Esses sapatos retrô estão de volta às principais tendências de 2025!

por Sofia Chel

Uma coisa é certa: a moda é cíclica, e tudo pode voltar — goste você ou não. Os sapatos retrô são a prova viva disso. Em 2025, modelos clássicos que marcaram gerações ressurgem repaginados, unindo nostalgia e mantendo o mesmo DNA de quando foram lançados.

Desde o ano passado, temos visto versões de calçados queridinhos voltarem aos holofotes e caírem no gosto popular das fashion girls. Por isso, resolvemos listar 8 sapatos retrô que estarão de volta entre as principais tendências de 2025. Confira a seguir: 

8 modelos de sapato retrô que estão bombando!

Casaco xadrez longo sobre jeans e blusa azul com suéter vermelho. Estilo urbano segue principais tendências de 2025.
Foto: @francescaperks (Reprodução/Instagram)


dockside

O dockside é aquele sapato clássico, com um design marcante que possui solado de borracha antiderrapante e costuras aparentes. Atualmente, é um dos calçados mais queridinhos da Miu Miu — e nem preciso dizer que tudo o que a grife lança vira tendência!

Pessoa em frente a porta preta, usando moletom e saia preta, com cabelo trançado e óculos. Estilo urbano.
Foto: @alessiagolfetto (Reprodução/Instagram)

puma speedcat

Desenvolvido originalmente para pilotos de corrida, o Speedcat se tornou um ícone dos anos 2000 quando a Puma lançou sua versão comercial. Predominantemente de camurça, com solado baixo e design aerodinâmico, o modelo combina estilo esportivo e conforto. Com seu relançamento em 2024, esse sneaker voltou com tudo e conquistou de vez o streetwear.

Pessoa com jaqueta de couro, jeans e tênis, sentada, segura café. Estilo casual reflete principais tendências de 2025.
Foto: @missjamiefirth (Reprodução/Instagram)

chuck taylor

Outro tênis clássico que voltou ao topo das principais tendências de 2025 é o Chuck Taylor All Star da Converse. Embora nunca tenha realmente saído de cena, este modelo está sendo impulsionado pela nostalgia da era Y2K e por colaborações com marcas de luxo. Parcerias recentes, como a colaboração com a grife Isabel Marant, que resultou no Chuck 70 Wedge, têm aumentado ainda mais sua popularidade. ​

Pessoa atravessa a rua usando suéter colorido, saia jeans e sapatos retrô. Trânsito urbano ao fundo.
Foto: @vicmontanari (Reprodução/Instagram)

clog

Os clogs são aqueles sapatos retrô que dividem opiniões, mas seguem sempre em alta — seja na boca ou nos pés das fashionistas. Com um design inspirado nos tradicionais tamancos de madeira, eles apresentam um cabedal completamente fechado, geralmente em couro, e um salto robusto de plataforma, que pode ser feito de madeira ou borracha. O bico arredondado e a ausência de fechamento, como cadarços, garantem praticidade ao calçar.

Grifes como Chloé, Hermès e Bottega Veneta já apostaram nesse calçado, consolidando-o como um dos principais sapatos tendência de 2025.

Mulher com saia jeans e top branco caminha em rua urbana, usando sapatos retrô de salto.
Foto: @_livmadeline (Reprodução/Instagram)

thong heels

Entre todas as tendências do Y2K, você certamente se lembra dos thong heels. Se o nome não te soa familiar, aposto que já viu um tamanco de dedo que se assemelha a um chinelo de salto bem baixinho. Pois é, ele está novamente entre os sapatos retrô do momento!

Pessoa com jaqueta preta, saia longa e sapatos retrô com meias brancas, em frente a parede clara.
Foto: @nlmarilyn (Reprodução/Instagram)

sapato boneca

O sapato boneca, ou Mary Jane, como também é conhecido, é outro modelo polêmico, mas, diga-se de passagem, um dos mais românticos e confortáveis. Sua característica principal é a alça que prende o pé, garantindo mais firmeza ao caminhar — um verdadeiro alívio para quem tem pés finos e sofre com sapatos que ficam soltos e saem com facilidade.

Clássico e versátil, esse calçado já foi um queridinho das colegiais e, agora, retorna repaginado, com saltos mais altos, plataformas robustas, coloridos e com novos acabamentos, provando que pode ser tão estiloso quanto atemporal.

Modelo usa botas de cano alto e jaqueta preta em frente a prédio histórico. Os sapatos retrô complementam o look.
Foto: @sofiamcoelho (Reprodução/Instagram)

over the knee boots

A mais temida de todos os paredões: as over-the-knee boots, ou, em tradução livre, botas acima do joelho, são aquelas que cobrem boa parte da perna, trazendo visual marcante e bem ousado. Embora sua origem remonte a séculos passados, elas ganharam destaque nos anos 60, quando grifes como Balenciaga e Yves Saint Laurent apostaram no modelo, consolidando o sapato como símbolo de sensualidade.

Desde então, essas botas foram e voltaram das tendências, tendo sua última grande aparição por volta de 2010. Agora, se depender das últimas semanas de moda, elas estão definitivamente de volta! Marcas como Gucci, Chloé e Fendi trouxeram novas versões para as passarelas, enquanto celebridades e fashion girls já apostaram nesse sapato.

Pessoa com botas de sapato retrô, shorts claros e blusa preta na faixa de pedestres em rua urbana.
Foto: @gracealexandriaa (Reprodução/Instagram)

bota western

As botas estilo western continuam em alta, e o último desfile da Prada para o outono/inverno masculino de 2025 só confirmou essa teoria. A coleção trouxe versões repaginadas das clássicas botas de cowboy, com estampas florais, cores vibrantes, bicos pontudos e um acabamento propositalmente desgastado, reforçando o toque vintage e autêntico desse estilo.

Você também vai gostar