Quem convive com diversas alergias ou pele sensível sabe a dificuldade de encontrar produtos que não causem irritação e coceira. Hoje em dia, o mercado busca trazer fórmulas mais seguras e livres de componentes químicos que possam desencadear alergias, além de muitos também serem considerados tóxicos para a saúde. Um desses casos, é a criação dos esmaltes hipoalergênicos.
Pode não ser comum a todos, mas a alergia a esmaltes é mais comum do que imaginamos, por isso os esmaltes hipoalergênicos são uma boa opção para que gosta de manter as unhas coloridas e estilosas, mas sem colocar em risco a saúde, ou sofrer com coceira e vermelhidão. Em geral, os esmaltes hipoalergênicos são aqueles livres de substâncias químicas consideradas tóxicas e que desencadeiam reações alérgicas facilmente, como o formaldeído, o tolueno e o dibutilftalato (DBP). Apesar desses serem os ativos mais conhecidos, os esmaltes hipoalergênicos possuem diferentes classificações e nós te contamos tudo sobre elas.
classificações
Os esmaltes hipoalergênicos não são todos iguais, possuindo fórmulas diferentes que variam na falta de diversas substâncias tóxicas. Geralmente, a classificação desses produtos é feita de acordo com a quantidade de substâncias nocivas ausentes. Assim, os esmaltes livres de formaldeído (formol), tolueno e dibutilftalato (DBP) recebem o nome de 3 free, já os livres desses três compostos, além de cânfora e resina são chamados de 5 free. Há também o 7 free e o 9 free, que são as opções mais seguras disponíveis, já que são livres da maior parte dos ativos tóxicos. Essas classificações, em geral, devem estar indicadas nas embalagens, mas se não for possível encontrá-las, fique de olho nas fórmulas e evite essas substâncias.
diferenças entre os esmaltes hipoalergênicos e os comuns
Os esmaltes comuns trazem essas substâncias consideradas tóxicas para aumentar o brilho e fixação do produto, além de melhorar a sua consistência. Apesar de não ter esses ativos, os esmaltes hipoalergênicos conquistam o mesmo visual e coloração dos comuns de forma segura, sem causar danos à saúde ou desencadear reações alérgicas. Porém, como não traz em sua fórmula as substâncias que aumentam a sua durabilidade, podem durar menos tempo, o que se torna uma vantagem na hora de sua remoção, que se torna mais fácil.
Os esmaltes hipoalergênicos, além de mais seguros, também se diferenciam dos comuns quanto ao cheiro. Muitos, pela falta dessas substâncias nocivas, apresentam um cheiro mais suave e não tão forte. Além disso, muitas marcas retiram totalmente a fragrância para evitar o surgimento de possíveis reações alérgicas respiratórias com a inalação do produto.
Assim como os esmaltes comuns, os hipoalergênicos possuem diferentes acabamentos, como o em gel, que apresentam uma durabilidade maior e brilho mais intenso, além de secarem mais rápido, o cremoso que trazem deixam as cores mais intensas e um acabamento uniforme, resultando em uma unha mais natural e tradicional, e os em glitter para aqueles que buscam um glow nas mãos. Separamos sete dicas de esmaltes hipoalergênicos que prometem ser tendência para a primavera, assim você pode ter unhas de arrasar e livres de reações alérgicas.
colorama efeito em gel
O Colorama Efeito em Gel é uma das opções entre os esmaltes hipoalergênicos disponíveis no mercado. Sua fórmula é 9 free, sendo livre de tolueno, formaldeído, DBP, resina de formaldeído, cânfora, parabeno, TPHP, tosilamida de etilo e xileno. Para a primavera, aposte na cor Bronze Chic, um esmalte coral que é ótimo para quem quer investir no tom laranja, mas de forma discreta.
hits efeito em gel
Outra opção entre os esmaltes hipoalergênicos em gel, o Hits é 5 free, deixando de fora de sua composição o DBP, a cânfora, o tolueno, o formaldeído e a resina de formaldeído. Esse produto oferece secagem rápida, maior duração e um acabamento com mais brilho. Vale investir na cor Selfie, um tom de lilás que promete bombar na primavera, trazendo delicadeza e alegria para as mãos.
avon mark gel finish
Esse esmalte hipoalergênico é 7 free, livre de formaldeído, tolueno, DBP, resina, tosilamida, formaldeído e cânfora. Seu acabamento em gel oferece maior brilho e durabilidade. Para deixar as unhas vibrantes e divertidas para a primavera, vale aderir á tendência do Barbiecore e apostar em um esmalte rosa, como o Avon Mark Gel Finish na cor Pink Flúor.
vult cremoso
Com acabamento cremoso, o Vult Cremoso é uma das opções entre os esmaltes hipoalergênicos 5 free, sendo livre de tolueno, formaldeído, dibutilftalato (DBP), resina de formaldeído e cânfora. Sua fórmula oferece alta cobertura, secagem rápida e longa duração. Além disso, conta também extrato de algas marinhas, que hidrata e deixa as unhas mais fortes. Para a primavera aposte na #tápago, que traz um tom de azul vibrante e divertido para as mãos.
risqué cremoso
A Risqué traz diversas opções de esmaltes hipoalergênicos com diferentes acabamentos. O Risqué Cremoso possui secagem rápida e uma cor intensa, além de um pincel pensado para facilitar a aplicação. Uma boa aposta para a primavera é a cor Bianco Puríssimo, que é a cara da estação, trazendo toda a delicadeza e frescor que o momento pede.
essence cosmetics
Para quem busca por opções de esmaltes hipoalergênicos, veganos e cruelty free a Essence Cosmetics pode ser uma boa escolha. Além de serem fórmulados com ingredientes de origem natural e não serem testados em animais, os esmaltes da marca são livres de formaldeído, tolueno, dibutilftalato, álcool e fragrância. Para a primavera, aposte na cor Isn't She Minty, um tom de azul puxado para o menta que promete ser uma das grandes tendências da estação, sendo super refrescante e alegre.
dailus agora sou free
A Dailus lançou recentemente uma coleção de esmaltes hipoalergênicos chamada Agora que Sou Free, que conta com seis opções de cores. A marca lançou os produtos como 15 free, livres de tolueno, formaldeído, dibutiftalato, resina de formaldeído, parabenos, bisfenol A, fosfato de trifenil TPHP, ftalatos, xileno, cânfora, metilisotiazolinona, éter monometílico de hidroquinona, estireno, benzofenona-1 e furfural. Os esmaltes contam com acabamento cremoso, brilho intenso, de rápida secagem e longa duração. Uma boa escolha de cor para a primavera é o verde Nunca Errou, que combina perfeitamente com os dias floridos e ensolarados.