Eu uso coletor menstrual há 6 anos e aqui está tudo o que você precisa saber para finalmente dá-lo uma chance

por Giulia Coronato

Antes de começarmos a falar da minha experiência com o coletor menstrual, quero falar que não sou especializada no assunto e muito menos médica. Esse na verdade é só um relato sincero e honesto de alguém que se encontrou num produto e que teve sua vida e seu ciclo menstrual completamente transformados e melhorados.  

Eu comecei a usar o coletor menstrual quando tinha 16 anos, num primeiro momento ele surgiu como uma alternativa para o meu fluxo menstrual, que era super alto e constante, eu passava 7 dias menstruada e com um grande volume de sangue durante todos esses dias. Os absorventes externos e internos acabavam não dando conta e eu tinha que trocar o absorvente praticamente a cada hora. 

Foi então que uma amiga me falou sobre o coletor e disse que, apesar dele ainda não ser muito usado ou democratizado, que talvez fosse me ajudar e se adaptar melhor as necessidades do meu ciclo. Foi então que uma luzinha da esperança se acendeu e eu mergulhei fundo em pesquisas em torno do coletor menstrual e a paixão foi no ato. Por isso, resolvi abrir meu coração e falar sobre esse produto que tanto me ajudou e continua me ajudando, pois muitas mulheres ainda não conhecem e se conhecem tem um pézinho atrás na hora de dar uma chance.

It girls - Coletor menstrual - Coletor menstrual - Inverno - Em casa - https://stealthelook.com.br


Apesar de ser pauta recente nas conversas e debates, o primeiro coletor menstrual é datado de 1937 e foi inventado pela americana Leona Chalmers. Os primeiros protótipos eram feitos de borracha, mas após a escassez da borracha na Segunda Guerra Mundial, os copinhos meio que sumiram do mapa. Leona tentou voltar com a tecnologia do coletor diversas vezes, mas o assunto era um tabu imenso na época e a maioria das mulheres olhavam com cara feia e duvidavam de um objeto estranho sendo inserido em seu corpo.

Décadas e décadas depois, nos anos 2000, o copinho voltou. Dessa vez, feito de silicone e recomendado por muitos ginecologistas, sendo considerado o dispositivo mais higiênico de todos os absorventes, pois não aumenta o nível de bactéria da flora vaginal, dificilmente causa infecções e alterações de PH. 

Isso já foi o suficiente pra me fazer dar uma chance, então, logo investi em um. Meu primeiro coletor, que no caso é o que tenho até hoje, (sim, ele dura aproximadamente 10 anos) foi da Fleurity e não que isso interesse à alguém, mas ele é rosa. Comprei o tamanho certo para mim (atualmente existem 2 tamanhos no mercado, o para mulheres que já são mães ou com mais de 30 anos e para mulheres que não são mães ou estão abaixo dessa faixa etária). Diferente de outras mulheres que já conversei, minha adaptação com o coletor menstrual foi híper rápida e desde o meu primeiro dia eu já me senti super confortável e zero incomodada com ele. Nos primeiros ciclos de adaptação do copinho é normal ter um pouco de vazamento, por isso, se você for sair de casa com o seu, aconselho colocar um protetor diário na calcinha ou até uma calcinha absorvente. Acredite, digo por experiência própria.

Após o período de adaptação, é sucesso! O coletor é mega prático, fácil de colocar e remover, a higienização também não tem segredo. No primeiro dia do seu ciclo, antes de colocá-lo, é só ferver por 3 minutos contínuos em uma panela de vidro e durante os outros dias, o indicados é lavar com água e sabão a cada esvaziada.  

Isso é outra coisa que merece ser exaltada, enquanto com absorventes comuns eu tinha necessidade de trocar a cada 1h, o coletor eu removo e lavo-o a cada 12h e pode confiar, porque ele não vai encher. 

O coletor é mega prático, fácil de colocar e remover, a higienização também não tem segredo.

Agora que vocês já estão familiarizadas com a história do coletor menstrual e com a minha experiência pessoal, vamos ao que interessa. Separei algumas vantagens que o coletor tem em relação aos absorventes convencionais, pra ver se te convenço de vez a dar uma chance: 

-              -              -              -              - https://stealthelook.com.br

O coletor menstrual é o mais sustentável entre as opções de dispositivos e absorventes usados para coletar o sangue menstrual - por ser feito de silicone e durar até 10 anos! Reutilizável, ele não produz lixo e gasta pouquíssima água para limpeza e manutenção. 

-              -              -              -              - https://stealthelook.com.br

Comparado com o absorvente externo comum, o coletor é muito mais confortável. Claro que o absorvente ideal varia de mulher para mulher, mas o coletor, na maioria das vezes, mostra ser a melhor opção por ser interno e imperceptível pela maior parte das mulheres. 

-              -              -              -              - https://stealthelook.com.br

Por ser interno e poder ser esvaziado aproximadamente a cada 12h, o coletor dá mais autonomia e liberdade do que outros absorventes, possibilitando atividades e práticas que com o absorvente comum não seriam possíveis, como a natação. 

-              -              -              -              - https://stealthelook.com.br

Apesar do coletor menstrual ser mais caro do que um absorvente comum ou até de uma calcinha absorvente, a longo prazo ele se mostra uma grande economia. O preço de um coletor que dura aproximadamente 10 anos é em média R$100,00, se fizéssemos a conta de quanto gastaríamos em absorventes durante esse período, o valor passaria de R$3000,00 reais.   

-              -              -              -              - https://stealthelook.com.br

O coletor menstrual é considerado por muitos médicos o dispositivo mais higiênico de todos os absorventes, pois não aumenta o nível de bactéria da flora vaginal, dificilmente causa infecções e alterações de PH. 

Ps: é necessário manter o seu coletor sempre higienizado e manuseá-lo sempre com as mãos limpas. Lave com água e sabão neutro todas as vezes que remove-lo e ferva em uma panela de vidro todos os primeiros dias do ciclo menstrual. 

STEAL THE LOOK ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar