A tendência dos anos 80 que está de volta com força total nos próximos meses atende por jaquetonas de couro — aquelas formas amplas, com presença de sobra e, muitas vezes, ombros marcados. Impulsionada por desfiles recentes e pelo olhar de estilistas que circulam entre o clássico e o moderno, a jaqueta de couro, oversized, estruturada ou com detalhes inesperados, voltou ao centro das atenções. A seguir, te contamos mais a tendência no seu primor, sua releitura atual e por que ela caiu nas graças das it-girls do momento. Vem ver mais!

a tendência do couro nos anos 80
Nos anos 1980, o couro migrou para o mainstream, simbolizando atitude, rebeldia e presença. Jaquetas e blazers em couro apareceram com ombreiras, shapes amplos e cortes marcantes, tanto na moda masculina quanto feminina. Era uma época em que exagero e contraste eram bem-vindos — a peça carregava tanto o espírito do rock quanto influências do power dressing que dominavam as ruas.
O couro estava em tudo: desde editoriais de moda a videoclipes icônicos, e se tornou sinônimo de força e expressão individual. Hoje, essa herança visual é revisitada com menos ênfase no excesso dos anos 80 e mais foco na versatilidade e impacto estilístico.

uma releitura fiel e moderna
Nos últimos desfiles de Anthony Vaccarello para a Saint Laurent, o couro ganhou novas formas. O designer resgatou o volume e a presença da jaqueta de couro oversized em com cortes limpos, acabamentos refinados e detalhes pensados para o guarda-roupa do dia a dia.
As peças transitam entre o utilitário e o elegante: ombros marcados aparecem de forma menos dramática do que no original 80s, os comprimentos variam do cropped ao longo e os leathers ganham texturas e lavagens que funcionam tanto de dia quanto à noite.

a peça que caiu na graça das it-girls a vida toda
Se o desfile ajuda a consolidar a tendência, é no street style que ela se materializa de verdade. It-girls como Hailey Bieber, Bella Hadid e outras figuras influentes repetem a jaqueta de couro em suas combinações, do pretinho básico com jeans ao look de festa.
A escolha recorrente das celebridades reflete o apelo fácil da jaqueta: ela pode funcionar como camada principal de um look neutro ou como ponto de contraste em produções mais elaboradas. Nos feeds e nos eventos, ela aparece tanto em versões clássicas pretas quanto em tons mais ousados.
Leia mais: Looks básicos de celebridades para copiar e ficar muito estilosa

e com usar essa tendência dos anos 80 em 2026?
Em visuais que misturam texturas e tecidos diferentes, o contraste entre calças ou saias e a jaqueta de couro é garantia de personalidade. É aquele tipo de look certeiro que funciona muito bem em produções noturnas, sem esforço.

Apesar de tons escuros como preto e marrom serem mais práticos e populares, também vale ousar no visual apostando em cores vibrantes, como vermelho ou roxo, que trazem um ar mais fashionista à peça.

Outro combo que funciona especialmente bem no inverno é adicionar animal print à produção. A junção entre couro e estampas animalescas cria um visual forte, atual e extremamente fashion.

A jaqueta de couro também pode funcionar como um ótimo ponto de contraste no look, seja pelo shape ou pela cor. O visual acima mostra bem como uma produção neutra e básica ganha outra leitura com uma peça oversized e cheia de presença.

Por fim, impossível deixar de fora o clássico couro + jeans (ou sarja). Uma dupla infalível que atravessa gerações e continua firme e forte no street style até hoje.
