Quando pensamos em vestidos de noiva, é comum imaginarmos modelos clássicos, com aplicações de renda no corset, longas caudas, tule e volume. No entanto, algumas noivas marcaram a história justamente por apostar em escolhas nada óbvias.
A Princesa Diana, por exemplo, usou um vestido que seguiu as principais tendências dos anos 80, mas de forma ainda mais exagerada, com mangas bufantes e a maior cauda da história da realeza britânica. Já Kourtney Kardashian quebrou os padrões ao escolher um vestido curto e justo da Dolce & Gabbana, combinado com um véu dramático.
Se você busca inspirações fora do tradicional para o grande dia, confira nossa seleção de vestidos de noiva usados por celebridades e personalidades que mais amamos:
Leia também: Essas são as 7 principais tendências de anéis de noivado para 2025
8 vestidos de noiva nada tradicionais que amamos
sabrina sato
Um dos vestidos de noiva mais icônicos dos últimos tempos foi o da nossa fashion icon brasileira, Sabrina Sato, e não poderíamos começar por outra pessoa. Para seu casamento com Nicolas Prattes, a apresentadora apostou em um modelo de alta-costura Giambattista Valli, com styling assinado por Pedro Sales.
O vestido exuberante, com corset ajustado ao corpo e mangas bufantes, reflete a estética dos anos 80. O styling foi tão marcante quanto o vestido, com um maxi laço sobre o véu, brincos statement e luvas elegantes, fechando o visual com chave de ouro — digno da fashionista que ela é.
kourtney kardashian
Já Kourtney Kardashian, para seu casamento com Travis Barker, optou por um vestido curto em formato de espartilho, adornado com detalhes de renda que realçavam sua silhueta. A peça, assinada por Dolce & Gabbana, foi inspirada na lingerie italiana dos anos 60.
O visual foi complementado com perfeição por um véu longo de renda feito à mão, que trazia a imagem da Virgem Maria e as palavras "family", "loyalty" e "respect" bordadas, uma referência às tatuagens de Travis. Além disso, Kourtney usou luvas brancas e um scarpin branco rendado que traziam um toque romântico e sofisticado à composição.
Curiosamente, a inspiração para o vestido curto veio do videoclipe "November Rain", da banda Guns N' Roses. Em entrevista à Vogue, Kourtney revelou que, ao assistir ao clipe com Travis na noite anterior ao noivado, ambos concordaram que aquele estilo seria perfeito para o casamento.
nath araujo
A influenciadora e ilustradora Nath Araújo apostou em um vestido que refletisse ao máximo sua personalidade. Criado em parceria com a marca espanhola YolanCris e a boutique Casamarela, o modelo foi desenvolvido sob medida, com Nath participando ativamente de todo o processo de criação. Após meses de alinhamento para garantir que cada detalhe traduzisse seu estilo, ela viajou até Barcelona para acompanhar de perto a confecção da peça no ateliê da YolanCris.
Assim como o vestido de Kourtney Kardashian, o modelo escolhido pela influenciadora era curto e inspirado nos anos 60. Sua base era um espartilho estruturado com barbatanas forradas em seda e uma fina tela de guipir, enquanto a parte externa apresentava uma renda francesa geométrica exclusiva, bordada com cristais opacos, brancos e perolados. O visual foi enriquecido com flores de seda aplicadas manualmente e uma capa dupla assimétrica de tafetá de seda, com um grande laço e plumas, adicionando um toque dramático e sofisticado à produção.
princesa diana
Essa pauta não estaria completa sem mencionar o vestido da Princesa Diana. Em seu casamento, Lady Di usou um modelo desenhado pelos estilistas David e Elizabeth Emanuel, confeccionado em tafetá de seda marfim e cuidadosamente adornado com renda antiga, bordados feitos à mão, lantejoulas e aproximadamente 10.000 pérolas. Seguindo a tradição, o vestido também incorporou elementos simbólicos: uma peça de renda antiga representava o "algo velho", a tiara Spencer fazia o papel de "algo emprestado", e uma fita azul costurada na cintura trazia o "algo azul".
Um dos detalhes mais emblemáticos da peça foi a cauda de 7,6 metros, a mais longa já vista em um casamento real até então. O véu de tule de seda, igualmente impressionante, tinha quase 8 metros de comprimento e foi sustentado pela tradicional tiara da família Spencer. Já os sapatos, desenhados por Clive Shilton, apresentavam salto baixo e traziam as iniciais "C" e "D" pintadas nos arcos dos calcanhares.
A título de curiosidade, como precaução contra vazamentos na imprensa, os designers criaram um segundo vestido de noiva. Essa versão alternativa, também em tafetá de seda marfim, possuía detalhes bordados na bainha e nas mangas, mantendo a essência do modelo original escolhido por Diana.
olivia palermo
Dentre os vestidos de noiva mais ousados que já mencionamos por aqui, temos a Olivia Palermo, que renovou seus votos com Johannes Huebl no ano passado, após 10 anos de casamento.
Para a ocasião, a influenciadora e empresária apostou em um vestido de noiva assinado por Giambattista Valli, que refletia seu estilo pessoal e incorporava algumas das principais tendências do ano, como laços, recortes ousados, rendas e muitos babados. Não satisfeita, Olivia usou mais dois vestidos durante a celebração: um longo e volumoso em verde oliva, e outro, também volumoso, com mangas bufantes e modelagem ombro a ombro, em branco com detalhes pretos na parte superior.
solange knowles
Casamento, automaticamente, nos faz associar a imagem de uma noiva usando um vestido longo e branco. No entanto, a cantora Solange Knowles fugiu do convencional e escolheu nada menos que um macacão branco com capa, assinado por Stéphane Rolland. A peça tinha linhas limpas, um decote redondo e um shape ajustado ao corpo.
Mas esse não foi o único look do dia! Solange começou a celebração de forma icônica, chegando de bicicleta ao lado do noivo, usando o macacão e depois, para a cerimônia, trocou para um vestido longo com capa, assinado por Humberto Leon para a grife Kenzo, mantendo a estética sofisticada e moderna que marcou o casamento.
sarah jessica parker
Por último, mas não menos importante, nossa eterna Carrie Bradshaw, Sarah Jessica Parker, surpreendeu ao optar por um vestido preto nada convencional para se casar com Matthew Broderick em 1997. A peça, assinada pela estilista Morgane Le Fay, tinha um design minimalista com babados, refletindo o desejo do casal de evitar os holofotes e manter a cerimônia íntima.