Ainda nesta semana, fizemos uma pauta listando os sapatos feios que são tendência entre as fashionistas. No entanto, há um modelo específico que ainda não foi citado, mas que apresenta fortes indícios de se tornar o sapato polêmico de 2025. Sua popularidade cresce gradualmente, mas de maneira constante e silenciosa ao longo dos anos. Adivinhou? Estamos falando dos sapatos transparentes.
Destaque nas últimas semanas de moda de marcas como Bottega Veneta, Gucci, Diesel, Versace, Simone Rocha, Chloè e Rabanne, os modelos variam de flats a ultraplataformas. Isso reforça que a transparência, além de marcar presença nas roupas — como vimos este ano —, também será protagonista nas principais tendências de sapatos do próximo ano. Um dos primeiros sinais de que essa trend não seria passageira foi o sucesso das sapatilhas de telinha, que rapidamente conquistaram as trendsetters e hoje estão presentes em praticamente todas as lojas que vendem calçados.
Leia também: Sapatos polêmicos que bombaram nas semanas de moda verão 2025
Outra razão para acreditar que os calçados transparentes serão o sapato polêmico de 2025 está nas celebs que já adotaram a tendência. Jennifer Lopez, conhecida por sua paixão por saltos altos, foi recentemente vista usando as plataformas Tan-Go da Valentino, feitas de plexiglass transparente — um modelo que, longe de passar despercebido, reafirma o potencial desse ugly shoe para o próximo ano.
Olivia Rodrigo também aderiu à trend. No mês passado, durante sua aparição no The Tonight Show Starring Jimmy Fallon, ela combinou um vestido vermelho com studs da Ludovic de Saint Sernin com sandálias da Amina Muaddi. A combinação, apesar de controversa, trouxe o equilíbrio perfeito, fazendo com que a transparência parecesse atemporal e clássica, em vez de apenas moderna.
Kim Kardashian não ficou fora dessa e apostou na estética Y2K durante o Academy Museum Gala, onde usou uma peça couture de lingerie vintage da coleção primavera/verão de 1998 de Thierry Mugler, joias Tiffany & Co e sandálias transparentes nos pés.
Outras celebridades também têm apostado nesse sapato polêmico. Elle Fanning usou um par da Aquazzura para complementar seu vestido de lantejoulas prateadas da Balmain. Já Blake Lively foi vista com sapatos de PVC da Christian Louboutin em sua edição de setembro para a Vogue. Com tantas celebs aderindo a essa moda, fica cada vez mais evidente que os calçados transparentes têm tudo para consolidar sua posição como o sapato polêmico de 2025.
Agora quero saber: está preparada para o retorno desses calçados controversos? Role para baixo e descubra pares estilosos para investir antes de todo mundo.