Essa bolsa de palha vai ser sua próxima aquisição

por Giovana Marcon

Essa não é sua bolsa de palha comum! Ao contrário das bolsas de palha tradicionais, que normalmente são feitas de palha de trigo, milho e buriti, as bolsas da Apoena são feitas de folha de butiá - em um processo longo, cuidadoso e 100% manual que resultam em bolsas artesanais incríveis. A marca tem sangue tupi e vem de uma região de terras indígenas, se preocupando em ser  sustentável e realmente mostrar de onde o produto, de quem são as mãos que fabricam ele, da comunidade local e da história.

A ideia de produzir bolsas foi do pai de Maiara Andressa Bonfanti, que viu no projeto a oportunidade de trazê-la de volta de Porto Alegre para Giurá. Desafio aceito, Maia - que é formada em moda - voltou e começou a desenvolver as peças. 

produto - bolsa - palha - inverno - em-casa - https://stealthelook.com.br


Por que o butiá é tão especial?

O butiazeiro é a árvore símbolo de Giruá (existe uma festa anual para comemorar, a Festa do Butiá), então daí sai o conceito da marca de ter referências regionais e exaltar as riquezas brasileiros. O butiá está em extinção e só pode ser colhido na lua cheia e na lua crescente, então não é uma matéria prima de fácil acesso. E por estar em extinção, é preciso de uma licença e também fazer o replantio das folhas, que levam de 5 a 10 anos para nascerem.

O processo de preparo das folhas para o desenvolvimento das bolsas tem alguns passos e pode levar até duas semanas. Depois da colheita, é preciso fazer a secagem das folhas, estalagem e raspagem para que a folha fique mais macia e maleável. Depois de prontas, as as tiras viram folhas de tramas que mais tarde vão para a modelagem e se transformam em bolsas.

produto - bolsa - palha - inverno - em-casa - https://stealthelook.com.br

“Cada peça é exclusiva e autêntica: devido às características das folhas utilizadas na trama, sua coloração vai se modificando dependendo de que pé foi retirado a folha, quanto tempo ficou na secagem, quantidades de vezes que o produto foi raspado e muitas outras características que as transforma em um produto único, exclusivo e cheio de glamour”

produto - bolsa - palha - inverno - em-casa - https://stealthelook.com.br

Misturando sustentabilidade e design, o resultado é um produto único e uma marca 100% brasileira, sustentável, exclusiva e artesanal. Com todo o processo manual, o valor agregado às bolsas é totalmente diferente, é justamente o encanto da peça.

“Sua criação vem da vontade de oferecer uma alternativa de design de moda sustentável com consumo consciente, uma reconexão com a natureza e que, mesmo assim, tenha valor de moda em seus produtos. Desse modo, espera-se garantir um futuro mais sustentável para as próximas gerações.”

STEAL THE LOOK ON instagram


Deixe um Comentário
Você também vai gostar