Essas collabs de tênis estilosos vão deixar qualquer um enlouquecido!

por Izabela Suzuki

Dois calçados roubaram nossa atenção nos últimos dias da Paris Fashion Week — na verdade, duas collabs de tênis estilosos que prometem ser os novos objetos de desejo. De um lado, a união entre dois gigantes da moda clássica; do outro, a fusão de marcas com uma pegada mais disruptiva. Sim, estamos falando de Valentino x Vans e Balenciaga x Puma.

Os modelos fizeram seu debut nas passarelas, mas os mais atentos já tinham recebido algumas pistas. Alessandro Michele, diretor criativo da Valentino, deu pequenos spoilers durante o evento Forces of Fashion em Roma, sugerindo que a Vans poderia aparecer em suas coleções. Já a Puma havia soltado uma prévia do seu icônico Speedcat, repaginado sob a estética ousada de Demna Gvasalia.

Balenciaga X Puma

Lançado originalmente em 1988 para pilotos de Fórmula 1, o PUMA Speedcat ressurge como um ícone da Geração Z, impulsionado por fashionistas como Emily Ratajkowski e Dua Lipa. Agora, a silhueta ganha um novo fôlego com a releitura da Balenciaga do Speedcat Ultrasoft, que mistura o design original à estética desgastada e futurista da grife.

O modelo mantém a icônica camurça, mas traz um bico alongado e um efeito de desgaste intenso na sobreposição branca do painel lateral. A marca da Balenciaga, aplicada em folha de ouro na língua e na lateral, adiciona um toque luxuoso, enquanto a numeração aparece estampada na parte de trás do calcanhar.

Além do sneaker, a colaboração apresenta a Balenciaga x PUMA Marché Bag, uma bolsa statement inspirada nas sacolas plásticas de compras, mas confeccionada em Dyneema, a fibra mais resistente do mundo. A coleção faz parte do inverno 2025 da Balenciaga e será lançada ainda este ano nas lojas e no site oficial da marca.

Valentino x Vans

Já na Valentino, os tênis roubaram a cena no mais recente desfile "Le Méta Théâtre Des Intimité" ("O Meta Teatro da Intimidade") de Alessandro Michele. A Valentino escolheu o Vans Authentic como base para sua mais nova colaboração, trazendo um toque de sofisticação ao clássico sneaker conhecido por sua sola aderente — ideal para o lifestyle skatista. A parceria mantém a essência do modelo original, mas ganha vida com tons vibrantes, padrões desencontrados e a assinatura inconfundível do “V” de Valentino.

Tênis branco com padrões coloridos e meias altas em fundo vermelho, parte de collabs de tênis estilosos.
Foto: Valentino F/W 2025 (Reprodução/Valentino/Divulgação)


De acordo com o portal Highsnobiety, curiosamente, essa não é a primeira vez que Alessandro Michele se aventura no universo da Vans. Durante sua era na Gucci, o estilista colaborou com a Vans Vault, a linha premium da marca, para uma coleção que transformou os icônicos slip-ons em peças de estética maximalista, com patchworks e bicos pontiagudos. O flerte entre luxo e streetwear foi tão intenso que até chegou ao Roblox, provando que o crossover entre essas estéticas segue mais forte do que nunca!

O lançamento não tem uma data definida, mas parece que promete ser uma das maiores e mais desejadas collabs de 2025.

Você também vai gostar