Está Na Raiz: Razões Para Apostar No Detox Capilar

por Lara Lincoln

A preocupação com os fios já faz parte da nossa rotina de cuidados. Porém, quantas vezes você deixou de lado a atenção com o couro cabeludo? Pois é, a raiz é responsável pela saúde, volume, vitalidade e força dos fios e, geralmente, deixamos essa região de lado para focar apenas no comprimento do cabelo. E, acredite: se a raiz não receber os cuidados corretos, ela pode prejudicar o crescimento e ocasionar quedas e quebra nas madeixas. Isso acontece porque diversos resíduos de produtos e impurezas se acumulam no local e entopem os folículos, ou seja, o quadro de oleosidade piora causando caspas, irritações e outros problemas que comprometem a força capilar.

Além disso, o couro cabeludo é extramente sensível e sofre os danos de fatores externos como sol, altas temperaturas do secador, sal, cloro e ouros agentes que influenciam diretamente na saúde da região. Por isso, é importante criar uma rotina específica para cuidar da raiz, é o chamado detox capilar, um processo que remove todas as impurezas e equilibra o pH do local com produtos mais naturais e com fórmula balanceada. Quem explicou todos os detalhes sobre o tratamento foi o hairstylist, Julio Crepaldi, em um vídeo exclusivo para a Beleza Na Web, e-commerce e portal de conteúdo exclusivo de beauté. O expert em fios deu alguns truques sobre cuidados terapêuticos com o couro cabeludo e revelou a importância da massagem na área. Não perde tempo e dá o play: 

Mas calma porque ainda não acabou! Separamos outras dicas infalíveis para cuidar do couro cabeludo e manter a saúde dos fios em dia: 

limpeza profunda
Alanna Arrington
Foto: Alanna Arrington

Faça a limpeza profunda semanalmente. Os shampoos antirresíduos removem todas as impurezas e resquícios de produtos que se acumulam nos fios e raiz. Assim, o cabelo fica preparado para receber agentes hidratantes e nutritivos que não conseguem penetrar na fibra capilar sem que ela esteja limpa e livre de acúmulos de produtos. 

ingrediente natural
Jessica Alba
Foto: Jessica Alba

Sim, fórmulas que levam ingredientes naturais fazem toda a diferença na saúde do couro cabeludo. Isso acontece porque os produtos são mais leves, hipoalergênicos e aliviam coceiras, caspas e vermelhidão. Um bom agente é o tea tree, ou óleo de melaleuca, que equilibra o pH, controla a oleosidade e elimina as descamações. 

raiz do cabelo
Kalysse Anthony
Foto: Kalysse Anthony

Anota a dica: condicionares, máscaras e leave-ins precisam passar longe da raiz. Aplique, apenas, no comprimento do cabelo - sempre abaixo da orelha - e não exagere na quantidade. O acúmulo desses produtos emolientes na região entope o bulbo capilar e piora o quadro de oleosidade. Se os seus fios forem muito oleosos, vale até diluir o condicionador em um pouco de água antes de aplicar no cabelo. 

temperatura certa
Shay Mitchell
Foto: Shay Mitchell

Você pode até amar o banho quente, porém, a temperatura alta é extremamente prejudicial ao couro cabeludo. A água quente estimula as glândulas sebáceas da região e piora a produção de oleosidade, isso acontece porque a alta temperatura remove os óleos naturais dos fios e causa o efeito rebote, quando o nosso organismo produz mais óleo para suprir o que foi retirado. Por isso, água morna, sempre! 

cuidado com o cabelo
Vanessa Hudgens
Foto: Vanessa Hudgens

Nós protegemos os nossos fios com protetores térmicos, porém, é quase impossível proteger a raiz, já que não podemos aplicar esses produtos diretamente na região. Ou seja, mantenha o secador com o mínimo de 20 cm de distância da região. O calor estimula o excesso de oleosidade e também sensibiliza a região. A mesma dica vale para a chapinha e babyliss, nada de chegar muito perto da raiz. 

Você também vai gostar