Entre tapas e a indicação ao Oscar: um fenômeno chamado Fernanda Torres
É impossível que o furacão midiático Fernanda Torres não tenha passado por alguma de suas telas nestas últimas semanas. Parece que do dia para a noite, seu rosto e sua voz tomaram conta de todos os meios de comunicação, brasileiros ou não. Tudo com o nome ou tag Fernanda Torres viralizou. E não é por nada, mas nem mesmo os famosos talk-shows americanos estavam preparados para lidar com o seu carisma, humor e seu jeito carioca de contar histórias — e claro, o carinho do público brasileiro. O Steal the Look também não ficou de fora neste momento, afinal, como não publicar sobre o nosso encontro in-person com a musa no Globo de Ouro e as várias análises de seus looks das entrevistas e premières.
Mas mais do que surfar na onda gigante, queríamos aproveitar o momento que ela acaba de ser indicada ao Oscar para celebrar a carreira de uma das mais importantes atrizes do nosso país, que já trouxe personagens inesquecíveis que vão além do sucesso de Ainda Estou Aqui no cinema. Sua carreira é marcada por personagens interessantes, divertidos e memoráveis, que conquistaram o público de todas as idades. Então abaixo alguns dos meus favoritos.
Leia também: Os looks de Fernanda Torres na divulgação de "Ainda Estou Aqui"
Vani em Os Normais (2001-2003)
A dupla Fernanda Torres e Luiz Fernando Guimarães em uma mini-série de comédia sobre problemas cotidianos de um casal "normal". A comédia foi escrita por Fernanda Young, preciso dizer mais alguma coisa? Além da série, também foram feitos dois longa-metragem, em 2003 e 2009 e até hoje os cortes da série rolam pelo Tiktok ou Instagram que mesmo após mais de 20 anos, ainda funcionam.
Andréia e Maria em O Que É Isso, Companheiro? (1997)
O filme de Bruno Barreto é baseado em fatos reais e acompanha um grupo de jovens militantes de esquerda que organizaram e sequestraram o Embaixador Americano Charles Burke Elbrick em 1969. Mesmo que se trate de um momento marcante na história do Brasil, o foco da trama é na vida destes jovens e como enfrentam as consequências de suas escolhas, entre idas e vindas, amores e perdas. Fernanda interpreta duas personagens no filme que também conta em seu elenco com Luiz Fernando Guimarães, Pedro Cardoso, Cláudia Abreu e participação especial da mãe Fernanda Montenegro. Ah, e o filme foi indicado a Melhor Filme Estrangeiro no Oscar.
Fátima em Tapas & Beijos (2011-2015)
Outra série de comédia, desta vez em dupla com Andréa Beltrão onde as duas são amigas um tanto caóticas que trabalham em uma loja de vestidos de noivas em Copacabana, mas sonham em ter seu próprio negócio. Com diálogos inteligentes e situações hilárias, a série abordava a realidade difícil de empreender no Brasil, assim como temas de relacionamento, família e amizade.
Maria Teresa Bulhosa em Filhos da Pátria (2017-2019)
Série de comédia que se passa no Brasil do século XIX, mas um take bastante irreverente. Fernanda Torres interpreta Maria Teresa Bulhosa, uma mulher ambiciosa, patriota casada com um funcionário público que está envolvido em um ambiente bastante corrupto. Maria Teresa rouba risadas do público com uma língua afiada e opiniões polêmicas.
Áurea em Casa de Areia (2005)
Série de comédia que se passa no Brasil do século XIX, mas um take bastante irreverente. Fernanda Torres interpreta Maria Teresa Bulhosa, uma mulher ambiciosa, patriota casada com um funcionário público que está envolvido em um ambiente bastante corrupto. Maria Teresa rouba risadas do público com uma língua afiada e opiniões polêmicas.
Eu Sei que Vou te Amar (1986)
O filme de Arnaldo Jabor, acompanha um casal durante um jogo da verdade, ou quase que uma sessão de terapia filmada, onde grandes revelações de sua relação e vida vem à tona. São apenas os dois atores o tempo todo. De fato, a personagem de Fernanda Torres não tinha um nome específico. Mas mesmo assim, a atriz levou a Palma de Ouro de Melhor Atriz do Festival de Cannes para casa.
É praticamente impossível listar todos os projetos de Fernanda Torres ou até escolher os principais, principalmente quando falamos de novelas - isso sem falar no teatro. Seu currículo realmente é um dos mais extensos em atuação. E além de sua carreira como atriz, ela ainda é escritora e roteirista. Mas não poderíamos fechar esta lista sem fazer uma menção honrosa à novela Selva de Pedra (1986), a mini-série de entrevistas Minha Estupidez (2016) e seu projeto durante o isolamento da pandemia de COVID19 com Fernanda Montenegro, Amor e Sorte (2020).