Estamos todos delulu das ideias?

por Giulia Coronato

Esses dias enquanto rolava sem parar pelo feed do meu TikTok - que normalmente é recheado de vídeos de receitas, tutoriais de maquiagem e recortes de podcasts -  me deparei com um novo termo sendo discutido por duas mulheres em uma conversa em que elas juravam ter conseguido tudo o que queriam do dia para a noite, tudo graças a uma pequena mudança de mentalidade e perspectiva: terem se tornado pessoas delulu

Sim, você leu certo, o termo em questão e a mudança de perspectiva que ocasionou uma melhora extrema na vida dessas mulheres é chamado de delulu. Depois de ter visto aquele vídeo de pouco mais de um minuto falando sobre o tema, acabei entrando em um looping e passei boas horas buscando sobre o tópico, que já conta com uma hashtag com bilhões de visualizações. Mas o que significa o termo delulu e o que é de fato uma pessoa delulu? Vamos a etimologia da coisa, delulu vem da palavra delusional - isto é, “delirante” em inglês - mas o significado não é diretamente ligado a tradução e se assemelha muito mais a uma mentalização e manifestação de uma vida ideal, ou ao menos, melhor. 

It girls - delulu, vestido brilhante, plumas, paris - delulu - Inverno - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Carla Ginola (Reprodução/Instagram)


O termo surgiu na comunidade K-Pop há alguns anos e a definição, segundo o urban dicionary, é: “uma fã delirante que acredita que pode e vai ter um relacionamento amoroso com seu ídolo ou celebridade favorita, investindo uma quantidade exagerada e não saudável de tempo e energia nesse ídolo". 

Atualmente o delulu passa longe dessa definição - criada em 2014 - e muitos criadores de conteúdos e influenciadoras, clamam que o termo é um estilo de vida, que se resume em viver em um mundo criado dentro de sua mente, alheio a realidade. Eu sei que parece papo de doido, mas no fundo, a mentalidade é positiva. Os delulu sugerem que tenhamos uma perspectiva mais positiva e otimista da vida e dos acontecimentos, ou seja, independente de um algo ter sido considerado bom ou ruim no presente, você tem que pensar que foi a seu favor, e aconteceu pelo seu bem. Por exemplo, se você terminou um relacionamento hoje, você não deveria ficar triste ou sofrer pela perda daquela pessoa, e sim ficar feliz pois acredita que isso aconteceu conspirando a seu favor e que agora você tem uma barreira a menos entre você e o verdadeiro amor da sua vida. Entendeu a pegada? O mindset delulu é basicamente uma lei da atração, que sugere que independente do que aconteceu que se fez no presente, foi para o bem do seu futuro. 

It girls - delulu, biquini, beachwear, mascara facial - delulu - Inverno - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: @xeniaadonts (Reprodução/Instagram)

Para entendermos um pouco mais sobre os delulu e no que eles se baseiam, conversei com uma das criadoras de conteúdo a frente do tema aqui no Brasil, a jornalista de moda Laryssa Alarcon. Ela nos contou absolutamente tudo o que precisamos saber sobre o tema e como ele mudou na prática sua vida. 

_vamos começar do começo, o que significa ser uma pessoa delulu?

L.A.: "Bom, delulu nada mais é do que você criar uma narrativa na sua cabeça e acreditar que aquilo é verdade. A primeira vez que eu tive contato com esse tipo de conteúdo foi há um pouco mais de um ano. Foi uma época muito marcante na minha vida, então a primeira vez que eu vi fiquei muito marcada. Um dos primeiros vídeos que eu vi foi de uma menina falando algo mais ou menos assim, "best, se o seu namorado não te comprou flores, não se preocupe, ele está juntando dinheiro para te comprar uma Hermès." Ele surgiu no TikTok dessa maneira meio sarcástica e cômica, uma brincadeira entre garotas, mas evoluiu muito rápido, virando um conteúdo mais sério e cheio de conselhos úteis, que fui tomando para mim, anotando em um caderno e refletindo bastante. Hoje tem muito conteúdo bom e completo sobre o tema, que é o que eu tento fazer, para trazer essa mentalidade de que o que você acredita é verdade. A ideia é não ser tão avoada, mas também não ser 100 % realista."

_quais os benefícios que você encontrou na prática?

L.A.: "Quando me deparei com o delulu estava passando por uma fase muito delicada na minha vida. De muitas transições, incertezas e sentimentos novos. Realmente não estava bem, minha autoestima estava muito abalada, tinha acabado de terminar um relacionamento, estava incerta com meu futuro profissional, muito acima do peso, em um trabalho que não era feliz, enfim...  Mas, quando comecei a mudar minha perspectiva e minha forma de olhar para a minha realidade, tudo mudou. Eu vivia repetindo que meu trabalho era transitório e até o meio do ano que vem eu estaria no trabalho dos meus sonhos, eu não fazia a menor ideia de como isso ia acontecer, mas eu sabia que uma hora ou outra, iria! Eu comecei a me enxergar da forma que sempre quis ser, amar o meu corpo e me respeitar. E isso refletiu diretamente na forma como eu tratava ele. Eu comecei a tentar me ver pelos olhos da Laryssa do futuro, e escutar o que ela estava me falando. Com isso, movimentações começaram a acontecer, eu sai da minha zona de conforto, fui atrás dos meus sonhos e o universo sempre conspirando a meu favor!"

_existe algum guia ou passo a passo de como se tornar uma pessoa delulu?

L.A.: "Vamos ao passo a passo Delulu 0800

- finja até que atinja;

- seja obcecada por você mesma;

- proibido se auto sabotar;

- xô negatividade;

- tudo é um sinal;

- acredite que o que você deseja, já aconteceu;

- não se preocupe."

_é comum vermos muitas críticas ao termo, pessoas comentando que é desassociação da realidade, por exemplo. qual sua percepção sobre esses comentários?

L.A.: "Esse é um assunto super delicado e importante de abordarmos. Recebi diversos comentário em vídeos meus de pessoas brincando com laudos psiquiátricos, desmerecendo doenças sérias que impactam a vida das pessoas. Eu sempre soube que haveria a possibilidade de ser mal interpretada, mas tenho certeza que quem se permite ouvir de verdade vai mudar o pensamento. Sempre recebo relatos de pessoas que começaram a me acompanhar me achando maluca e no final começaram a ver sentido e aderiram o delulu pra vida. Eu estou ali única e exclusivamente para ajudar meninas a terem o progresso e o sentimento que eu tive, de sair do fundo do poço e chegar num lugar que ela se orgulhem de si mesmas! Comentários negativos sempre vão ter, mas tudo bem, sabe? As pessoas podem comentar o que elas quiserem, mas eu sei que quem está disposto a ouvir, quem está disposto a entender vai fazer o esforço pra pra ver que realmente não tem maldade, que eu estou ali só pra ajudar."

_o que você falaria para quem quer começar ser delulu?

L.A.:  "O que eu falaria pra quem quer começar a ser delulu, ou ao menos compreender? O principal e o primeiro passo é você acreditar. As crenças limitantes existem e vão barrar seus sonhos se você não quebrá-las e começar a acreditar em si mesmo. Então a primeira coisa é você acreditar que pode se desvincular dessas suas crenças limitantes. Quando eu comecei a acreditar que tudo o que eu desejava na minha vida seria meu as coisas começaram a mudar. Quando você acredita que você é capaz de alguma coisa, que você merece alguma coisa, você a terá. Um hora ou outra."

E aí? Já se convenceu a ser delulu, ou é delírio demais pra você?

Você também vai gostar