Stories". Capturadas em cenários distintos e rodeadas pelas sugestões de presentes, as imagens mostram os modelos mirins carregando bolsas em formato de urso de pelúcia vestidos com acessórios relacionados à práticas sadomasoquistas como algemas, coleiras e correntes.

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Foto: Balenciaga (Reprodução)

A campanha de Verão 2023, lançada alguns dias depois, piorou a situação. Ambientada em um escritório, duas imagens específicas geraram mal estar, a primeira, focada na collab da grife com a Adidas e clicada por Chris Maggio mostra a bolsa Hourglass em cima de uma mesa repleta de papéis, entre eles uma um cópia impressa de uma decisão judicial da suprema corte dos EUA de 2008 sobre leis de pornografia infantil. A segunda, estrelada pela atriz indicada ao Oscar Isabelle Huppert e fotografada por Joshua Bright, tem entre os objetos em cena, um livro do artista Michael Borremans, notório pela arte de temática sombria repleta de nudez de figuras de crianças e adultos.

As imagens causaram revolta, e o chamado #BalenciagaGate viralizou com milhares de postagens acusando a maison de apologia à pedofilia e pornografia infantil, tomando as redes. No dia 22 de novembro, a marca que faz parte do grupo Kering, conglomerado de luxo também dono da Gucci, Bottega Veneta, Saint Laurent e McQueen, se manifestou com duas declarações, se desculpando pela campanha de fim de ano e reconhecendo o erro em colocar crianças posando com as bolsas de brinquedo de inspiração S&M e outro, a respeito da coleção de Verão 23, condenando e repudiando qualquer envolvimento com abuso de menores, além de afirmar que "tomariam medidas legais contra os responsáveis pela criação do conjunto e inclusão de itens não-aprovados" no set da campanha. De fato, a marca abriu processo milionário contra a produtora North Six, Inc e o set designer Nicholas des Jardins, profissionais envolvidos com a campanha de Verão alegando danos irreparáveis à sua reputação.

Porém fica difícil acreditar na versão dos fatos defendida pela marca, já que até um projeto criativo chegar ao público, especialmente no caso de uma gigante de alta moda avaliada em bilhões, ele passa por diversos processos de planejamento e aprovação que duram meses. Além disso, o fato da Balenciaga ser famosa pela curadoria extrema com seu conteúdo visual, inclusive periodicamente deletando todo conteúdo de seu Instagram a cada nova ação ou campanha torna a alegação ainda mais improvável.

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Foto: Balenciaga (Reprodução)

A estética subversiva cultivada pela grife não é novidade e faz parte do trabalho de Demna Gvasalia desde seu início na Vêtements, com elementos fetichistas sendo presenças constantes. Por isso mesmo, ninguém piscou quando modelos como Bella Hadid carregaram as tais bolsas de urso de pelúcia durante o desfile da coleção de Verão 2023 apresentada durante a última Paris Fashion Week, neste Outubro passado.

A polêmica segue se desenrolando em threads no twitter e vídeos no TikTok e trouxe à tona referências de arte e imagens controversas compartilhadas nas contas pessoais de colaboradores criativos da marca, dando ainda mais força ao movimento contra a grife. 

A pressão popular culminou em posicionamento de Kim Kardashian, atualmente a celebridade mais associada à maison, que disse em comunicado estar "reavaliando sua relação com a Balenciaga", já a plataforma Business of Fashion, uma das principais e mais respeitadas da indústria, anunciou que não mais homenageará Demna com o prêmio BoF Voices 2022 que ele receberia essa semana.

Em sua mais recente declaração, a Balenciaga mudou o tom, assumindo responsabilidade total pela campanha com modelos infantis e por negligência em não ter identificado a inclusão de objetos não aprovados na campanha de Verão 2023, prometendo também que irá revisar as estruturas e processo coletivo de trabalho dentro da empresa, além de desenvolver ações com instituições focadas no combate à exploração e abuso infantil.

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