Explicando dress code: como se vestir conforme as normas de cada evento
Quem nunca ficou confusa ao receber um convite de uma festa com dress code pré-determinado, que atire a primeira pedra! Apesar de existir para esclarecer o código e as normas de vestimenta da ocasião, o dress code pode confundir completamente nossa cabeça, graças às variações de nomes e regrinhas.
Do esporte casual ao black-tie, do mais despojado ao mais sofisticado, todo dress code possui normas, algumas mais rígidas e outras mais maleáveis, e apesar de parecer estranho sermos "obrigados" a nos vestir de certa forma, indicar o traje ideal para um evento, seja um casamento, formatura ou qualquer outro, é uma forma de evitar equívocos e desconfortos, porque cá entre nós, nada mais desconfortável do que chegar a um evento e estar muito arrumada ou simples demais, né?
Para evitar essas dores de cabeça e esclarecer todas as suas dúvidas sobre cada dress code e como se vestir conforme as normas de cada um, hoje vamos explicar os quatro principais trajes e como não errar na hora de arrumar para um evento desse tipo. Vem conferir:
traje esporte
Conhecido também como casual ou esporte casual, esse é o mais despojado de todos os trajes e dress codes. Normalmente é indicado para eventos diurnos e não há tantas normas rígidas a serem seguidas, mas não se engane achando que o look esporte tem alguma relação com peças esportivas - nada disso! Para mulheres, o traje esporte inclui vestidos mais curtos, estampas chamativas, bermudas, saias e até calças jeans, com sapatos mais baixos, sapatilhas ou rasteirinhas. Caso opte pelo salto, aposte em modelos com salto mais grosso e blocado.
Já para as produções masculinas, o recomendado são calças jeans ou de sarja, combinados com camisas mais despojadas, estampadas ou até uma polo. Os tênis também são permitidos, assim como as botas.
traje esporte fino
Também conhecido como traje passeio, tenue de ville, esporte fino ou alto esporte, esse dress code é um pouco mais sofisticado e regrado do que o anterior. Ele é o que normalmente encontramos em office looks e também é indicado para coquetéis, eventos culturais, festas de inaugurações, algumas formaturas e por aí vai. Uma diferença importante do esporte fino para o esporte, é que nesse dress code os tecidos mais refinados são importantes, como o linho, a seda, o crepe, a viscose, o musseline, entre outros.
Vestidos curtos e saias ainda são aceitos, diferente das bermudas e tecidos como jeans e sarja, que já ficam de fora. Se quiser usar uma estampa, aposte em algo com poucas cores e menor diagramação. Para os homens, a polo sai de cena e o recomendado é usar uma camisa, podendo ou não, estar sobreposta por blazer. Sapatênis e tênis clássicos também continuam sendo aceitos!
Os terninhos são uma excelente opção - tanto para homens como para mulheres! Aqui, o top e o bottom ainda não precisam ter a mesma cor e a gravata pode ser dispensada.
traje social
O traje social ou passeio completo já limita um pouco as possibilidades de adaptação. O dress code é muito usado em casamentos, formaturas, premiações e jantares especiais. O uso de tecidos mais nobres como cetim, crepe, seda e veludo são super recomendados, assim como os vestidos longos e os tailleurs. Decotes, brilhos, transparência e acessórios poderosos também podem ser usados, mas com moderação.
Para homens, o indicado são ternos escuros - calça e blazer da mesma cor - com camisa lisa e clara. As gravatas são necessárias, assim como o sapato social - se estiver combinando com a cor do cinto, ainda melhor!
traje black-tie
O mais sofisticado de todos os trajes. Se você recebeu um convite para um evento black-tie, prepare-se para exagerar na sofisticação. O traje de gala pede o smoking completo para os homens, e da forma mais clássica possível. Cetim na lapela do blazer, faixa na cintura e gravata borboleta preta. Camisa branca com pregas na frente. Sapatos de verniz ou de couro.
Para mulheres, o indicado são sempre vestidos longos, com tecidos nobres e sofisticados. Caudas, decotes, fendas e salto fino são ideais! As joias, ou acessórios refinados, são um bom complemento e deixam a produção ainda mais chique e apropriada para a ocasião refinada.