Que loucura! De repente estamos em junho e, com o sexto mês do ano, vem ela: a festa junina. Você gosta? Porque eu adoro, principalmente os comes e bebes. Junto com a curadoria de quermesses e agitos juninos (e julinos!), é hora de começar também a pensar nos looks de festa junina e existe uma estampa perfeita para a ocasião.
Se você pensou no xadrez, errou. Mas não foi por muito! Vamos falar sobre o vichy, um quadriculado simpático, romântico e clássico que combina com a época, porém pode ir muito além dos looks de festa junina.
A estampa, que foi acolhida pela tendência cottagecore e depois pela estética coquette, e estampou até o figurino do filme "Barbie" no ano passado, é a aposta novamente.
de onde surgiu o vichy?
A estampa tem origens que remontam ao século XVII na França, na cidade de Vichy, localizada na região de Auvergne. Originalmente usada em tecidos de algodão leve, essa padronagem se popularizou inicialmente entre os camponeses, devido ao seu material prático e durável. Com o passar do tempo, a estampa foi adotada em diversas peças de vestuário, desde vestidos e saias até acessórios como lenços.
Durante os anos 1950, a estampa vichy ganhou destaque no mundo da moda graças à atriz Brigitte Bardot, que usou um vestido com a padronagem em cena no filme "Babette Goes to War". A partir de então, a print começou a aparecer regularmente nas coleções de primavera e verão de muitos estilistas.
nas passarelas
No último desfile Cruise da Chanel uma versão atualizada do vichy surgiu nos looks.
Cecilie Bahnsen, Bottega Veneta e Versace são outras marcas que trouxeram a estampa nas suas apresentações de primavera-verão 24.
tá, mas e nos looks de festa junina?
O vichy foi adotado prontamente pelas influenciadoras que encabeçam o estilo das Portuguese Girls, como Rita Montezuma. O vestido midi é simples, mas entrega tudo quando o assunto é look de festa junina.
Para incrementar mais a peça, escolha uma versão com gola boneca, outra tendência do ano.
A saia de vichy é uma ótima peça para investir, pois, além da festa junina, ela funciona muito bem no dia a dia, como essa combinação com camisa branca e a flor do momento, a rosa.
Leia mais: É a vez da rosa na moda! Vem ver essa tendência 2024
Outra forma de implementar essa estampa perfeita para a época junina é em uma terceira peça, como o colete.
Outro bottom vichy que fica incrível em looks de festa junina e em outros momentos é a calça. Esta, da Vic Montanari, é ainda mais divertida porque tem até babados na barra!
Para as ousadas, mesclar o vichy com outra estampa é cool na medida.
E se você for mais discreta, o vichy em preto e branco, e em um bottom básico como os shorts, é uma excelente alternativa para usar na festa junina e no resto do ano todo.